TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Higiene e Segurança do Trabalho

Por:   •  28/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  892 Palavras (4 Páginas)  •  1.473 Visualizações

Página 1 de 4

rientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Acesse o EVA e clique na ferramenta Biblioteca Virtual 3.0, localizada no canto esquerdo inferior da página ou acesse a base de dados através da página da Biblioteca UNISUL, ao fazer login no “Meu Pergamum”. Ao acessar a base de dados, no campo de busca, digite o nome do livro: “Remuneração, Benefícios e Relações de Trabalho”, da autoria de Idalberto Chiavenato. Realize a leitura das páginas 134 a 156, referente a uma parte do capítulo 4, “Higiene e Segurança do Trabalho”.

Após a leitura, responda as questões de 1 a 4:

Questão 1 (2,5 pontos): De acordo com a leitura indicada e com o que você estudou até agora, que conteúdos deve envolver um plano de Higiene e Segurança do Trabalho? Comente 3 aspectos que você considera importantes em um texto de aproximadamente 10 linhas.

A higiene e a segurança de trabalho devem caminhar juntas no dia a dia dos trabalhadores para promover a produtividade, qualidade e bem estar de todos.

Um aspecto fundamental em um plano de Higiene do Trabalho é a prevenção de riscos à saúde, controlando e prevenindo riscos químicos, biológicos e físicos. Envolve toda infraestrutura do ambiente, planejamento e tratamentos adequados.

Se tratando de Segurança no Trabalho, um bom planejamento envolve muitos aspectos, dentre eles uma integração de todos os funcionários em uma cultura de segurança, focada no trabalho em equipe para um bem maior, utilizando todos os meios possíveis para divulgação, relação interpessoal, comunicação e fluidez nos itens e objetivos da segurança.

Outro ponto importante é o treinamento a novos funcionários, juntamente com a reciclagem e padronização dos antigos, ministrado por supervisores nos próprios locais de trabalho.

Questão 2 (2,5 pontos): A higiene do trabalho tem como caráter a prevenção, pois objetiva a saúde e o conforto dos trabalhadores. Desta forma, cite 3 objetivos da higiene do trabalho, explicando sua importância em uma empresa do setor turístico.

Dentre alguns objetivos da higiene do trabalho, em uma empresa de Turismo, posso citar:

1- Manutenção da saúde dos funcionários e controle do ambiente de trabalho.

2- Eliminação das causas das doenças profissionais.

3- Redução dos efeitos prejudiciais provocados pelo trabalho em pessoas doentes ou portadoras de deficiência física.

A importância desses objetivos faz com que sejam adotadas medidas de prevenção para os funcionários, fiscalização, ambiente adequado e controlado, boas relações interpessoais, clima agradável entre funcionários e clientes, gerando melhor produtividade. Em uma empresa de turismo, se torna mais importante ainda por lidar com pessoas de regiões diferentes, costumes diferentes, e com maior exposição.

Questão 3 (2,5 pontos): Sobre as condições de trabalho, observamos que existem vários fatores ambientais que podem ocasionar problemas laborais se não observados os limites aceitáveis e prescritos nas Normas Regulamentadoras (NRs). Desta forma, escolha um dos fatores ambientais estudados e descreva como pode ser observado o controle (ou falta de controle) em um dos diversos setores do Turismo, através de uma exemplificação.

Um fator ambiental muito importante é o Ruído. A exposição em locais com barulhos indesejáveis pode afetar a audição, saúde e até mesmo o Stress.

No setor de turismo, um exemplo onde o ruído pode trazer malefícios é o Aeroporto. Os funcionários do terminal trabalham num ambiente com milhares de pessoas ao mesmo tempo, juntamente com ruídos de esteiras, carrinhos de mão, comunicações, auto falantes, etc.

Indo mais a fundo, os funcionários do pátio lidam diretamente com alto nível de ruído vindo dos motores aeronáuticos. Para esse caso, o controle de segurança é fundamental. Além da própria segurança do funcionário e também da aeronave, o uso dos E.P.I é indispensável para proteger a audição do funcionário, juntamente com outros rigorosos procedimentos.

Questão 4 (2,5 pontos): Observe a figura a seguir, sobre o processo gerador de estresse em um ambiente de trabalho, e após analise quais seriam as variáveis envolvidas, os estressores, o estresse, os efeitos possíveis e as prevenções possíveis nos casos apresentados a seguir:

a) Agente de viagem trabalhando em escritório

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (52.4 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com