TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Pedagogico Infantil

Por:   •  17/9/2014  •  1.281 Palavras (6 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 6

Alguém sabe as respostas desta prova?

Prova:

Questão 1- A desigualdade social é uma questão natural no modo d produção capitalista, visto q ao surgir, sustent-se na divisão d classes sociais: burguesia e proletariado. Em divisão d classes sociais estabelece, dentre outras coisas, o processo d exploração d trabalho, alienação e a reprodução dessa desigualdade. Esse texto fundamenta-se na teoria:

A) Positivista de Émile Durkheim

B) Compreensiva de Max Weber

C) Marxista de Karl Marx

D) Reprodutivista de Pierre Bordieu

E) Estruturalista de Levi_ Strauss

Questão 2 - A escola deve auxiliar no processo d formação dos valores morais dos sujeitos e agir em parceria com outras instituições: estado, família, igreja. É necessário estabelecer uma rede d relações, estabelecendo as funções d cada instituição, sendo q as mesmas estabelecem os princípios morais e normativos para os indivíduos em sociedade. O processo de formação para a vivência em sociedade se dá, entre outros elementos, pela escola. Esse texto reflete a discussão da função da escola na leitura de :

A) Marxista

B) Positivista

C) Estruturalista

D) Fenomenologia

E) Compreensiva

Questão 3- A midia coloca o consumo com essencial. A mercadoria surge como objeto importante opara o reconhecimento do sujeito em nossa sociedade. Reproduz um mundo d sujeits iguais, sem critica, buscando o ritimo frenetico d adaptação a nova "onda da moda". Um padrão social é estabelecido: ter é mais importante q ser. Esse texto remete a discussão d qual corrente da sociologia:

A) Perspectiva dos integrados

B) Positivismo

C) Industria cultural

D) Fenomenologia

E) Hermenéutica

Questão 4 - Weber coloca o individuo como agente importante na construção da sociedade. Ação social é uma ação intencional para outro individuo, sendo q exitem 4 tipos d ação. Quando estabelecemos estrategias para alcançar alguma finalidade, objetivos temos uma:

A) Ação tradicional

B) Ação afetiva

C) Ação racional com relações à valores

D) Ação racional com relação à fins

E) Ação irracional com relações à fins

Questão 5- O texto abaixo serve para responder as questões d 5 a 8.

Se levarmos em consideração a nota do IDEB (4,2) (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) criado em 2007 para medir a qualidade d cada escola e d cada rede d ensino . Oindicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep e em taxas d aprovação. O IDEB da instituição, q é apresentado numa escala de 0 a 10 q mede a qualidade da escola no Brasil, a escola Pedacinho do Céu está fora dos padrões considerados "positivos" para o processo d ensino aprendizagem. Podemos dizer q a escola se encontra em um estado d anomia social, pois os elemntos constitutivos d escola (algumas familia, alguns professores, a direção...) não estão agindo coletivamente em prol da melhoria da escola

Podemos dizer q essa leitura se enquadra em qual perspectiva sociologica:

A) Marxismo

B) Fenomenologia

C) Tefceira via

D) Etnocentrismo

E) Positivismo

Questão 6- A escola Pedacinho do Céu recebe muitos estagiários, principalmente para alunos do ensino fundamental. O futuro professor, mesmo constatando as dificuldades d aprendizagem, a precarização do espaço escolar, o desinteresse por parte d alguns professores deve buscar analisa a escola e a sala d aula como espaços:

A) De contardição, pois na escola estão refletidos todos os aspectos presenter em nossa sociedade, ou seja, a economia. a politica, a cultura, a ideologia, as praticas pedagogicas,a familia... Podemos dizer q a escoal é o espaço de sintese de multiplas determinações

B) De segregação, pois percebemos q existe uma diferença entre educação infantil e fundamental/médio/EJA,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com