TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Primeiros Socorros

Casos: Trabalho De Primeiros Socorros. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2013  •  1.178 Palavras (5 Páginas)  •  859 Visualizações

Página 1 de 5

Queimaduras

São feridas traumáticas podem ser causadas pelos agentes térmico, químico, elétrico ou radioativo. Eles agem sobre os tecidos que revestem o corpo humano, destruindo parcialmente ou total da pele, atingindo camadas mais finas (epiderme), até as mais profundas como o tecido celular subcutâneo, músculos, tendões e ossos. Elas são classificadas de acordo com a sua profundidade e tamanho.

Queimaduras de 1º Grau:

É uma queimadura superficial, apenas na camada da Epiderme, os seus sintomas são vermelhidão e dor intensa. Ela não provoca bolhas e geralmente melhoram após 3 a 6 dias, podendo haver descamação e não deixam sequelas.

Queimaduras de 2º Grau:

É dividida em dois tipos: 2º grau superficial e 2º grau profundo.

As de 2º grau superficial são aquelas causadas na epiderme e a mais superficial da derme, os sintomas são os mesmo das queimaduras de 1º grau, porém aparecem bolhas e de aparecia úmida. Sua cura é mais demorada podendo levar até 3 semanas, não deixa cicatriz porém o local da lesão pode ficar mais claro.

As queimaduras de 2º grau profundas são mais sérias, acometem toda a derme, sendo semelhante às queimaduras de 3ºgrau. Há risco de destruição de terminações nervosas, glândulas sudorípas e os folículos capilares, fazem com que a pele fique seca e perca seus pelos. Pode ser menos dolorosas que as superficiais, e sua cicatrização demora mais que 3 semanas e deixa cicatrizes.

Queimaduras de 3º Grau:

É uma queimadura mais profunda, acometem toda a derme e atinge tecidos subcutâneos, com destruição total dos nervos, folículos pilosos, glândulas sudoríparas, capilares sanguíneos, músculos e estrutura óssea. Elas apresentam lesões esbranquiçadas/acinzentadas, secas, indolores e deformantes que não podem ser curadas sem o auxilio cirúrgico, necessitando de enxertos.

Extensão da Queimadura

A extensão é muito importante para queimaduras de lesões de 2º e 3ºgrau, devem ser avaliadas pelo porcentual da área atingida, quanto maior a sua extensão, maior serão os riscos de complicações e morte.

Se as queimaduras não acometem uma região inteira do corpo, um modo simples de calcular a extensão da lesão é usar a área de uma palma da mão como equivalente a 1% da superfície corporal.

Sua classificação é feita como:

Queimadura leve:

- Menos de 10% da superfície corporal de um adulto com queimaduras de 2º grau

- Menos de 5% da superfície corporal de uma criança ou idoso com queimaduras de 2º grau

- Menos de 2% da superfície corporal com queimaduras de 3º grau

Queimadura moderada:

- De 10 a 20% da superfície corporal de um adulto com queimaduras de 2º grau

- De 5 to 10% da superfície corporal de uma criança ou idoso com queimaduras de 2º grau

- De 2 to 5% da superfície corporal com queimaduras de 3º grau

- Suspeita de queimaduras do trato respiratório por inalação de ar quente

- Queimaduras leves em pacientes com doenças que predisponham infecções como imunossupressão, diabetes ou anemia falciforme

- Queimaduras em formato circunferencial

Queimadura grave:

- Mais de 20% da superfície corporal de um adulto com queimaduras de 2º grau

- Mais de 10% da superfície corporal de uma criança ou idoso com queimaduras de 2º grau

- Mais de 5% da superfície corporal com queimaduras de 3º grau

- Queimaduras elétricas por alta voltagem

- Queimaduras comprovadas do trato respiratório por inalação de ar quente

- Queimaduras significativas na face, olhos, orelhas, genitália ou articulações

- Outras graves lesões associadas à queimadura, como fraturas e traumas

Complicações das grandes queimaduras

A queimadura rompe a barreira que a pele tem como proteção do nosso corpo, podendo deixar exposta a germes e a perda de calor e líquido, que são essenciais para o controle da temperatura corporal. Isso favorece a infecções e o desenvolvimento da sepse.

*Sepse: Se desenvolve a partir de qualquer infecção sistêmica grave, os germes que são os principais responsáveis. Antigamente eram quase impossível tratar a sepse, sendo assim fatais a aqueles que tinham, porém hoje em dia existem antibióticos que podem combater tais dados. Mas ainda continuam graves e perigosas a saúde.

A perda de líquidos dos tecidos queimados pode deixar o paciente em choque circulatório; insuficiência renal aguda e hipotermia são também complicações que há em complicações de queimaduras.

Quanto à área do tórax e do pescoço a cicatrização torna a pele muito rígida e retraída, podendo atrapalhar a respiração. Nestes casos são necessários a escarotomia.

*Escaratomia: Uma incisão cirúrgica da pele de modo a impedir a que a falta de elasticidade da mesma cause compressão das estruturas internas.

Nas mãos as cicatrizações podem ser limitadas.

As queimaduras circuferenciais tem o risco de compressão das estruturas internadas devido ao inchaço que qualquer queimadura provoca. Podem comprimir nervos e vasos, no pescoço pode comprimir as vias aéreas.

Inalação de ar quente pode impedir a pessoa de conseguir respirar, seja por lesão direta nos pulmões ou por edema e obstrução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com