TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diretrizes para a produção de trabalhos científicos com qualidade e relevância

Abstract: Diretrizes para a produção de trabalhos científicos com qualidade e relevância. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/7/2014  •  Abstract  •  671 Palavras (3 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 3

A produção de trabalhos científicos, com qualidade e relevância, é um dos gargalos nas instituições

Ainda é um desafio para muitos estudantes brasileiros de graduação e pós-graduação dominar as técnicas de elaboração de um trabalho científico. A redação, com qualidade, de artigos e de estudos de conclusão de curso requer um amplo domínio da metodologia da escrita acadêmica. O fato é que nem sempre o aluno é bem orientado, ou por vezes, devido à falta de informações adequadas, o planejamento da pesquisa não é feito de forma produtiva.

Confira outros guias produzidos pelo iG Educação:

Entenda diferenças entre Pós, MBA, Mestrado, Mestrado Profissional e Doutorado

Confira 8 dicas para escolher uma pós-graduação a distância

Tudo isso tende a impactar de forma direta na qualidade do material final produzido, que fica propenso a ser pouco inovador ou ter pouca relevância, por exemplo, em congressos ou periódicos científicos, tanto nacionalmente quanto internacionalmente.

Acompanhe mais notícias no canal iG Educação

Siga o iG Educação pelo Twitter

Esses são alguns dos aspectos que impedem o crescimento ainda maior da qualidade da produção científica das instituições de ensino do Brasil, incluindo até a principal do País, a Universidade de São Paulo (USP).

"A técnica não é dominada amplamente, em especial pelos pesquisadores principiantes e alunos de pós-graduação”, disse o então pró-reitor de pesquisa da USP Marco Antonio Zago, hoje reitor, em reunião com dirigentes da universidade durante evento acadêmico organizado na gestão anterior.

Divulgação/UniBH

Castro: "o aluno tem que sair da zona de conforto e criar originalidade acadêmica"

Para a busca da relevância, contudo, o primeiro passo é dominar a estrutura do trabalho científico, algo que requer atenção especial do estudante. “Por definição, os trabalhos de conclusão de curso são sempre a coisa mais difícil que o aluno precisa fazer. É o momento que ele tem que sair da zona de conforto e tentar criar algum tipo de originalidade acadêmica. O domínio da formatação do trabalho é fundamental”, fala o especialista em educação Claudio de Moura Castro, ex-diretor geral da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), agência federal de fomento responsável pela avaliação da produção científica dos programas de pós-graduação no país.

Assim, para facilitar o trajeto acadêmico do graduando ou do pós-graduando, o iG Educação resolveu fazer um compilado de materiais de orientação produzidos por algumas das principais universidades do País. São guias instrucionais, modelos de trabalhos científicos pré-formatados, além de outras dicas e orientações envolvendo as técnicas e os procedimentos metodológicos que devem ser respeitados pelo estudante. Há ainda materiais extras em formado de videoaulas que podem ajudar ainda mais o aluno na elaboração do trabalho científico. Confira:

Orientações gerais

Guia de normalização para referências e citações (Universidade Estadual de Campinas)

Normas para apresentação de trabalhos científicos (Universidade Federal do Paraná)

Manual de normalização (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri)

Estrutura do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com