TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Textos para estudar a técnica de sublinha

Artigo: Textos para estudar a técnica de sublinha. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2013  •  Artigo  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 2

Textos para estudar a técnica de sublinha

(1)

Ninguém desconhece o sacrifício da quase totalidade de nossos acadêmicos, que vão para suas escolas após uma jornada de oito horas ou mais de trabalho profissional. Se isso é sumamente louvável, não o exime, por outro lado, do compromisso de estudar e, portanto, de descobrir tempo para estudar. É preciso descobrir tempo. Tempo para freqüentar as aulas dos diversos cursos, e tempo para estudos particulares. Se procurarmos, o tempo aparecerá. E lembremo-nos de que meia hora por dia representa três horas e meia por semana, quinze horas por mês e cento e oitenta horas por ano. E quem não conseguiria descobrir um ou mais espaços de meia hora em sua jornada? Ou quem não conseguiria fazer aparecer esses espaços, se o quisessem realmente? Ou será que esses espaços não aparecem porque nós não os procuramos, por medo de encontrá-los? Quem quer descobre tempo, cria tempo, especialmente nós, brasileiros, que somos, por assim dizer, capazes do impossível.

Fonte: RUIZ, J. A. Metodologia científica: guia para eficiência nos estudos, 1991, p.21.

SUBLINHA:

Acadêmicos vão para suas escolas após uma jornada de oito horas ou mais de trabalho profissional, isso não os exime do compromisso de estudar e, portanto de descobrir tempo para estudar, tempo para frequentar as aulas dos diversos cursos, e para estudos particulares. Se procurarmos, o tempo aparecerá, quem quer descobre tempo, cria tempo, especialmente nós, brasileiros, que somos, por assim dizer, capazes do impossível.

(2)

Houve um tempo em que se poderia defender a ideia de que uma pesquisa científica era coisa de gênio, portanto algo excepcional e fora de qualquer restrição de planejamento. Hoje não é mais possível defender essa ideia, nem para a pesquisa cientifica e, muito menos, para a tecnológica. Sabe-se que, na história da Técnica, intervêm comumente as “invenções” empreendidas por leigos e curiosos. Depois do estabelecimento da Tecnologia, essas “invenções” tornam-se cada vez mais raras, dando lugar às “descobertas”, feitas por meio de pesquisas organizadas. Assim, tornou-se indispensável um plano de pesquisa que se constitua como programação dos trabalhos a serem realizados durante a pesquisa. Agora o trabalho não é mais simplesmente mental, como na fase anterior da escolha, compreensão e conhecimento. É necessário, agora, escrever um “Plano de Pesquisa” para fixá-lo e torná-lo independente da memória.

Fonte: VARGAS, M. Metodologia da pesquisa tecnológica. Rio de Janeiro: Globo, 1985, p.202.

SUBLINHA:

Defender a ideia de que uma pesquisa científica era coisa de gênio, algo fora de qualquer restrição de planejamento. Hoje não é mais possível defender essa ideia. Na história da Técnica as “invenções” eram empreendidas por leigos e curiosos. Depois da Tecnologia tornam-se cada vez mais raras, dando lugar às “descobertas”, feitas por meio de pesquisas organizadas. Assim, tornou-se indispensável um plano de pesquisa que se constitua como programação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com