TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Antropologia

Monografias: Trabalho De Antropologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  1.024 Palavras (5 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade no Portfólio

1) Quais são as dimensões da pessoa? Explique com suas palavras cada uma delas.

R: São quatro dimensões; biológica, psicológica, social e espiritual.

Dimensão Biológica: É tudo que está relacionado ao nosso corpo. E através do corpo que o ser humano pode conhecer e ter o contato com os outros seres, graças a nosso corpo, podemos fazer diversas coisas que torna o ser humano uma criatura superior aos outros seres.

É através dele que podemos viver, más para isso temos que cuidar muito bem dele. Neste momento vivemos em um meio capitalista, que através da mídia explora e expõe os corpos mais belos, fazendo com que as pessoas procurem melhorar seu alto estima indo a centros de estética para tentar se adequar aos padrões que o mundo da beleza exige das pessoas. Um exemplo disso é as grandes grifes que produzem suas roupas pensando nos corpos magros para seres usados como manequins ambulantes que é uma estratégia de expor seus próprios produtos.

Dimensão Psicológica: A dimensão psicológica refere-se aos aspectos ligados à personalidade do ser humano, manifestada no comportamento motivado por instâncias conscientes, pré-conscientes e inconscientes. Incluem-se nesta dimensão o pensamento, a memória, os raciocínios o contato e a expressão de sentimentos, emoções, desejos, vontades, necessidades de segurança, de auto-estima, de realização.

Dimensão Social: Os especialistas garantem que somos produtos do meio onde nascemos e vivemos certo de que recebemos uma carga genética e influencia desse meio, pois a ideologia do sistema capitalista nos influencia em tudo, conferindo a nós uma maneira toda própria de ser, mas temos um jeito que nos diferencias uns dos outros, a forma de como vemos a nós mesmos e nos identificamos com o nosso interior para sabermos o que é próprio de cada um e o que é influencia do meio e que vivemos, o ser humano vive em sociedade, é um ser único, não pode nem deve viver sozinho, pois é um ser em constante relação. Percebemos que muitos seres humanos adultos agem como se esse fosse o sentido da Vida, fazendo apenas uma leitura biológica, tecnicista e neoliberal da existência, valorizam uma parte do ser em detrimento do restante.

Dimensão social/emocional - precisamos cuidar dos RELACIONAMENTOS, em todos os papéis sociais que desempenhamos em nossas vidas, ter a integridade de cuidar, constantemente daqueles que moram em nosso CORAÇÃO. Resultado - AMAR.

Dimensão Espiritual: Homem e animais são constituídos por uma dimensão biológica, uma dimensão psicológica e uma dimensão social, contudo, o homem se difere deles porque faz parte de seu ser a dimensão noética. Em nenhum momento o homem deixa as demais dimensões, mas a essência de sua existência está na dimensão espiritual. Assim, a existência propriamente humana é existência espiritual. Neste sentido, a dimensão noética é considerada superior às demais, sendo também mais compreensiva porque inclui as dimensões inferiores, sem negá-las o que garante a totalidade do homem (Frankl, 1989a).

É importante ressaltar que não são apenas nos momentos mais difíceis, ou seja, aqueles de sofrimento, que esta afirmação do ser humano, através da liberdade e responsabilidade - encontra um sentido para sua vida. No âmbito da clínica, Frankl (1997, 1989a) observou que outros dois caminhos se apresentam como possibilidade de experiências constitutivas de sentido: o trabalho, onde se cria algo para alguém; e o amor, onde duas pessoas se encontram existencialmente em sua originalidade e insubstituibilidade. Trabalho pode ser experiência de transcendência de si na qual se vivencia um valor da própria pessoa ligado à utilidade, podendo chegar a constituir sentido. De maneira semelhante, também o amor possibilita a experiência de transcendência, porém vivida na intersubjetividade: o encontro evidencia o valor do "caráter de algo-único" da(s) pessoa(s).

A evolução técnica experimentada nos últimos séculos desumanizou o ser humano, ele entenderá essa responsabilidade quando adquirir a liberdade de pensamento, quando aguçar a capacidade de discernimento e puder compreender seus sentimentos e imaginação.

Valores e princípios são alimentos para o ESPÍRITO. Nossos valores e princípios devem orientar nossas ações, sempre. Tendo isso em vista, poderemos construir, dia a dia, a contribuição significativa que pretendemos deixar para aqueles que convivem conosco. Resultado - DEIXAR UM LEGADO.

2) Análise de maneira sintética como a compreensão das dimensões da pessoa contribui para o seu autoconhecimento.

As dimensões aqui tratadas nos levam a crer que apesar do sentido delas serem diferentes, acredito que elas andam juntas paralelamente, sem dúvida, cada uma contribuindo a sua maneira, onde a pessoa, o individuo foi se descobrindo através delas e por elas. Todas as dimensões tratam da pessoa, do ser humano, de alguma maneira ou de outra se compreende que esse estudo nos leva a um caminho, ao autoconhecimento humano, e isso é que contribui para o desenvolvimento da pessoa na sociedade. As quatro dimensões ajudaram a pessoa a se tornar humana, porque se não houvesse esses sentidos, com certeza não teríamos o que descobrir, elas nos levaram ao sentido de que devemos nos conhecer a nós mesmos através desses quatro pilares da dimensão humana. Esse estudo das dimensões mais aprofundadas nos levou e uma natural especialização, e a Antropologia tentando integrar essas diferentes dimensões do ser humano chegaram a tentar entender a pessoa por inteiro, e não o em partes.

CONSIDERAÇÕES

Estivemos em contato neste estudo de como compreender a pessoa, como ela foi tratada e pensada durante toda história, e como a sociedade atual analisa a pessoa, seus comportamentos, suas atitudes, seu moro de agir e de pensar e, qual a proposta que podemos colocar para melhorar a pessoa num todo dentro da sociedade atual. Como futuro profissional, temos uma responsabilidade enorme e importante de compreender todos os aspectos ligados em como entender a pessoa, disto, dependerá um futuro melhor para todos nós e para a sociedade em que vivemos “capitalista” que visa apenas o lucro e olha a pessoa como objeto de seus desejos de produção e consumo, uma máquina que trabalha como se fosse por controle remoto, e não é assim que devemos ver a pessoa, podemos construir um universo melhor, uma sociedade mais descente e humana, se agirmos para isso com mais humanidade, com mais reflexão do ponto de vista dos campos sócios econômicos e políticos. Temos e devemos contribuir para uma melhor qualidade de vida.

Referencias:

Antropologia: unidade 1 e 2

...

Baixar como  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »