TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tiago Cruz

Trabalho Escolar: Tiago Cruz. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  984 Palavras (4 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 4

O Óleo de Lorenzo. Direção: George Miller. Produção: George Miller e Doug Mitchell. Roteiro: George Miller e Nick Enright, 1992. DVD (2h e 15 min).

Análise crítica do filme “O Óleo de Lorenzo”

Deyse Sabrinne de Souza Lopes[1]

Jannine Rêgo de Souza [2]

Aderlan M. de Oliveira3

A investigação científica, marcada pela interação de métodos e técnicas de pesquisa científica, é uma abordagem claramente evidenciada no filme “O Óleo de Lorenzo”, dirigido por George Miller, por meio da história de um garoto chamado Lorenzo, que é acometido aos seis anos de idade pela Adrenoleucodistrofia (ALD), uma doença genética incurável caracterizada pela degeneração progressiva do cérebro, motivada pela deficiência metabólica de ácidos graxos. A inexistência de tratamentos específicos para a mencionada doença, bem como a imprecisão médica quanto a sua fisiopatologia, são fatos que motivam os pais do menino, Micaela Odone e Augusto Odone, a pesquisarem sobre a ALD com o intuito de compreendê-la e de descobrir mecanismos de terapias para detê-la. Ao longo do filme, pesquisas e experimentos são realizados pelos genitores de Lorenzo até descobrirem um óleo específico como um recurso para contenção do avanço da patologia.

O decorrer do longa metragem demonstra nitidamente a presença de elementos que compõem uma pesquisa científica como problema, hipóteses, objetivos e metodologia (métodos científicos e tipos de pesquisa). Um exemplo evidente de problema é perceptível na cena em que os pais de Lorenzo, instigados pela dúvida, se questionam o porque da elevação dos níveis de ácidos graxos de cadeia longa no organismo do menino, já que haviam privado-o do consumo destes lipídeos através de uma dieta alimentar especial. Hipóteses, por sua vez, podem ser detectadas nas cenas em que os médicos e os pais tentam desvendar a doença do garoto, supondo que os sintomas apresentados por este poderiam indicar hiperatividade, deficiência auditiva ou contaminação parasitológica. As cenas que apresentam a busca dos pais por um tratamento eficaz que reprimisse a Adrenoleucodistrofia indicam uma exemplificação de objetivo.

É de grande valia destacar que o filme em questão vislumbra tipologias distintas de pesquisa científica, dentre as quais pode-se citar as pesquisas exploratória, bibliográfica, explicativa e experimental.

No âmbito da pesquisa exploratória, que prima pelo desenvolvimento e esclarecimento de ideias a fim de estabelecer os pilares que sustentarão estudos mais consolidados sobre o tema pesquisado, pode-se destacar como exemplo as cenas que retratam a luta incessante dos senhores Odone na busca pelo entendimento da enfermidade do filho, consultando especialistas, médicos, cientistas que pudessem aclarar os princípios da doença.

As cenas que demonstram a utilização de referências bibliográficas pelos pais de Lorenzo como fontes de coletas de dados para compreensão da ALD, indicam a presença da pesquisa bibliográfica.

De acordo com Elisa Gonçalves (2003, p.66) a “pesquisa explicativa pretende identificar os fatores que contribuem para a ocorrência e o desenvolvimento de um determinado fenômeno”. Nesse contexto, é plausível mencionar como exemplo as cenas em que o médico explana aos genitores do menino sobre os fatores genéticos maternos responsáveis pelo surgimento da doença em jovens do sexo masculino.

A análise da conjuntura da pesquisa experimental, determinada pela manipulação direta de experimentos no alvo de estudo, pode ser detectada nas cenas em que o óleo de Lorenzo é ministrado ao garoto como uma forma de avaliar sua eficácia na no controle da patologia.

Segundo Odília Fachin (2001, p.27) o método científico “é um instrumento do conhecimento que proporciona aos pesquisadores, em qualquer área de sua formação, orientação geral que facilita planejar uma pesquisa, formular hipóteses, coordenar investigações, realizar experimentos e interpretar resultados”. Nesse sentido, é possível afirmar que métodos científicos diversos (método dedutivo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com