TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Ergonomia I Colegio Soer

Trabalho Universitário: Trabalho De Ergonomia I Colegio Soer. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  1.385 Palavras (6 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 6

O quer dizer LER, como é adquirida e de que forma se previne?

LER (Lesões por esforços repetitivos).

sempre foram negligenciados por trabalhadores e patrões, tendo como fator determinante à não conscientização de ambos os envolvidos. Assim este um estudo da relação existente entre a LER/DORT e a prevenção bem como a conscientização das pessoas envolvidas com a prática do labor para uma consequente redução dos casos passíveis de instalação da doença. Através do pesquisado, desenvolveu-se uma abordagem dos termos LER/DORT, para que se chegasse às consequências dessa patologia que, afetam milhares de trabalhadores pelo mundo através da repetição de seus serviços, dando origem às Doenças Ocupacionais. O estudo se deu através de uma revisão bibliográfica, no qual por intermédio das revisões de artigos literários foram considerados diversos resultados de pesquisas, para o construto deste trabalho. Dada a relevância do estudo para empresas e trabalhadores podemos constatar a relação entre a LER/DORT e a qualidade de vida no trabalho, bem como identificar as formas e procedimentos mais eficazes na prevenção da patologia. Diante do exposto neste trabalho mostra-se importantíssimo a divulgação e exposição direta aos envolvidos, a forma e os benefícios da prevenção desta patologia no que se refere aos seus benefícios, para que assim seja possível reduzir o número de afastamentos do trabalho devido ao surgimento da doença e para que consequentemente seja possível estimular uma melhor qualidade de vida ao trabalhador evitando o surgimento ou até mesmo o agravamento da doença.

Unitermos: Lesões. Doenças ocupacionais. Qualidade de vida

A doença leva um certo tempo para se manifestar no sujeito e que a patologia pode ser dividida em estágios, conforme os sintomas específicos. Ele classifica a DORT/LER em:

• Estágio 1

Dor e cansaço nos membros superiores durante o turno de trabalho com melhora aos finais de semana. O portador deste estágio pode referir ainda, desconforto no membro afetado, dor espontânea localizada nos membros superiores ou cintura escapular, ás vezes com pontadas que aparecem esporadicamente durante a jornada de trabalho.

• Estágio 2

Dores constantes, sensações de cansaço persistente e distúrbios do sono com a incapacidade para certas funções simples do trabalho. Segundo o autor neste estágio, a mais persistente e contínua mesmo após o labor. Aparecendo durante a jornada de trabalho de forma intermitente, sendo tolerável e permitindo o desempenho de suas funções laborais porém com redução de sua produtividade. A dor neste estágio seria acompanhada de parestesia e calor, além de leves distúrbios de sensibilidade na região afetada.

• Estágio 3

Dores, fadiga e fraqueza persistentes. Distúrbios do sono e presença de sinais em exames físicos. O repouso segundo o autor só aumentaria a intensidade da dor. Neste estágio ocorrem a perda da força muscular e parestesias. Existe grande queda de produtividade acompanhada dos sinais clínicos como edema constante e hipertonia muscular constante.

• Estágio 4

Dores intensas, contínuas e insuportáveis. Neste último estágio existe a perda de força muscular conjugada com a perda dos movimentos. As atrofias dos dedos seriam as primeiras evidencias do estágio, sendo que são comuns ainda neste estágio, as alterações psicológicas seguidas de quadros de depressão, ansiedade e angústia.

Como podemos prevenir as doenças do trabalho?

Para preveni-las, é preciso reestruturação processo de trabalho. Para se chegar a este estágio os trabalhadores deverão reivindicar:

- Controle do ritmo de trabalho pela pessoa que o executa.

- Diminuição da jornada de trabalho com eliminação das horas extras.

- Pausas e micro pausas durante a jornada de trabalho para que músculos e tendões descansem, sem que por isso haja aumento do ritmo ou do volume de trabalho.

- Adequação dos postos de trabalho para evitar a adoção de posturas corporais incorretas.

- O mobiliário e as máquinas devem ser ajustados às características físicas individuais dos trabalhadores.

- Ambiente de trabalho com temperatura, ruído e iluminação adequados, propiciando conforto ambiental.

UNIFICADOS

- Vigilância da saúde dos trabalhadores, com monitoramento contínuo e programas de prevenção voltados prioritariamente para as doenças de maior prevalência, para que possam ser detectados precocemente (os protocolos de alguns países da Europa já começam a buscar o possível portadora partir da busca dos sintomáticos,o que vai levar a um diagnóstico e intervenção bastante precoces).

- Cobrar do poder público na formulação de política para prevenir doenças relacionadas ao trabalho.

- Cláusulas nos acordos coletivos de trabalho que privilegiem a prevenção de doenças do trabalho ou profissionais, tratamento e reabilitação dos trabalhadores.

- Postura ética dos médicos assistentes das empresas e peritos do INSS no atendimento aos trabalhadores vítimas de doenças profissionais ou acidentes de trabalho. É frequente o relato de trabalhadores informando que os médicos têm se negado a diagnosticar as LER, enquanto o INSS, descumprindo suas próprias normas técnicas, cria obstáculos para caracterizar as lesões como doenças do trabalho. O código de ética médica é claro: o compromisso do médico deve ser com a pessoa que está a sua frente, reclamando de dor.

Riscos Ergonômicos como surgem em um ambiente de trabalho?

Os riscos ergonômicos são aqueles

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com