TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho 2° Semestre RH

Trabalho Escolar: Trabalho 2° Semestre RH. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  1.389 Palavras (6 Páginas)  •  750 Visualizações

Página 1 de 6

Trabalho de Tecnologia de Gestão de Recursos Humanos - Apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Comportamento, clima e Cultura, Metodologia Científica e Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas.

Orientador: Elizete A. Z. De Oliveira, Gisleine Fregoneze, Marilucia Ricieri, Ana Céli Pavão e Monica M. Silva.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Qualidade de vida no trabalho. 5

2.1.1 Provisão e manutenção. 5

2.2 Clima e cultura organizacional. 6

3 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

O Restaurante Fellini, fundado na cidade do Rio de Janeiro em Maio de 1993, investe na gastronomia e na qualidade do serviço, com respeito às pessoas, amor pelo que faz e disciplina. Formando uma base eclética de clientes principalmente pelo sistema de cobranças, que pela sua excelente relação custo-benefício atrai moradores, trabalhadores de empresas próximas além de atrair diversos turistas.

Desta forma, nas próximas seções será analisada a gestão de pessoas realizada pelo empresário do empreendimento, o recrutamento para o preenchimento de vaga, será também estudado o clima organizacional do restaurante em estudo.

Por fim, o presente trabalho se propõe a analisar os processos que mais apresentam dificuldades para o empresário tais como: estresse, mão-de-obra qualificada, concorrência e processos diferenciados para se destacar no ramo. Afinal, no mercado competitivo que o mundo se encontra atualmente, é preciso analisar a todo o momento, todos os pontos positivos bem como os pontos dificultosos para que, sempre se atenda a finalidade esperada pelo empresário.

2 DESENVOLVIMENTO

Selecionar os colaboradores, estimulá-los e administrá-los estão entre as atribuições mais delicadas impostas ao micro e pequeno empreendedor que precisa de outras pessoas para ajudá-lo na expansão e na melhoria do seu negócio. E isso se faz por meio da gestão de pessoas. A equipe do Restaurante Fellini conquistou com muito trabalho no decorrer desses 17 anos de existência uma sólida imagem de ser um dos melhores restaurantes a quilo do Rio de Janeiro. Foi preciso trabalhar muito pra chegar onde ele está hoje, passando por vários desafios.

Em um primeiro momento, a família tentou abrir uma pizzaria no sistema de fast-food (servida em pedaços), sim, era o produto certo, no tempo certo, mas no lugar errado, então decidiu tentar outra coisa, começou a visitar outros restaurantes, observar pontos fortes e fracos e participar de associações de restaurantes, e só desta forma o novo projeto foi se concretizando.

Atualmente, o que se valoriza é uma administração conjunta, administração esta onde os colaboradores são parceiros e não apenas recursos empresariais. Entender a importância dos funcionários para a empresa e como eles podem contribuir para o sucesso do seu negócio é uma etapa fundamental para quem quer ter um negócio bem sucedido.

A tendência na área de gestão de pessoas é a evolução com relação à contratação, treinamento e manutenção de funcionários motivados. Esclarecer a missão e o objetivo da empresa para a equipe é também, definir um bom organograma nas funções complementares de cada colaborador de acordo com cada perfil. Para a existência da organização, é indispensável à cooperação entre os funcionários.

“O desafio do administrador está em saber migrar decisivamente para o poder de competência e de referência para exercer uma liderança baseada em seu poder pessoal” (CHIAVENATO, 1999, p. 557).

2.1 QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO.

O Restaurante Fellini se preocupa com a saúde de sua equipe, oferece alimentação saudável, planos de saúde, verba para incentivo cultural, cursos culinários, além disso, sempre que algum colaborador é destacado, o mesmo recebe uma premiação pelo seu reconhecimento. Os treinamentos voltados para as equipes priorizam pontos como gestão da fala, linguagem corporal, desenvoltura e articulação das palavras, capacidade de improvisão diante de situações inusitadas, capacidade de liderança e de trabalho em equipe.

O empresário deve adotar atitudes para fazer o funcionário se sentir parte da empresa e responsável pelo bom desempenho da mesma. Selecionar bem os funcionários é essencial para o sucesso do negócio. Para inovar a gestão do restaurante e conquistar a fidelidade de seus clientes, o Fellini compartilha a gestão com 62 funcionários. Para isso foi criado um comitê que discute em reuniões quinzenais tudo o que acontece no restaurante.

O líder moderno tem como desafio construir seu próprio estilo de liderança, afinado com seus princípios e valores pessoais, ao mesmo tempo deve atender a necessidade da empresa e da equipe de trabalho. Por meio de uma filosofia mais humanista onde é valorizado o talento humano, acontecem à busca por maior qualidade, produtividade, bom relacionamento interno e externo, autoconfiança e segurança nas atividades de trabalho. Quando o líder é extraordinário, o mesmo impulsiona a produtividade, a lucratividade e a qualidade. Para contribuir para um mundo melhor, o líder precisa superar desafios, ter senso de realidade e manter-se flexível, estas são características importantes de um bom líder.

2.1.1 Provisão e manutenção.

Para evitar alta rotatividade, a empresa deve avaliar o perfil dos candidatos de acordo com as necessidades de cada função. O restaurante incentivava o primeiro emprego através da indicação de seus próprios colaboradores. Desta maneira dando oportunidade primeiramente a família. Além da atividade básica para o qual o empregado é contratado, estimula-se um programa chamado segunda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com