TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Gestão da Qualidade - 5's

Por:   •  20/5/2019  •  Seminário  •  1.952 Palavras (8 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 8

GESTÃO DA QUALIDADE

APLICAÇÃO DO PROGRAMA 5S

GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL

FATEC ITATIBA/SP

Professor:

Miguel Augusto Lobon Ruiz

Grupo:

Antonio Ramos

Juliano Melo

Reginaldo Lopes

Vinícius R. Vitiello


  1. INTRODUÇÃO

A ferramenta 5S se originou devido à necessidade de reconstrução do Japão com o fim da Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945), e a derrota dos países do Eixo, como era conhecida a aliança entre Itália, Alemanha e Japão. Apesar da rendição da Itália e Alemanha, o Japão não reconheceu a derrota e manteve a guerra no Pacífico, o que fez com que os Estados Unidos lançassem as bombas atômicas que atingiram as cidades de Hiroshima e Nagasaki.

Para que ocorresse a reconstrução japonesa, foram utilizadas as instalações de indústrias de ponta que já existiam no país e sobreviveram aos ataques, além de aspectos culturais do Japão, juntamente com sua mão de obra altamente qualificada e programas de qualidade robustos que já estavam presentes no país.

O 5S (5 sensos, traduzidos para o português) era um desses programas, que se baseava na filosofia do Bushidô e buscava promover a produtividade, organização e disciplina no ambiente de trabalho, utilizando a consciência e responsabilidade de todos.

Ao contrário do que pode se pensar, o 5S não se limita à arrumação de uma determinada área, mas envolve também a redução do tempo de procura de objetos, padronização de locais de armazenagem, redução de desperdícios, motivação dos colaboradores e trabalho em equipe.

Dessa forma, o programa 5S promove a mudança de atitude das pessoas dentro de uma organização, elevando o nível de qualidade.

Neste trabalho será descrita a implementação do programa num quarto de adolescente, que atualmente possui um alto nível de desorganização, principalmente nas gavetas e mesa do computador. É possível notar que nesse ambiente os objetos são guardados sem seguir um padrão ou lógica, o que faz com que procurar determinado item leve muito tempo. Esperamos que a implementar o 5S ocorra uma melhora na organização e, consequentemente na otimização do tempo, tanto para se encontrar objetos como para se realizar as limpezas periódicas.


  1. REFERENCIAL TEÓRICO

Ao final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, os países do Eixo (Itália, Alemanha e Japão) foram derrotados pelos Aliados (União Soviética, Estados Unidos, Império Britânico e China – “Os Quatro Grandes”), no entanto, tal derrota não foi reconhecida pelo Japão, que optou por manter a guerra no Pacífico, o que levou os Estados Unidos a lanças duas bombas atômicas no país inimigo, sendo que as duas cidades atingidas foram Hiroshima e Nagasaki.

Apesar do grande estrago resultante desse conflito, muitas grandes empresas japonesas mantiveram suas estruturas intactas, além de possuírem instalações de ponta no país, o que as tornou parte importante na reconstrução do Japão no pós-guerra. Também é importante salientar que o país contava com mão de obra altamente qualificada e programas de qualidade robustos. Um desses programas era o 5S, que consistia em promover a produtividade, organização e disciplina no ambiente de trabalho utilizando, de forma sistêmica, 5 passos, ou 5 sensos, como ficou conhecido no Brasil.

Num primeiro momento, é possível notar a arrumação de uma determinada área que possui o programa 5S implementado, porém a metodologia não se limita a isso, mas sim utiliza a arrumação com o objetivo de se reduzir o tempo de procura de objetos e o desperdício de materiais, e de aumentar motivação dos colaboradores e o trabalho em equipe.

As 5 palavras japoneses que deram nome à metodologia 5S são Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke e cada uma delas tem um significado que remete às etapas necessárias para a implementação do programa.

2.1. Seiri (Utilização)

A implementação do programa 5S se inicia pelo Seiri, que remete ao senso de utilização. Nessa etapa, o objetivo é tornar o ambiente menos poluído visualmente e espacialmente, ou seja, retira-se do local os objetos que não possuem serventia.

Uma técnica utilizada para se definir o destino de cada objeto é a classificação de cada um deles conforme a frequência de utilização. Dessa forma, a percepção do que realmente é útil naquele ambiente é facilitada.

2.2. Seiton (Organização)

Na segunda etapa, ocorre uma continuidade do senso de utilização, que consiste em organizar tudo aquilo que foi definido como útil. Os objetos que foram selecionados para permanecer no ambiente são organizados conforme sua frequência de utilização. Isso significa que objetos que precisam ser utilizados com frequência são organizados em locais com maior facilidade de acesso e os demais objetos são identificados e guardados em locais apropriados para que tenham sua integridade mantida. Dessa maneira, quando forem requeridos, tais objetos estarão identificados e acessíveis sem a necessidade de se perder tempo procurando-os.


2.3. Seiso (Limpeza)

Na terceira etapa do processo de implementação do programa 5S é tratada a questão da limpeza do local de trabalho. Nessa fase, são identificados os fatores que geram a sujeira de forma sistêmica e são tomadas ações para minimizá-los. Apesar de tratar mais especificamente da limpeza, pode-se considerar nessa etapa a investigação dos fatores relacionados a ruídos, falhas de iluminação e mal cheiro, por exemplo. O objetivo do Seiso é proporcionar um ambiente de trabalho mais agradável e confortável.

2.4. Seiketsu (Padronização)

Após a realização das etapas Seiri, Seiton e Seiso, o objetivo é padronizar tudo o que foi feito. Na fase Seiketsu são definidos os padrões de tudo o que já foi feito e apresentou bons resultados. Podem ser criadas e afixadas ao ambiente folhas de orientação, contendo fotos do padrão de organização dos objetos dentro de determinada área, para que qualquer pessoa que tenha interação com aquele local possa mantê-lo sempre organizado.  Nessa etapa também são avaliadas melhorias no programa, que são sugeridas pelos próprios colaboradores ao perceberem e identificarem boas práticas para a evolução do programa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (871.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com