TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho 1º Semestre Rh

Trabalho Escolar: Trabalho 1º Semestre Rh. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  1.167 Palavras (5 Páginas)  •  746 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1-INTRODUÇÃO---------------------------------------------------------------------------------4

2-DESENVOLVIMENTO-----------------------------------------------------------------------5

3-CONCLUSÃO----------------------------------------------------------------------------------8

4-REFERÊNCIAS--------------------------------------------------------------------------------9

INTRODUÇÃO

Ao diagnóstico do artigo Histórias de Sucesso- Experiências Empreendedoras: rochas ornamentais: Santo Antônio de Pádua, cidade de região noroeste do Estado do Rio de Janeiro, tem na produção de rochas ornamentais sua principal atividade econômica. Buscando a solução para a desarticulação entre as empresas do setor que ameaça a sobrevivência do negocio, 22 das cercas de 200 empresários do segmento de rochas reuniram-se para encontrar soluções para os problemas comuns. Esse grupo apresentava particularidades de ter, entre eles, uma empresa com equipamentos modernos, capaz de produzir grande volume de peças com qualidade e ainda experiência no mercado externo. Tendo o foco na gestão de Recursos Humanos e tomando como base os aspectos e conteúdos trabalhando nas disciplinas do semestre visando uma integração entre conteúdo e produção individual.

DESENVOLVIMENTO:

Temos uma visão que o estresse é somente aquele que causa altos custos tantos pessoais e organizacionais como: assistência médica, absenteísmo, rotatividade, baixo compromisso organizacional, dentre outros. Pois a visão do estresse é um estado emocional incômodo, decorrente da incerteza percebida pelo colaborador se será capaz de realizar ou não as demandas de seu trabalho. Porém se buscamos na história de nossos ancestrais o estresse era necessário para que houvesse mudança, para se adaptarem a uma nova realidade, dentro desse contexto podemos observar que o seguinte:

O técnico do SEBRAE recebeu uma ligação de um dos sócios da empresa âncora que se encontrava naquele país importador. Pelo telefone, o sócio da empresa citada informou que o pedido feito pelo comprador internacional seria produzido integralmente por sua empresa, uma vez que ela era a única detentora de infraestrutura capaz de atender com qualidade apresentada no primeiro embarque e que tinha sido aprovada no pedido anterior. Em suas palavras: “a pequena parcela enviada pelos pequenos produtores seria desenvolvida caso fosse embarcada”.

Podemos perceber que neste momento criou-se um nível de estresse enorme, pois o grupo de empresários formado para exportar pedras ornamentais foi traído por um membro que detinha infraestrutura melhor, atendendo as especificações do importador, mas diante da dificuldade encontrada os demais membros empresários não se abateram, usaram o estresse como ferramenta de mudança, ou seja, mesmo com os ânimos exaltados e estressados os empresários lutaram até encontrar uma solução para entregar o produto para o importador. Podemos identificar que há estilo de liderança democrática, pois estimula o comprometimento e a responsabilidade dos subordinados através de uma atitude comunicativa e de facilitador do trabalho do grupo, estimulando a criatividade e a utilização do potencial de sua equipe, sendo assim, podemos analisar que o intermediador do SEBRAE foi um líder democrático estimulando o grupo de empresários da busca do melhor material a ser exportado, foi mais um consultor que auxiliou os empresários a trilhar seus próprios caminhos; em um primeiro momento podemos destacar a existência de uma liderança Autocrática que gerou um sentimento de menos valor e de incapacidade em seus liderados, que se sentiram inseguros e não assumiram responsabilidades diante do processo, estilo de liderança que foi detectado na empresa âncora que centralizou o processo dentro do grupo dos empresários e após a entrega do produto final ao importado reagiu de forma egoísta ao relatar que forneceria toda a mercadoria solicitada, posteriormente temos a liderança democrática exercida pela equipe SEBRAE que estimulou o grupo de empresários no cumprimento da meta exigida pelo importador. Os processos de desenvolvimento que consiste em comunicação e gestão de mudanças podem destacar que o mesmo dentro do empreendedorismo é primordial, pois tem ênfase na melhoria da comunicação interna e externa, treinamento para os colaboradores e propicia uma gestão de mudança na organização, á gestão de uma organização requer muita dedicação e empenho dos gestores, porém nem sempre é isso que encontramos no cotidiano, ou seja, o líder precisa estar capacitado para conduzir sua equipe de forma bem lógica e transparente, direcionando os movimentos contrários para aspectos construtivos de mudança e criatividade e potencializar a cooperação entre membros.

A comunicação existente entre os empresários era muito falha, não obtinha entendimento entre seus membros, ou seja, uma comunicação informal existia mais uma voz que comandava todos os demais, sendo assim o que não aconteceu entre os empresários foi uma comunicação formal, clara e transparente com retorno do feedback, pois cada um tinha um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com