TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho apresentado à disciplina de Bioquímica

Por:   •  3/7/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.052 Palavras (13 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 13

EVELYN PEREIRA 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Trabalho apresentado à disciplina de

Bioquímica do curso de Licenciatura em Química

 da Universidade Tecnológica Federal do Paraná

 como requisito parcial para aprovação nesta disciplina.

Prof. Daniela Aline Barancelli

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CAMPO MOURÃO 

Outubro de 2014 

 

 

INTRODUÇÃO

Açucares? Sacarídeos? Glicídios?

  Os glicídios (do grego glicos, "doce"), conhecidos como açucares, também denominados hidratos de carbono, carbo-hidratos ou carboidratos, glúcidos, sacarídeos (do grego sakkharon, açúcar) ou samarídeos, são moléculas orgânicas que contém vários grupos funcionais hidroxilo além de aldeído ou cetona, ou ainda polímeros hidrolisáveis constituídos por tais moléculas. Fazem parte do grupo de moléculas existentes em sistemas vivos mais abundantes na Terra. Além Esta classe de compostos é muito ampla e abrange, desde o açúcar comum até compostos mais complexos, como a celulose e o amido, que são produzidos nos vegetais pelo processo de fotossíntese.

  Os glicídios têm diversas funções, sendo as mais relevantes as funções estruturais e de armazenamento energético, especialmente na forma de polissacarídeos. São sintetizados através do processo fotossintético, entrando na composição de seres não fotossintéticos pela cadeia alimentar. Constituem a fonte primária de energia dos seres vivos. A importância dos glicídios é enorme. Tomando mas um exemplo, se lembrarmos que a celulose está presente na madeira, em tecidos (algodão e linho), é matéria-prima na fabricação de papel, celulóide, celofane, algodão-pólvora, etc. O amido por sua vez é um alimento fundamental para os homens e animais. Os glicídios aparecem também nos chamados ácidos nucléicos, que são constituintes fundamentais das células vivas.

Surge portanto, a necessidade de classificação dos glicídios. Sendo assim, os glicídios são classificados em:

MONOSSACARÍDEOS

Os monossacarídeos, são os mais simples dos glicídios apresentam fórmula geral (cH2O). O número de carbonos podem variar de 3 a 8, e, de acordo com ele, os monossacarídeos são chamados respectivamente de trioses, tetroses, pentoses, hexoses e heptoses. E não se hidrolisam. Eles são subdivididos em aldoses (com função aldeído) e cetoses (com função cetona), como mostrado a seguir:


[pic 1]

Figura 1: Exemplo de aldose e cetose.

Nesta classificação se destacam:

Pentose (C5H10O5): 

  • Ribose – é o açúcar que constitui o RNA e o ATP. 
  • Desoxirribose – constitui o DNA.

 

Hexoses (C6H12O6):

  • Glicose – Glicose, glucose, dextrose ou açúcar de uva é o glicídio mais comum, que desempenha um papel fundamental na respiração celular e na fotossíntese uma vez que é um açúcar formado na fotossíntese, é fundamental pois é uma fonte de energia. Apresenta fórmula molecular C6H12O6, é aldo-hexose, um sólido composto por cristais incolores solúveis em água e de sabor adocicado. É encontrado no mel de abelhas, em frutas como o figo e uva, está presente em nosso sangue (porcentagem de 0,1 %); a glicose da alimentação é que faz o açúcar no sangue, e sua concentração se mantém (aumentando ou diminuindo) pela ação de hormônios (insulina-produzido pelo pâncreas) que a controlam. Exemplo disto é a vitamina C (variação enzimática da glicose) e pode ser obtido industrialmente pela hidrólise do amido.

  • Frutose ou levulose – É um açúcar geralmente é encontrado nas frutas e no mel, é fundamental, assim como a glicose na aquisição de energia celular. É uma cetose comum de fórmula molecular C6H12O6. A frutose é utilizada na fabricação de alimentos. Este composto se cristaliza com dificuldades no formato de agulhas solúveis em água e de sabor doce, pode ser encontrado de forma livre em frutos doces, mel de abelha e na forma condensada em oligossacarídeos e polissacarídeos.

 

  • Galactose – Não é encontrada na natureza na forma livre de um monossacarídeo. Sua ocorrência mais importante se dá no leite, no qual aparece combinado com a glicose, formando o dissacarídeo lactose. Além deste açúcar ser um componente da lactose ele também age como energético. 

DISSACARÍDEOS

Os dissacarídeos assim como proposto pelo prefixo dis e o sufixo sacarídeo, são moléculas formadas através da união de dois monossacarídeos. A reação de formação de um dissacarídeo é uma síntese por desidratação: um dos monossacarídeos perde um hidrogênio (- H) e o outro perde uma hidroxila (-OH); os dois monossacarídeos se unem e o hidrogênio e a hidroxila, liberados formam uma molécula de água, ou seja são os açúcares que se hidrolisam, fornecendo duas moléculas de monossacarídeos. Lembrando que sua fórmula geral é a seguinte: (C12H22O11). 

Nesta classificação se destacam:

  • Sacarose -  É um dissacarídeo cuja formula molecular é C12H22O11. É um açúcar não redutor. O açúcar da cana ou açúcar comum, é um dissacarídeo cuja molécula se forma pela condensação de uma molécula de glicose com uma molécula de frutose. Está presente em inúmeras plantas como a cana-de-açúcar e a beterraba, constitui o chamado açúcar comum.

  • Lactose – Também conhecido como o açúcar do leite. Desde modo chamado de lactose ou açúcar do leite É constituído por uma molécula de glicose ligada a uma de galactose. É um dissacarídeo de fórmula C12H22O11 sabemos assim que é encontrado no leite. É um açúcar redutor que dá origem ao ácido lático. Quando pura, a lactose é um sólido cristalino incolor e praticamente sem gosto. Por essa razão, ela tem aplicação nutricional em dietas ricas em calorias. Porém pode-se ingerir uma quantidade consideravelmente grande sem que se fique enjoado com um sabor exageradamente doce.
  •  Maltose – Açúcar do malte ou maltose se dá pelo malte, nome dado a uma mistura de água com substancias extraídas de grão (sementes) de cereais, germinados sob condições controladas. Este Dissacarídeo está presente nas células vegetais, é formado pelas pela união de duas moléculas de glicose. Durante a produção do malte, o amido presente nos grãos dos cereais sofre hidrolise total ou parcial, dando origem a unidades menores: moléculas de glicose (monossacarídeos) e dextrinas (formadas por dezenas de moléculas de glicose unidas).  

POLISSACARÍDEOS

Polissacarídeos são moléculas grandes, formadas de centenas ou milhares de monossacarídeos. Exemplos de polissacarídeos são os amidos, o glicogênio, a celulose, a quitina, entre outros. São os açúcares que se hidrolisam, originando mais de duas moléculas de monossacarídeos. Lembrando que sua fórmula geral é a (C6H10O5) n. 

  • Glicogênio - O glicogênio é responsável pelo armazenamento de polissacarídeos. Depois de uma refeição, as células do fígado absorvem moléculas de glicose do sangue, unindo-as de maneira a formar o polissacarídeo e glicose. É um polissacarídeo formado pela condensação de moléculas de glicose. Fórmula de estrutura ramificada. Encontrado em músculos e no fígado constituí reserva. Quando o organismo necessita de glicose, converte o glicogênio em glicose.

  •  Amido - O amido, polissacarídeo cuja fórmula molecular é (C6H10O5) n, é responsável pela principal substância de reserva das plantas e de muitas algas. Está presente em forma de grãos nas sementes, caules e raízes de vários vegetais como o feijão, arroz, trigo, milho, etc. É usado em grande quantidade na alimentação, para fabricar glicose e álcool etílico, e ainda no preparo de cola, goma e pó compacto (cosmético). E é formado pela condensação de moléculas de glicose. Em contato com iodo apresenta uma coloração violeta escura.
  •  Celulose - possui fórmula molecular C6H10O5, é o polissacarídeo mais conhecido no reino vegetal e ocorre de duas maneiras: inulina (celulose de reserva) e celulose comum (sustentação do vegetal), esta contribui para a formação da madeira. A celulose comum se hidrolisa em meio ácido e origina glicoses, já a inulina dá origem à frutose. A celulose compõe parte da estrutura vegetal, pois são geralmente encontradas nas paredes celulares de vegetais. Uma curiosidade é que a celulose existe em todos os vegetais e algodão é celulose pura. É formada pela condensação de um grande número de moléculas de glicose. As verduras, frutas, cereais fibrosos contém quantidades menores de celulose. Somente os animais herbívoros digerem a celulose. A digestão dela pelos humanos ajuda o bolo fecal e processos digestivos. Exemplos são a fabricação de tecidos, películas fotográficas e algodão-pólvora (explosivo).
  • Heparina - É um Polissacarídeo anticoagulante, é usado no tratamento de coagulação sanguínea.
  • Ácido Hialurônico - Está presente na substancia intercelular do tecido conjuntivo que ocupa os espaços entre as células. Tem uma relação direta com as proteínas, e constitui o glicocálix que envolve a membrana plasmática das células animais. 
  • Quitina - É um dos principais componentes do exoesqueleto dos artrópodes. Tem a função de cicatrizante.
  • Ácido condroitinosulfurico - Está presente nas cartilagens, com a função de sustentáculo. 

Retomando os açucares de um modo geral, para que se compreenda está pratica, é necessário que saibamos que os açúcares podem ainda ser classificados como açúcares redutores e não-redutores. Os açúcares redutores contêm grupamentos hemiacetais ou hemicetais. Carboidratos que contêm somente grupos cetais ou acetais são chamados açucares não-redutores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (702.9 Kb)   docx (935 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com