TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perceber As Dificuldades Encontradas Pela Escola Para Que Possa Compreendê-las E Sentir-se Em Condições De Desenvolver Futuramente Um Trabalho Educacional De Qualidade 2 - Conhecer Os Diferentes Meios De Investigação Que Facilitam O Enriquecimento

Exames: Perceber As Dificuldades Encontradas Pela Escola Para Que Possa Compreendê-las E Sentir-se Em Condições De Desenvolver Futuramente Um Trabalho Educacional De Qualidade 2 - Conhecer Os Diferentes Meios De Investigação Que Facilitam O Enriquecimento . Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2014  •  4.286 Palavras (18 Páginas)  •  812 Visualizações

Página 1 de 18

Práticas como componente curricular

OBJETIVO:

As atividades estruturadas visam relacionar os conteúdos trabalhados no decorrer do período letivo a situações do cotidiano escolar, para que possa compreender melhor as diferentes questões que dificultam o trabalho educacional e refletir sobre os meios de superação dos desafios encontrados.

COMPETÊNCIAS/HABILIDADES:

As atividades propiciarão ao aluno:

1 - Perceber as dificuldades encontradas pela escola para que possa compreendê-las e sentir-se em condições de desenvolver futuramente um trabalho educacional de qualidade

2 – Conhecer os diferentes meios de investigação que facilitam o enriquecimento dos conteúdos trabalhados pelo professor em aula.

3 – Adquirir autonomia no seu próprio desenvolvimento intelectual.

4- Desenvolver a habilidade de atuar em equipe de trabalho.

5- Aplicar o conhecimento teórico na elaboração de material auxiliar de ensino.

6 – Debater de forma mais ampla, as questões relativas à escola no sentido de otimizar a elaboração de estratégias de ensino.

DESENVOLVIMENTO:

Em cada aula é desenvolvida uma atividade estruturada com orientação pelo docente.

No final da disciplina os(as) alunos(as), individualmente ou em grupo, deverão apresentar, sob a forma de seminário, as sistematizações feitas.

No decorrer das aulas serão dadas orientações detalhadas para realização da tarefa e que seguirão o princípio da ação-reflexão-ação, criando novos espaços e novos momentos de aprendizagem para os professores e para os alunos e desenvolvendo a capacidade de observar, perceber a realidade, descrever situações e adquirir informações para a construção de novos conhecimentos.

A seguir, um quadro com as semanas e as atividades correspondentes ao conteúdo das aulas.

Aula 1 ATIVIDADE ESTRUTURADA

Debate em fórum sobre o caso de “Victor, o menino selvagem de Aveyron” com base nas três questões básicas: impactos da hereditariedade e do ambiente; pessoas são ativas ou passivas; e, desenvolvimento é contínuo ou ocorre em etapas.

Aquilo que se manifesta no individuo, depende da interação do genótipo (características herdadas) com o meio ambiente, sendo este ultimo muito importante na construção da história pessoal do indivíduo.

Pode-se afirmar que o ser humano é um ser ativo e o desenvolvimento humano é contínuo. Como se pode observar no caso de Victor as percepções de quente ou frio, por exemplo, não são herdadas, mas sim adquiridas com a integração com o meio ambiente.

Ele aprendeu a se desenvolver na selva mais nem por isso seu desenvolvimento ocorreu por etapas teve que se tornar contínuo pois a maioria dos seres humanos aprendem tudo como todos que vivem hoje na sociedade mas, com uma grande diferença a sobrevivência e a experiência.

Aula 2

ATIVIDADE ESTRUTURADA

Debate em fórum sobre como Freud, Erikson e Piaget se posicionam em relação às duas questões básicas: 1) impactos da hereditariedade e do ambiente; e, 2) pessoas são ativas ou passivas.

Impactos da hereditariedade e do ambiente Ativos / Passivos

Freud Erikson Piaget

As Teorias explicativas do desenvolvimento humano são:-Psicanalistas: Segundo, Sigmund Freud, o desenvolvimento humano, é devido ao desenvolvimento da sexualidade através de 5 estádios (desde o nascimento até à puberdade, nos quais a zona erógena assume um papel principal). Em cada estádio, existem pulsões sexuais, que induzem determinados comportamentos e afectos. O desenvolvimento teria pois uma natureza Libidina Segundo Erickson, existem 8 estádios de desenvolvimento (nascimento até á morte, e ordenados por idades), influenciados por factores biológicos, individuais e sociais. Cada idade corresponde uma crise, onde o sujeito escolhe o caminho a tomar (de uma forma equilibrada), utilizando a experiência em crises anteriores. -Behaviorismo: tem a ver com o comportamento observável: clássico( Ivan Pavlov) quando o comportamento (ou aprendizagem) perante o mesmo estímulo, é semelhante pois foi aprendido em situações anteriores; ou operante. Segundo Piaget, é o próprio indivíduo, com a sua carga genética, interage com o meio construindo o seu próprio conhecimento e realidade (construtivismo) É a estrutura da evolução do conhecimento (assimilação, acomodação, adaptação e a equilibração) que traça o esquema mental que processa a informação e que evolui a medida que o sujeito se desenvolve. Tanto para Freud,Piaget e Erikson,pode-se afirmar que o ser humano é um ser ativo e o desenvolvimento humano é continuo, e a sua evolução não são herdadas mais sim adquiridas com a sua vivencia em cada ambiente

Aula 3 ATIVIDADE ESTRUTURADA

Debate em fórum sobre como Watson, Skinner, Maslow e Vygotsky se posicionam em relação às duas questões básicas: 1) impactos da hereditariedade e do ambiente; e, 2) pessoas são ativas ou passivas.

Elaboração de quadro comparativo entre as etapas de desenvolvimento humano conforme os autores estudados.

Impactos da herditariedade Pessoas ativa / passivas

Watsom ele procura descrever os eventos comportamentais atribuindo-lhes um caráter mecânico e o mais próximo possível da fisiologia, uma vez que as razões, que estariam subjacentes ao ''levar'' o homem a desempenhar o comportamento deveriam ser tratadas isoladamente

Skinner

adota uma causalidade probabilística, em que ao invés de uma ponte, busca

estabelecer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com