TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tomada de decisões em diferentes condições

Tese: Tomada de decisões em diferentes condições. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  Tese  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 2

Tomada de decisão sob diferentes condições

Existem três tipos de tomadas de decisão a tomada de incerteza, o tomador não tem muita certeza de que escolha deve fazer ou pouco conhecimento para atividade que é exigida. Em casos extremos estimar o grau de probabilidade com o que o evento venha ocorrer.

E há também a tomada de decisão que é realizada em risco o tomador de decisão tem informação suficiente, porém tem medo de investir, pois é um grande risco de não dar certo. No entanto, a qualidade dessa informação e interpretação pelos diversos administradores é capaz de variar amplatamente e cada administrador pode atribuir diferentes probabilidades.

Tomada de certeza nas situações sob certeza o administrador tem completo conhecimento das conseqüências ou dos resultados das várias alternativas de cursos de ação para resolver o problema. É a decisão mais fácil de tomar, pois cada alternativa pode ser associada com os resultados que pode produzir. Esta é uma situação excepcional e não a regra.

No fundo, as empresas constituem sistemas programados de decisão em níveis intermediários.

Etapas no processo de Tomada de Decisão

As decisões são tomadas em resposta a algum problema a ser resolvido e também quando for necessário um objetivo a ser alcançado. As etapas são dividas em fases.

Tomador de decisão é quem faz uma escolha ou opção entre várias alternativas de ação. Objetivo são as pretensões que o tomador de decisão pretende alcançar com suas ações. E por fim o resultado que é uma conseqüência de cada estratégia.

Segundo Chiavenato (2007, p. 173) A arte de tomar decisões é fundamental na área da Administração das organizações. Tomar decisões é identificar e selecionar um curso de ação para lidar com um problema específico ou extrair vantagens em uma oportunidade.

As etapas são dividas em quatro partes:

Definição e diagnóstico do problema: Esta fase envolve a informação de dados e os fatos dos problemas ocorridos, nesta fase só é analisada e diagnosticada quais sãos os problemas de uma empresa.

Procura de soluções: Esta fase busca a solução do problema e satisfazer a necessidade ou o alcance do objetivo e qualificação também.

Análise e comparação das alternativas de solução: É a fase aonde analisa a melhor alternativa dentre várias opções e a que irá trazer os melhores resultados futuros.

Seleção e escolha da melhor alternativa: A escolha implica o abandono de outras opções . E há um processo racional nesta escolha.

Referência

CHIAVENATO, IDALBERTO/ Administração: teoria, processo e prática. 4ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. Pag 170 a 178

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com