TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Teoria Geral Da Administração

Dissertações: Trabalho De Teoria Geral Da Administração. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  7.881 Palavras (32 Páginas)  •  561 Visualizações

Página 1 de 32

TRABALHO DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO – AA

CAPÍTULO 1 – A ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS

1- A tarefa básica de um administrador é a de conseguir fazer as coisas por meio das pessoas e dos recursos disponíveis de maneira eficiente e eficaz. Não importando o tipo de organização, o trabalho do administrador em qualquer posição ou nível que ocupe é alcançar resultados através da efetiva cooperação dos subordinados.

2- A palavra administração significa aquele que realiza uma função sob o comando de outrem, ou seja, aquele que presta um serviço a outro. O objeto da administração é a atividade organizacional. Inicialmente, seu objeto era simplesmente a atividade fabril; depois se estendeu às empresas industriais e, mais adiante, a todo tipo de organização humana, passando gradativamente a envolver também o intercâmbio entre as organizações e seus ambientes.

3- Cada teoria administrativa surgiu como uma resposta aos problemas empresariais, mais relevantes de sua época. E, nesse caso, todas elas foram bem-sucedidas ao apresentarem soluções específicas para tais problemas. de certo modo, todas as teorias administrativas são aplicáveis às situações atuais e o administrador precisa conhecê-la bem para ter à sua disposição um naipe de alternativas adequadas para a situação. A TGA estuda a administração das organizações e empresas do ponto de vista da interação e da interdependência entre as seis variáveis principais: tarefa, estrutura, pessoas, tecnologia, ambiente e competitividade. Elas constituem os principais componentes no estudo da administração das organizações e empresas.

4- A administração na sociedade moderna tornou-se vital e indispensável. Em uma sociedade de organizações, na qual a complexidade e a interdependência das organizações constituem o aspecto crucial, a administração avulta como o fator-chave para a melhoria da qualidade de vida e para a solução dos problemas mais complexos que afligem a humanidade de hoje.

5- Nos próximos anos, o mundo verá o fim da forma organizacional de hoje e o surgimento de novas arquiteturas organizacionais adequadas às novas demandas da era pós-industrial. Baseada no princípio evolucionário de que cada época desenvolve uma forma organizacional apropriada às suas características e exigências. Atividades que exigem pessoas de competência diversas e especializadas envolvendo problemas de coordenação e, principalmente, de atualização em função das rápidas mudanças.

CAPÍTULO 2 – ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA ADMINISTRAÇÃO

1- Sócrates, filósofo grego (470 a. C. – 399 a. C.), em sua discussão com Nicomaquides, expõe seu ponto de vista sobre a Administração como uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência.

Platão, filósofo grego (429 a. C. – 347 a. C.), discípulo de Sócrates, analisou os problemas políticos e sociais decorrentes do desenvolvimento social e cultural do povo grego. Em sua obra, A República, expõe a forma democrática de governo e de administração dos negócios públicos.

Aristóteles (384 a. C. – 322 a. C.), discípulo de Platão, deu o impulso inicial a Filosofia, Cosmologia, Nosologia, Metafísica, Lógica e Ciências Naturais abrindo as perspectivas do atual conhecimento humano. No livro Política, que versa sobre a organização do Estado, distinguem as três formas de Administração pública: Monarquia ou governo de um só (que pode redundar em tirania); Aristocracia ou governo de uma elite (que pode descambar em oligarquia) e Democracia ou governo do povo (que pode degenerar em anarquia).

A influência de filósofos, como Sócrates, Platão e Aristóteles, nos conceitos de Administração na antiguidade é remarcável. Com o surgimento da Filosofia Moderna, destacam-se Bacon e Descartes.

2- René Descartes (1596–1650), filósofo, matemático e físico francês, considerado o fundador da Filosofia Moderna, criou as coordenadas cartesianas e deu impulso a matemática e a geometria da época. Na Filosofia, celebrizou-se pelo livro O Discurso do Método no qual descreve seu método filosófico denominado Método cartesiano, cujos princípios são: Princípios da dúvida sistemática ou da evidência; Princípio da análise ou de decomposição; Princípio da síntese ou da composição e Princípio da enumeração ou da verificação. O método cartesiano teve influência decisiva na administração: a Administração Científica, as Teorias Clássica e Neoclássica tiveram muitos de seus princípios baseados na metodologia cartesiana.

3- A organização eclesiástica da Igreja Católica influenciou profundamente o pensamento administrativo. A Igreja Católica estruturou sua organização, com uma hierarquia de autoridade, um estado-maior (assessoria) e a coordenação funcional para assegurar integração. A organização hierárquica da igreja é tão simples e eficiente que sua enorme organização mundial pode operar sob o comando de uma só cabeça executiva: o Papa, cuja autoridade coordenadora foi lhe delegada de forma mediata por uma autoridade divina superior. A estrutura da organização eclesiástica serviu de modelo para as demais organizações que, ávidas de experiências bem-sucedidas, passaram a incorporar os princípios e normas utilizados pela Igreja Católica.

4- A organização militar influenciou o aparecimento das teorias da administração. A escala hierárquica - ou seja, os escalões hierárquicos de comando com graus de autoridade e responsabilidade – é um aspecto típico da organização militar utilizado em outras organizações. O general prussiano Karl Von Clausewitz (1780-1831) é considerado o pai do pensamento estratégico. Para ele, a organização requer um cuidadoso planejamento, no qual as decisões devem ser científicas e não apenas intuitivas. O administrador deve aceitar a incerteza e planejar de maneira a minimizar seus efeitos.

5- Com a invenção da máquina a vapor por James Watt, surgiu uma nova concepção de trabalho que modificou completamente a estrutura social e comercial da época, provocando profundas e rápidas mudanças de ordem econômica, política e social. A Revolução Industrial provocou o surgimento das fábricas e o aparecimento da empresa industrial e, com isso, provocou as seguintes mudanças na época: aparecimento das fábricas e das empresas industriais; Substituição do artesão pelo operário especializado; Crescimento das cidades e aumento da necessidade de administração pública; Surgimento dos sindicatos como organização proletária a partir do inicio do século XIX. Somente a partir de 1890 alguns deles foram legalizados; Inicio do marxismo em função

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.7 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com