TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Administração De Empresas Apresentado à Universidade Norte Do Paraná - UNOPAR, Como Requisito Parcial Para A Obtenção De média Bimestral Na Disciplina De Microeconomia E Macroeconomia; métodos Quantitativos;Ética,Política E Socieda

Casos: Trabalho De Administração De Empresas Apresentado à Universidade Norte Do Paraná - UNOPAR, Como Requisito Parcial Para A Obtenção De média Bimestral Na Disciplina De Microeconomia E Macroeconomia; métodos Quantitativos;Ética,Política E Socieda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2014  •  2.325 Palavras (10 Páginas)  •  2.677 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

O presente trabalho teve como foco principal o estudo dos temas voltados à Microeconomia e Macroeconomia, Métodos Quantitativos, Ética Política e Sociedade. O principal objetivo desse trabalho foi o desenvolvimento de uma produção textual que envolveram todos os temas em abrangência, no âmbito de se buscar novos conhecimentos. Na qual, será dada ênfase no contexto, ressaltando os seus conceitos, problemáticas e argumentações. O assunto relacionado condiciona aos discentes uma reflexão, apontando seu ponto de vista e de uma analise critica. Portanto, este trabalho teve o intuito de demonstrar de uma maneira ampla e clara sobre os assuntos voltados a microeconomia e macroeconomia, exploração dos métodos quantitativos a gestão empresarial e a visão de ética política e sociedade sobre os limites da utilização para a conquista do publico na manutenção de estratégias voltadas ao consumismo.

DESENVOLVIMENTO

Microeconomia e Macroeconomia

Etimologicamente a palavra “economia” vem do grego oikos (casa) e nomos (normas, leis) resultando em “regras ou administração da casa, do lar”.

A Economia pode ser definida como a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem utilizar recursos produtivos escassos, na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, com a finalidade de satisfazer às necessidades humanas.

Microeconomia ou Teoria microeconômica: estuda o comportamento das unidades econômicas básicas: consumidores e produtores e o mercado no qual interagem. Preocupa-se com a determinação dos preços e quantidades em mercados específicos.

Macroeconomia ou Teoria macroeconômica: estuda a determinação e o comportamento dos grandes agregados, como PIB, consumo nacional, investimento agregado, exportação, nível geral dos preços etc., com o objetivo de delinear uma política econômica. Por um lado, tem um enfoque conjuntural, isto é, preocupam-se com a resolução de questões como inflação e desemprego, em curto prazo. Por outro, trata de questões estruturais, de longo prazo, estudando modelos de desenvolvimento que levem à elevação do padrão de vida (bem-estar) da coletividade. Esse enfoque de longo prazo é denominado de Teoria de Desenvolvimento Econômico.

A seguir falaremos sobre a pesquisa feita a um supermercado chamado:

A pesquisa foi realizada em um supermercado chamado Brasão, este que é muito famoso pelo bom atendimento e qualidade nos seus produtos, conversamos com o Sr Gilberto dos Santos que é o responsável geral do supermercado. Através da pesquisa tivemos as seguintes informações:

O Brasão foi fundado a mais de 4 décadas, e se trata de uma empresa muito comprometida com seus clientes e com muita experiência de mercado. No Supermercado Brasão você encontra diversos produtos das melhores marcas e das categorias de açougue, bazar, bebidas, congelados, eletrônicos, eletrodomésticos, festas e muito mais. O Brasão Supermercado se diferencia da grande maioria por possuir valores como responsabilidade social e meio ambiente. Seus clientes com faixa etária de renda variáveis sendo autônomos, assalariados, empresários entre outros. È frequentado por pessoas do sexo feminino e masculino com idade entre dez e cinquenta anos ou mais. Com pessoas de escolaridade entre analfabetos e com cursos superiores. A seguir apresentação com gráficos para um melhor entendimento. Lembrando que a renda familiar é um valor aproximado, pois são informações pessoais dos clientes do supermercado.

Os clientes do Brasão têm preferências por produtos de marcas com excelente qualidade como, por exemplo, o arroz Codil Plus, um arroz de grãos nobres que fica branquinho, soltinho, que pode ir direto do pacote para a panela, pois é empacotado sem contato manual, e que rende muito mais! Qualidade todo dia! Os clientes estão sempre procurando ofertas, preços mais acessíveis e que cabem no bolso. Com o aumento nos valores dos produtos, o Brasão informou que existem outros itens também com qualidade para atender seus clientes. È comum por partes dos clientes quando não encontrados os produtos, compram na concorrência, por isso o Brasão está sempre atento para não dar oportunidades pra sua concorrência. O gasto médio de seus clientes no Brasão é mais ou menos 25 % da sua renda mensal. O Brasão oferece pra seus clientes diversas formas de pagamento:

Entre as mais utilizadas está o pagamento à vista com dinheiro.

De olho no mercado e na concorrência são realizadas reuniões para discutir sobre aumentar ou não os valores dos produtos. A empresa está sempre com boas promoções e facilidade para seus clientes.

A inflação é um conceito econômico que representa o aumento de preços dos produtos num determinado país ou região, durante um período. Num processo inflacionário o poder de compra da moeda cai. Em entrevista ao supermercado Brasão, o Gilberto afirmou que três fatores influenciam hoje a venda de bebidas no Brasil: renda, clima e preço. “Com inflação dos alimentos em alta e o dólar valorizado, fica difícil não repassar custos nos valores dos produtos”, Lembrou ainda: o bom desempenho da companhia no último trimestre de 2012 e os resultados ruins dos três primeiros meses de 2013. “Nós lemos cedo o ano, o que nos permitiu tomar decisões rápidas", afirma o gerente Gilberto. Ele acredita que o Brasão ainda pode fechar o ano com bons números de receita, apesar das vendas ruins. Fica claro na entrevista com o Gilberto o quanto a inflação influência na vida das pessoas, trazendo consequências para toda sociedade, pois dificultam os investimentos, afeta a distribuição de renda, reduz a arrecadação, e aumenta custos de transação das empresas e das pessoas.

A empresa trabalha sempre com ótimos preços, mas também tem que sempre ta atualizando suas tabelas, aumenta às vezes os valores de seus produtos, mas sempre mantendo sua qualidade e o bom atendimento.

O supermercado Brasão trabalha com diversos fornecedores, pagam o fornecimento com diversas formas de pagamento como, por exemplo, o cartão de crédito e cheques da empresa. Consultando sempre vários fornecedores procurando preços baixos, qualidade e bom atendimento.

Na cidade existem vários supermercados, que são os famosos concorrentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com