TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho sobre Layout - Produção

Por:   •  2/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 3

UNIGRANRIO – UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO

ADMINISTRAÇÃO – 6 º PERÍODO

CAMPUS MACAÉ

ARIANA MADEIRA

DIEGO CARDOSO

LUANA MATOS

MERIELEN SOUZA

RAÍSSA SALES

VITOR NUNES

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I

PEQUENA ANÁLISE DE LAYOUT DA PADARIA E MERCEARIA JURUBATIBA

Macaé

2016

Resumo

O objetivo deste trabalho foi realizar uma análise crítica de um layout, onde escolhemos uma panificadora, localizada no bairro Barreto, na cidade de Macaé-RJ.

Hoje em dia, com as novas exigências do mercado, para melhor funcionamento e controle dos produtos da empresa é indispensável que se tenha um gerenciamento e planejamento de reposição, visando sempre a melhoria no atendimento ao cliente.

Análise do layout da Padaria & Mercearia Jurubatiba

Atualmente, diversos administradores sofrem sérios problemas devivo à necessidade de diminuir o espaço físico dos seus estoques para aumentar a facilidade no processo. E com isso, surge a obrigação de se analisar um layout para garantir o seu desenvolvimento.

À atividade do layout tem por função verificar o estoque e planejar as mudanças para melhorar o ambiente e torná-lo agradável, pois, com a evolução tecnológica, o arranjo físico tornou-se de maior importância para as organizações.

A padaria e mercearia Jurubatiba, está localizada em Macaé, no bairro Barreto. É uma empresa pequena, mas se destaca por ser uma das poucas panificadorasno bairro.

Ela é dividida em dois setores: Produção e Vendas. No setor de Produção, são fabricados os pães tradicionais, pães especiais, confeitaria e salgados. Dentre os produtos mencionados, o pão francês é o de maior saída e o que possui maior número de atividades na produção, sendo este último, um dos motivos para a análise do layout da panificadora.

[pic 1]  [pic 2] [pic 3] [pic 4]

Conseguimos, então, observar alguns pontos que prejudicam o layout do estabelecimento:

  1. – Iluminação:

Notamos que o ambiente é um pouco escuro o que pode aumentar a fadiga ocular, diminuição da eficiência operacional e acarretar o aumento de acidentes no trabalho. Desta forma, a troca das lâmpadas halógenas pelas fluorescente, tornaria-se o ambiente com maior visibilidade.

  1. – As cores do ambiente:

Cores quentes acabam aproximando os objetos e dando a impressão de que o espaço é menor, enquanto as cores frias ampliam o espaço aparente. Além disso, sabemos que as cores influênciam no comportamento humano, podendo causar efeitos psicológicos, como cansativo ou de alegrias.

  1. –Temperatura e Ventilação:

Ambiente com pouca ventilação e de temperatura elevada, causando um certo desconforto. Neste caso, aderir ventiladoresno ambiente produtivo seria ideial para circulação de ar, evidanto desta forma, o ar confinado.

  1. – Ruídos:

Alguns equipamentos apresentaram pequenos ruídos, mas se constantes e a níveis superiores a 50 decibéis pode causar deficência auditiva em algumas pessoas.

Além disso, foram identificados:

  • Uma certa demora no desenvolvimento dos trabalhos;
  • Congestionamento de materiais;
  • Fluxo de trabalho inadequado.

O arranjo físico adequado de qualquer organização é um fator fundamental na importância dos processos produtivos e eficiência na otimização das condições de trabalho. Com isso, é importante ter noção deste espaço físico e saber que todo espaço possui seus limites. Desta forma, o planejamento de layout abrange decisões para que atuem de maneira mais eficaz para que clientes, trabalhadores e equipamentos não atrapalhem uns aos outros, pois só assim, a empesa consiguirá alavancar a capacidade de produção e gerar desempenhos competitivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (331.8 Kb)   docx (684.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com