TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Campo

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho De Campo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2014  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 2

RELATÓRIO

Este relatório é resultante de uma atividade de campo realizada na escola Estadual Francisco Antonio de Moura de ensino fundamental localizada no Município de Pilões RN. Com base na observação foi possível verificar que a escola tem muitas dificuldades em relação à participação efetiva dos docentes quanto à tomada de decisões e planejamento curricular, não por falta de uma gestão democrática, pois a gestora deixou claro o quanto almeja essa participação, mas diante da realidade dos professores muitos são os empecilhos para que se possa garantir essa participação. Um ponto marcante que explícita essa carência de participação e planejamento pôde ser observada quando questionado sobre a integração curricular, ficou evidente que esta é mais fácil de se atingir nas séries iniciais, tendo em vista, que é um professor para cobrir todas as disciplinas. No entanto, quanto às séries de 6º a 9º ano nota-se certa dificuldade pelo o fato de que, nessas séries se exige uma ampla coletividade, é exatamente a falta desta que dificulta esta integração, tendo em vista que a participação é uma estratégia que favorece a melhoria do contexto do contexto educacional como um todo sendo esta de fundamental importância para o êxito desse sistema. Contudo, nota-se a fragilidade desse aspecto na escola observada e sequencialmente as consequências dessa carência que influenciam nos resultados obtidos em relação ao desenvolvimento e rendimento escolar.

Mais um ponto relevante observado foi à grade curricular, dessa forma, é importante salientar que foi a partir desta que surgiu a possibilidade de identificar em qual das teorias do currículo a escola se fundamenta. Deste modo, relacionando os estudos feitos em relação à área do currículo e as práticas realizadas pela escola, pode-se afirmar que a instituição em questão se pauta nas teorias pós-críticas, que além de outras discussões enfatizam o envolvimento do currículo na constituição das identidades de gênero, raça e etnia- representados por Stuart Hall, Homi Bhabha, Guacira Lopes Louro, Petronilha Silva, entre outros.

No tocante a proposta curricular, percebe-se que a instituição mesmo diante das dificuldades desse contexto busca reconhecer a pluralidade e diversidade de sujeitos e de culturas, nas quais as diferenças culturais não se apresentem como marcas de inferioridade ou desigualdade, possibilitando assim que as formulações curriculares respeitem as novas relações de gênero, raça e etnia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com