TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Layout

Exames: Trabalho Layout. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  1.061 Palavras (5 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 5

SEGURANÇA

Sinalização

O fluxo de saída e circulação de pessoal deve estar sinalizado de acordo a NR26, do MTE (16). O Mapa de Risco do laboratório deve ser elaborado de acordo com o anexo IV, da NR-5, do MTE, regulamentado pela Portaria nº. 25, de 29 de dezembro de 1994 (17) e ser fixado no local de trabalho para dar conhecimento dos riscos envolvidos no local.

A sinalização é uma das primeiras ações a serem desenvolvidas pelos responsáveis. Quando envolver risco biológico o emblema internacional indicando o risco biológico deve estar afixado nas portas de acesso aos laboratórios para restringir o acesso ao laboratório e inibir a entrada de pessoas que não tenham relação direta com o trabalho ali desenvolvido.

Os laboratórios químicos devem seguir as normas de sinalização por cores, que servem para identificação de equipamentos de segurança, delimitação de áreas de risco e canalizações empregadas para a condução de líquidos e gases.

Sempre que for necessária a identificação por cores, esta deve ser acompanhada por sinais convencionais ou palavras.

Sinalização de Segurança Sinais de Aviso

Os sinais de aviso devem possuir as seguintes características

intrínsecas:

• Forma triangular;

• Pictograma negro sobre fundo amarelo, margem negra /a cor amarela deve cobrir pelo menos 50% da superfície da placa.

Substâncias inflamáveis ou alta temperatura

Deverão sinalizar-se os locais onde são utilizadas as substâncias inflamáveis, os acessos, os armazéns e os armários onde estão colocadas. Por não haver sinalização específica, o sinal é também utilizado para materiais a alta temperatura.

Substâncias explosivas

Os locais e seus acessos onde se armazenam ou se manuseiam substâncias ou misturas explosivas devem ser sinalizados. Nomeadamente nas carpintarias, devido ao pó da madeira das máquinas lixadoras, nas industrias de plástico, de tinta e de papel, por causa dos solventes, e nos têxteis devido à impermeabilização com óleo.

Substâncias tóxicas

As intoxicações por inalação, ingestão ou absorção cutânea de produtos químicos perigosos podem ter conseqüências graves para a saúde, sendo por tanto necessário prevenir tais riscos. Particularmente as zonas de trabalho onde existam trabalhadores expostos a concentrações de chumbo no ar ou monômero de cloreto de vinil, iguais ou superiores ao nível de ação, devem ser sinalizadas com este sinal de perigo.

Substâncias corrosivas

Trata-se de substâncias ou preparações que podem exercer uma ação destrutiva sobre os ecidos vivos, figurando nesta categoria, entre outros, os ácidos e as bases. Devem também ser colocados nas portas de acesso aos locais de trabalho onde estas substâncias são utilizadas.

Substâncias radioativas

As fontes de radiações ionizantes (raios X e gama), bem como as zonas controladas e vigiadas onde existe a probabilidade de se ultrapassarem determinados limites de dose para os trabalhadores profissionalmente expostos, devem ser corretamente sinalizadas. Como a ação nociva das radiações ionizantes sobre o indivíduo, vítima de exposição ou contaminação, não provoca de imediatos efeitos biológicos perceptíveis, reveste-se de especial importância a sinalização de segurança que deverá alertar, de forma bem visível.

Cargas suspensas

Sempre que exista risco de queda de materiais, deverá utilizar-se o presente sinal. No caso de gruas de funcionamento programado, não basta delimitar as zonas de operações. Nestes movimentos, devem ser tomadas precauções impedindo o acesso a essas zonas. Deverá também ser utilizado noutros locais onde funcionam cadeias sem fim de transporte de peças, nomeadamente na construção civil, matadouros e indústria automóvel.

Veículos de movimentação de cargas

Embora o símbolo deste sinal represente um carro transportador com condutor, deverá aplicar-se a todos os veículos utilizados, com ou sem motor, sendo certo que os maiores riscos derivam dos motorizados. Será utilizado prioritariamente nos cruzamentos das vias onde estes carros se movimentam ou onde a visibilidade é reduzida. Recomenda-se também o uso em certas empresas que utilizam veículos sem condutor, embora possuindo dispositivos suplementares de segurança como paragem frente a obstáculos.

Perigo de eletrocussão

Deverá ser afixado nos locais onde existam fatores de risco para os trabalhadores, por contato direto com a energia elétrica.

Perigos vários

Sempre que não exista sinalização mais adequada à situação de perigo deverá afixar-se este sinal. Geralmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com