TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Libras

Exames: Trabalho De Libras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  990 Palavras (4 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 4

1. A aprendizagem sempre inclui relações entre pessoas. Vygotsky entende que a aprendizagem não é uma mera aquisição de informações, e que não acontece a partir de uma simples associação de ideias armazenadas na memória, mas é um processo interno, ativo e interpessoal.

Assista ao vídeo APRENDER A APRENDER, cujo link para acesso está abaixo, e produza um texto dissertativo-argumentativo entre 10 a 15 linhas e relacione a frase abaixo com o vídeo assistido. (2,5 pontos)

• http://www.youtube.com/watch?v=Pz4vQM_EmzI acesso em 25 fev 2013.

“... pois não existe uma forma única de aprender, como também não existe uma forma única de ensinar.”

O vídeo retrata o desejo da menina de aprender a dominar a técnica tal qual seu professor, diante do encantamento pela magia e o resultado final.

O professor, por sua vez, através da linguagem corporal lhe entregou a matéria-prima e assim, mediante seu esforço, compreensão da técnica e certamente a persistência a menina obteve êxito na realização do vaso.

Compreendido o procedimento, o professor lhe ensinou, então, a magia tão almejada, novamente obedecendo suas etapas o que gerou, consequentemente ainda mais encantamento a menina que não somente visualizou o resultado final, mas aprendeu a realiza-lo.

Nesse caso, o aprendizado se fez presente somente através de gestos, sinais e demonstração visual, sem necessidade da palavra oral.

Sendo assim, é correto afirmar que a idéia trazida na frase se fez presente, pois não há uma maneira única de aprender, como de ensinar, é legítimo o aprendizado somente através da linguagem corporal de forma muito eficiente.

2. A LIBRAS como língua visual-espacial apresenta elementos constitutivos diferenciados da língua oral. Descreva-os. (1,5 pontos)

Espaço de realização dos sinais – Entende-se pelo espaço tanto vertical quanto horizontal a volta do enunciador. Nele são efetuados os sinais e captados pela visão.

Apontação – Utilizada para mostrar/indicar com o apontamento do dedo indicador, pessoas, objetos, localização, sem a necessidade do toque.

Sinalizador- Quem sinaliza, efetua os sinais.

Observador – Quem visualiza os sinais efetuados.

Configuração de mãos – configuração e maneira adquirida pelas mãos do sinalizador quando da realização de um sinal. Pode ser realizada tanto com a mão direita, quanto com a mão esquerda.

Ponto de articulação – É compreendido tanto pelo espaço em frente como o do próprio corpo do sinalizador onde os sinais são efetuados.

Expressões faciais afetivas – São empregadas com o intuito de expressar sentimentos como dor, tristeza, alegria, mágoa, angústia, ansiedade, etc. Tais expressões faciais são aplicadas com um ou vários itens lexicais;

Expressões faciais gramaticais – Associam-se a certas estruturas gramaticais pertinentes à língua de sinais, tanto no nível morfológico quanto na sintaxe. Tais estruturas englobam os movimentos de cabeça (afirmativo, ou abaixamento da cabeça, testa franzida, piscar de olhos ou movimentos de lábios que podem indicar negação e que diferenciam os tipos de interrogativas).

3. O preconceito, segundo o dicionário Wikipédia, é um "juízo" preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude "discriminatória" perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos". Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente.

Acesse ao link http://www.youtube.com/watch?v=h4Et0z7KY5Q e assista ao vídeo.

Observe a imagem que é amplamente difundida na mídia:

Leia o texto “O pior surdo é aquele que não quer escutar” que se encontra na Midiateca.

Agora produza um texto crítico de 12 a 15 linhas que tenha como base as reflexões trazidas pelo vídeo, pela imagem e pelo texto considerando as discussões suscitadas no Capitulo 1 no que tange à Cultura Surda nos seus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com