TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Física Ensino Médio

Trabalho Escolar: Trabalho De Física Ensino Médio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2015  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho apresentado na disciplina de Física para cumprimento de Dependência 2º Ano Ensino Médio.

1 - Hoje, muitas máquinas que fazem parte do nosso dia-a-dia operam segundo princípios da temperatura. Podemos citar como exemplos, refrigeradores, ar condicionado, automóveis, freezer etc. Com o passar dos anos e com a evolução científica, a física ganhou muito destaque em relação às outras ciências e seu campo de estudo teve uma incrível evolução. Com a física foi possível fazer a conversão de calor ou energia térmica em trabalho mecânico. Isto se dá quando uma fonte de calor leva uma substância de trabalho de um estado de baixa temperatura para um estado de temperatura mais alta. A substância de trabalho que pode ser gás ou vapor em expansão térmica transfere essa energia através de sua expansão no interior da máquina térmica acionando o sistema mecânico como um pistão, rotor ou motor e realizando trabalho.

2 - Temperatura é o nível de agitação térmica de um corpo qualquer.

Por exemplo, quanto maior a temperatura, mais as partículas de um corpo ficam agitadas e quanto menor a temperatura, elas ficam mais lentas, menos agitadas.

É muito importante não se confundir calor e temperatura.

Calor é a energia térmica em trânsito de um corpo para outro ou de uma parte de um corpo para outra parte desse corpo, esse trânsito é provocado por uma diferença de temperatura.

3 - O equilíbrio térmico é atingido quando um corpo com maior quantidade de calor doa parte desse calor a um corpo mais frio até que ambos venham a possuir a mesma temperatura.

4 - Os estados físicos da matéria são três: sólido, líquido e gasoso. As mudanças em seu estado físico podem ocorrer da seguinte forma:

* Fusão: representa a passagem do estado sólido para o estado líquido. Por exemplo, o derretimento de um cubo de gelo.

* Vaporização: representa a passagem do estado líquido para o estado gasoso. A temperatura na qual ocorre recebe o nome de Ponto de Ebulição. A vaporização pode ocorrer de três modos:

Calefação: passagem do estado líquido para o gasoso de modo muito rápido. Por exemplo, gotas de água sendo derramadas em uma chapa metálica aquecida.

Ebulição: passagem do estado líquido para o estado gasoso por meio de aquecimento direto, envolvendo todo o líquido. Por exemplo, o aquecimento da água em uma panela ao fogão.

Evaporação: passagem do estado líquido para o estado gasoso que envolve apenas a superfície do líquido. Por exemplo, a secagem de roupas em um varal.

* Liquefação ou Condensação: representa a passagem do estado gasoso para o estado líquido. Por exemplo, a umidade externa de um frasco metálico ao ser exposto a uma temperatura alta.

*Solidificação: é a passagem do estado líquido para o estado sólido. Por exemplo, o congelamento da água em uma forma de gelo levada ao refrigerador.

* Sublimação: é a passagem do estado sólido para o estado gasoso ou o inverso, sem passagem pelo estado líquido. Por exemplo, gás carbônico sólido, conhecido por gelo seco, em exposição à temperatura ambiente.

5 - Letra “E”

6 - Letra “D” Com o aumento de temperatura o zinco sofre uma dilatação maior, fazendo com que na lâmina ocorra uma dilatação desigual, produzindo o encurvamento para cima.

7 - Letra “B” Resfriando o eixo há diminuição do volume, pois as moléculas agitam-se menos, diminuindo o espaço entre elas. Logo o eixo torna-se menor para melhor encaixar na engrenagem, que deve ser aquecida para aumentar seu volume, pois se agitam mais as moléculas, aumentando o espaço entre elas e consequentemente o volume da engrenagem.

...

Baixar como  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »