TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De RH 2 Semestre

Artigos Científicos: Trabalho De RH 2 Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  2.115 Palavras (9 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

4 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

O comércio vem crescendo mais que a produção mundial, parte deste crescimento acelerado tem uma explicação: ela se deve ao desenvolvimento das empresas num todo e ao maior acesso do consumidor as novas tecnologias de comunicação que permitem a pesquisa de mercado e a realização de novos pólos de compras e vendas.

Contudo, à medida que o ambiente se torna cada vez mais instável e turbulenta, é necessário que sejam tomadas medidas diferentes para solucionar os problemas e situações que surgem devido ao crescimento do mercado.

Um olhar para o mercado, revela que as organizações necessitam ter agilidade e estarem atentas às mudanças. Por isso, realizar um diagnóstico organizacional é de suma importância para uma empresa, pois é através dele que apuramos o potencial ou as dificuldades da mesma. Ele consiste numa análise minuciosa da organização cujo propósito é levantar todas as características: forças, fraquezas, ameaças e oportunidades. Um diagnóstico é cabível tanto nos bons como nos maus momentos de uma empresa. É um instrumento indispensável de gestão, uma técnica gerencial de primeira ordem, mesmo que a empresa apresente resultados satisfatórios.

Este trabalho nos possibilitou conhecer a empresa Baliser telecomunicações Ltda – ME, localizada em Valparaiso de Goiás/GO, prestadora de telemarketing (vendas de telefonia fixa, internet e TV a cabo) para empresa GVT (Global Village Telecom), existente desde 2010 com mais de 100 funcionários internos e externos. Onde analisaremos na prática toda a organização e verificaremos se a mesma se encontra estruturada estrategicamente para atender as demandas do mercado.

O relato, baseado no dia a dia da unidade, demonstrará a estrutura organizacional através da Comunicação, Clima e Cultura Organizacional, a Ética e Responsabilidade Social, a Psicologia Organizacional e do Trabalho e Gestão de Pessoas.

2 DESENVOLVIMENTO

Conforme foi visto em estudo, sabe-se que o Diagnóstico Empresarial é uma importante ferramenta para se conhecer a empresa, seus processos, métodos e principalmente identificar problemas e a partir de então avaliar possibilidades de corrigi-las.

2.1 – ANÁLISE CRITICA DOS PROBLEMAS IDENTIFICADOS

Depois de realizado o diagnóstico da empresa em questão, pode-se constar uma empresa com cargos e funções definidos, clientes, equipe de trabalho, tecnologia aplicada, fornecedores parceiros, produtividade, competitividade e imagem da empresa, também uma comunicação interna, não tão eficaz, através de reuniões semanais e murais. Tudo isso contribui, conforme já estudado, para o sucesso da organização.

Há, porém, um ponto a ser explorado, talvez até característico do setor de telemarketing, mas, que merece atenção especial dos gestores afim de que a atitude de seus colaboradores não venha afetar negativamente os objetivos da organização.

Foi possível identificar que, mesmo com o esforço mútuo dos colaboradores, há um déficit de cooperação da parte dos gestores (supervisores e gerência), pois existe muita cobrança de resultados aos funcionários gerando assim muito stress aos mesmos; falta de comunicação e feedback com os superiores, o RH é deficiente, alta rotatividade de funcionários, muitas faltas e atestados médicos.

Não existe nenhuma ferramenta que meça o nível de satisfação dos colaboradores na organização, pois o sucesso da área de vendas não depende somente dos funcionários, todos devem buscar os objetivos da empresa. Quando existe essa atitude por parte dos gestores torna-se um grande problema, pois o empregado insatisfeito lida diretamente com o público-alvo do negócio, deixando transparecer toda esta insatisfação para as pessoas que nada tem a ver com seus problemas dentro da empresa. Com certeza já presenciamos, por exemplo, um atendente de alguma loja insatisfeito com o seu trabalho, tratando as pessoas com aspereza e cara amarrada. Certamente nós e tantos outros clientes, não iremos querer voltar a este estabelecimento tão cedo, lembrando sempre da má impressão que este funcionário insatisfeito deixou. Fato este que invariavelmente acaba chegando aos ouvidos de muitos possíveis clientes da “tal loja” que também deixarão de comprar lá. Nota-se que esta insatisfação dos trabalhadores está diretamente ligada à perda de consumidores, sejam eles novos ou não! É aí que entra o papel do gestor, gerente, supervisor ou chefe, na função de motivador e muitas vezes instrutor que sempre exalta a importância daquela função e do próprio funcionário para tal estabelecimento, e sempre que possível reconhecendo os esforços do empregado no dia-a-dia. Uma equipe de trabalho motivada faz uma grande diferença em qualquer negócio, faz com que a empresa tenha produtividade e seja competitiva, atendendo às necessidades dos clientes e do negócio.

2.2 - SUGESTÕES DE MELHORIAS

Após analisado o problema, entende-se que uma estratégia para sanar este problema, seria a empresa se preocupar com o ambiente organizacional e com as pessoas que fazem parte desse ambiente. O que foi detectado nessa empresa é que existe uma grande falha nas relações interpessoais e hierárquica, pois não há boa comunicação que é uma das principais competências necessárias a todo ser humano, principalmente no mundo em que vivemos numa época de constantes mudanças em que as empresas estão dando cada vez mais valor a isso. É uma competência fundamental para o profissional moderno que quer se dar bem no mercado de trabalho. Nota a comunicação na empresa citada é falha e que existe algumas barreiras e uma delas é a frustração dos operadores, pois não tem liberdade de expressão para com seus superiores. A empresa não tem a preocupação com o bem estar de seus funcionários, ela está mais preocupada em atingir metas que lhe proporcionem um lucro no final; com isso é percebido a desmotivação dos funcionários, o baixo desempenho, a alta rotatividade e o aumento no absenteísmo.

Antes de tudo deve ser analisado o comportamento da empresa no geral, uma boa administração deve ter a capacidade de ouvir; conhecer o funcionário é fundamental, devem conhecê-lo para assim encontrar suas habilidades, pois quando temos a oportunidade de conhecer as pessoas às relações se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com