TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Individual da Disciplina Negociação e Administração de Conflitos

Por:   •  24/8/2020  •  Relatório de pesquisa  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho Individual da Disciplina Negociação e Administração de Conflitos

Nome: Meury Irala Welter de Macedo                        Turma: Proj 46

Com base no seu entendimento, escolha 4 (quatro) técnicas ou seus desdobramentos, e para cada um(a) descreva uma situação (real ou baseada em um FILME) que mostre a aplicação ou possibilidade de uso da técnica.

  1. Técnica da pressão de tempo

Esta técnica foi utilizada pela vendedora da concessionária XX, quando meu marido foi trocar de carro. A negociação iniciou em uma sexta-feira e ele queria o carro para poder viajar na semana seguinte, ou seja, entre venda e retirada do carro emplacado, seriam 5 dias úteis. O fato é que ele demonstrou demasiado interesse no carro na cor azul, e a vendedora, percebendo isso, colocou a situação de que o carro nesta cor apenas teria disponibilidade no prazo requerido se fosse na categoria superior.

Na segunda-feira, prazo limite para concluir a venda, ela sinalizou que na categoria que ele queria, apenas teria outras cores e que não garantia que estivessem emplacados a tempo (estavam em outra filial). A garantia era a de que para entrega na mesma semana, seria o carro azul na categoria superior. Resultado: ele viajou como planejado, no carro azul de categoria superior (gastando um $$ a mais).

  1. Técnica do uso de Moedas de troca

Esta técnica eu utilizei quando estava negociando o salário e as condições do meu atual emprego, vindo de Santa Catarina para Jundiai.

Quando o RH da empresa me ligou para oferecer os valores e benefícios, foi diretamente no valor limite inferior de salário que podia oferecer. Os benefícios eram muitos melhores dos que eu tinha. Eles usaram uma % acima do meu salário anterior e aguardaram uma contraproposta. Como eu tinha férias agendadas na empresa anterior e já estavam pagas, aguardei eles informarem o valor e coloquei a situação de não negociar o valor do salário, em troca de conceder 10 dias de folga para eu poder realizar a viagem, mais uma ajuda de custo com a hospedagem durante 30 dias, prazo necessário para conseguir alugar algum imóvel na cidade e trazer a mudança . Negociação concluída com sucesso.

  1. Técnica da influência com as Neurotáticas (o poder das razões emocionais)

Série: As Telefonistas – T5E3 – 11min45

Carlos e Lídia buscam uma hospedagem, no meio do caminho a Valladolid para resgatar Sofia, a protegida de Lídia. É época de guerra civil na Espanha. Eles combinaram fingir serem marido e esposa que vinham de Madrid com destino a Valladolid para visitar familiares. Chegando na hospedaria, a recepcionista pede documentação (exigências do novo governo). Como eles não poderiam se identificar disseram haver esquecido os documentos. A recepcionista diz não poder fazer nada e nem poder hospedá-los.

Observando isso, Lídia se posiciona concordando com a recepcionista, afirmando que a posição dela de não poder receber ninguém sem documentos estava correta. Reforça a situação de perigo da estrada e diz que entende que ela (a recepcionista) não deixaria nada acontecer aos três (ela, o suposto marido e o bebê - passando-se por grávida). Então a recepcionista fica com sentimento de culpa e deixa eles se hospedarem sem documentos.

  1. Técnica do estabelecimento do Campo da Negociação

Esta técnica foi utilizada na venda da minha casa.

Após realizar uma pesquisa sobre os preços das casas da região, os limites de financiamento disponíveis nos bancos, o objetivo de vender a casa com preço à vista e os valores de impostos e taxas a pagar, estabeleci um preço para a venda do imóvel. Com o preço alvo estabelecido, considerei as rodadas de negociação com consequente preço de abertura para venda, que foi anunciado pela imobiliária. Também enumerei algumas moedas de trocas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (42.8 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com