TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Teoria Geral da Administração

Por:   •  6/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.633 Palavras (11 Páginas)  •  726 Visualizações

Página 1 de 11

Características da teoria Neoclássica.

As características principais da teoria Neoclássica são:

1.Ênfase na pratica da administração: Essa teoria significa que a ‘’teoria’’ somente tem valor quando ela é operacionalizada na prática, ou seja os autores neoclássicos desenvolveram seus conceitos de forma prática e utilizável em busca de resultados palpáveis e concretos. Ela tem uma forte ênfase nos aspectos práticos da administração.

2.Reafirmação dos postulados clássicos: Os conceitos clássicos são realinhados dentro da nova abordagem neoclássica, como : A estrutura da organização do tipo linear , funcional e linha staff, as relações de linha e assessoria , o problema da autoridade e responsabilidade, a departamentalização e outros conceitos clássicos da administração.

3.Ênfase nos princípios gerais da administração: As ‘’leis’’ cientificas dos princípios da administração que os clássicos utilizavam são retomados pelos neoclássicos como critérios elásticos para a busca de soluções administrativas práticas. E para alguns autores o estudo da administração baseia-se na apresentação e discussão de princípios gerais como: planejar, organizar, dirigir, controlar etc..

4.Ênfase nos objetivos e nos resultados: Toda organização tem objetivos e            trabalha para alcançar resultados e é com base nos objetivos que tem e no resultado que esperam que as empresas avaliam o seu desempenho. O melhor desempenho a empresa espera alcançar por meio de uma operação eficiente. Portanto são os objetivos que justificam a existência e a operação de uma organização.

5. Ecletismo da teoria neoclássica: Os autores neoclássicos são ecléticos, devido a isso a teoria neoclássica se afigura como uma teoria clássica atualizada e dentro da figura eclética que define a formação do administrador na metade final do século xx.

Amplitude administrativa.

Amplitude administrativa significa o número de subordinados que um administrador pode supervisionar, quando ele tem muitos subordinados, ele tem uma amplitude de comando grande e ampla. A tendência atual nas organizações é de achatar e comprimir a estrutura organizacional no sentido de aproximar a base da cúpula e melhorar as comunicações.

Princípios Básicos da Organização

   A organização é um conjunto de posições funcionais e hierárquicas que determinam que recursos e atividades sejam necessários para atingir o objetivo econômico de produzir bens e serviços.

Princípios Fundamentais da Organização Formal

  1. Divisão do Trabalho
  2. Especialização
  3. Hierarquia
  4. Amplitude Administrativa

1)Divisão do Trabalho

   O principal objetivo de qualquer organização é a produção de bens ou serviços. Para a produção ser eficiente deve-se basear na divisão do trabalho, que nada mais é de que como um processo complexo pode ser dividido em uma pequena série de tarefas que o constituem.

   A divisão do trabalho trouxe como benefício: a maior produtividade e melhor rendimento do pessoal envolvido, maior eficiência da organização, como resultado do item anterior e redução dos custos de produção, principalmente os de mão-de-obra e de materiais diretos.

   Em seguida a organização da empresa se dividiu em três níveis administrativos, que são os níveis: institucional, intermediário e operacional.

2)Especialização

   A Especialização veio como consequência do princípio anterior, fazendo com que cada órgão ou cargo passasse a ter tarefas e funções específicas e especializadas.

3)Hierarquia

   A estrutura hierárquica tem como função dividir as operações dos níveis que lhe são subordinados. Quanto mais “alto” na escala hierárquica, maior será a autoridade do cargo ocupado.

    A hierarquia da organização formal representa distribuição da autoridade e da responsabilidade entre os vários níveis da estrutura.

   A autoridade se distingue por três características:

  1. Autoridade é alocada em posições da organização e nas pessoas.
  2. Autoridade flui abaixo por meio da hierarquia verticalizada.
  3. Autoridade é aceita pelos subordinados.

 

   A responsabilidade é o outro lado da moeda. Que significa o dever de desempenhar a tarefa ou atividade para qual a pessoa foi designada.

4)Amplitude Administrativa

   Em virtude da distribuição de autoridade e responsabilidade, existe outro aspecto abordado pelos neoclássicos que é o da amplitude administrativa, ou amplitude de comando ou de controle, que define a quantidade de subordinados que um administrador pode supervisionar.

Funções do Administrador

     Segundo o Dicionário Informal Administrar é: “Gerir, governar dirigir, ministrar a si mesmo. Reger com autoridade suprema”.

     Afinal, as funções administrativas fazem com que a Administração exerça de forma satisfatória seu significado, são os pilares que mantem, nós, administradores de pé.

     Planejar, organizar, dirigir e controlar, para muitos são palavras de pouco significado, mas que quando entendidas tornam-se armas poderosas para alcançar o sucesso, são indispensáveis quando o objetivo é o crescimento pessoal e empresarial.

     Cada item compõe o outro, é um ciclo, como podemos ver no gráfico ilustrado abaixo:

Gráfico 1 – Ciclo das Funções.

[pic 1] 

Fonte: Introdução à Teoria Geral da Administração · IDALBERTO CHIAVENATO

     Planejar é o ato de prever o futuro, ou ao menos, antecipar acontecimentos futuros. É o plano inicial que faz com a maioria das decisões sejam tomadas, já que algumas ideias podem ser descartadas nessa fase.

     Planejamento estratégico – É aquele que trata do planejamento de forma, mas ampla, e tem como característica: projeto em longo prazo, envolve a empresa em todos seus campos.

     Planejamento tático – É aquele que cuida de cada departamento, e suas características principais são: projeto em médio prazo, envolve cada departamento e tem níveis intermediários.

Tabela 1 - Planejamento

PLANEJAMENTO

Definir missão.

Estruturar objetivos.

Definir plano.

Programar objetivo.

Elaboração de previsões.

Orçamento.

Fonte: Introdução à Teoria Geral da Administração · IDALBERTO CHIAVENATO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (197.9 Kb)   docx (71.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com