TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Titularidade E Objeto Do Direito Ao Meio Ambiente E A Geração De Direitos Humanos Em Que Se Classifica

Casos: Titularidade E Objeto Do Direito Ao Meio Ambiente E A Geração De Direitos Humanos Em Que Se Classifica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  1.324 Palavras (6 Páginas)  •  594 Visualizações

Página 1 de 6

Índice

1) Introdução.................................................................2

2) SIG – Sistema de Informação Gerencial...........3

3) Níveis hierárquicos.............................................3

4) Áreas Funcionais do SIG....................................3

5) Propósito do Sistema.........................................5

6) Pré-Requisitos e Infra-Estrutura de TI..............6

7) Passos Necessários á implantação..................7

8) Benefícios propostos pelo Sistema..................7

9) Conclusão............................................................8

Introdução

Na atualidade o mundo vive na era da informação, exigindo das organizações uma gestão estratégica eficiente, a qual pode ser facilitada pela utilização de recursos inteligentes oferecidos pela tecnologia de informação e sistemas de informação.

Os sistemas de informação inovou o mundo dos negócios. Os processos empresarias precisam ser dotados de confiabilidade, eficiência e eficácia.

A tecnologia da informação é utilizada para melhorar o desempenho das atividades da empresa, e por conseqüência apoiar os processos empresariais.

Os sistemas de informação têm por objetivo gerar informações para a tomada de decisões, os dados são coletados, processados e transformados em informação. Sistemas de informação é uma série de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam (entrada), manipulam e armazenam (processo), disseminam (saída) os dados e informações e fornecem um mecanismo de feedback.

SIG – Sistema de Informação Gerencial

O sistema de informação gerencial dá suporte às funções de planejamento, controle e organização de uma empresa, fornecendo informações seguras e em tempo hábil para tomada de decisão.O sistema de informação gerencial é representado pelo conjunto de subsistemas, visualizados de forma integrada e capaz de gerar informações necessárias ao processo decisório.É o processo de transformação de dados em informações.

Níveis hierárquicos

Os Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) atendem o nível gerencial das empresas, o mesmo possui relatórios com valores bem abertos e sigilosos. Estes sistemas têm a finalidade de facilitar os gestores à tomada de decisões.

Áreas Funcionais do SIG

• Marketing

• Produção

• Administração Financeira

• Administração de Materiais

• Adiministração de RH

• Administração de Serviços

• Gestão Empresarial

As áreas funcionais são divididas em duas: Fim e Meio, que servem basicamente como exemplo e não como uma abordagem estática. Elas devem ser analisadas quanto as suas existências e interações. Cada área funcional é formada por um conjunto de funções e em cada função existem grupos de atividades específicas e inter-relacionadas.

• Áreas Funcionais FIM

Funções e atividades envolvidas diretamente no ciclo de transformação. Podem pertencer a essa categoria as seguintes áreas funcionais:

 Marketing

 Produção

• Áreas Funcionais MEIO

Funções e atividades que proporcionam os meios para que haja a transformação de recursos. Podem ser desse tipo, as seguintes áreas funcionais:

 Administração Financeira

 Administração de Materiais

 Administração de RH

 Administração de Serviços

 Gestão Empresarial

Segue um exemplo de função e atividade:

Área Funcional: Marketing

 Função do produto:

Desenvolvimento dos produtos atuais

Lançamento de novos produtos

Estudo de mercado

Forma de apresentação

Embalagem

 Função Distribuição

Expedição

Venda Direta

Venda por atacado

 Função Promoção

Material promocional

Promoção

Publicidade

Propaganda

Amostra grátis

 Função Preços

Estudos e análises

Estrutura de preços, descontos e prazos

Propósito do Sistema

O sistema de informações gerenciais é representado pelo conjunto de subsistemas. Permite caracterizar as informações básicas que serão necessárias á contribuição dos cadastros de cada subsistema. A empresa deve ser enfocada do ponto de vista de suas funções e atividades, independentemente da estrutura organizacional vigente.

As empresas precisam estar preparadas para lidar com os problemas internos e externos do ambiente em que estão inseridas, para tanto buscam no desenvolvimento de sistemas de informações suporte para a resolução desses problemas. A razão mais forte pelas quais as empresas constroem os sistemas, então, é para resolver problemas organizacionais e para reagir a uma mudança no ambiente.

Os sistemas de informação objetivam a resolução de problemas organizacionais internos, e a conseqüente preparação para enfrentar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com