TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre Espiritualidade

Por:   •  19/9/2023  •  Dissertação  •  1.971 Palavras (8 Páginas)  •  31 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Aug Resp e Gr Benf Loj Simb Marquês de Pombal, nº 1220


Jurisd G O BS P 

Fed GOB
REAA


À GLÓRIA DO

 G A D U

 
V M
IIr 1º E 2º VVig
MM IIr

Ap.˙. M.˙.  LESLIE APARECIDO MAGRO – CIM 326506

TRABALHO EM GRAU DE APRENDIZ: “A ESPIRITUALIDADE NA MAÇONARIA”

“A ESPIRITUALIDADE NA MAÇONARIA”

        Na 1ª Carta de São João aos Coríntios, temos:

“Se eu falar as línguas dos homens e anjos, e não tiver caridade, sou como o metal que soa, ou o sino que tine. E se eu tiver o dom da profecia, e conhecer todos os mistérios, é quanto pode se saber. E se tiver toda a fé, até o ponto de transportar montanhas, e não tiver caridade, não sou nada”.

        Que somada a citação do autor André Luiz em seu “Agenda Cristã”:

“Amar não é desejar, é compreender, dar de si, renunciar aos caprichos e sacrificar-se para que a Luz Divina do Verdadeiro Amor resplandeça”.

        Logo, concluímos que:

                        A Caridade + Amor = Amor ao próximo.

        Ou seja, a espiritualidade está sempre presente na Maçonaria, tendo em vista que a Ordem representa em seus Templos a imagem do Templo de Salomão, que foi erguido para ser a casa de Deus.

        Os ensinamentos maçônicos buscam o aperfeiçoamento da Humanidade, através:

                - Da Liberdade de Consciência – atingida através do conhecimento;

                - Da Igualdade de Direitos – alcançada pela prática incessante da Justiça;

                - Da Fraternidade – conquistada pela permanente exercício do Amor ao próximo;

        Moisés recebeu de Deus os 10 mandamentos. E Jesus os resumiu em apenas dois, conforme lançado no Evangelho de São Mateus:

        1º - Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua Alma, e de todo o teu Conhecimento (o maior e primeiro mandamento);

        2º Amarás a teu próximo como a ti mesmo.

        O Patrono da Maçonaria, segundo a crença foi João – O Evangelista – que foi discípulo do Mestre Jesus, que quando foi crucificado pediu-lhe que cuidasse de sua Mãe - Maria, até o falecimento.

Após o falecimento de Maria, João Evangelista dedicou sua vida à pregação do Evangelho de Cristo, consolando todos irmãos que sofriam.

        Foi preso pelos Romanos e levado para a Ilha de Patmos, aceitando com humildade o mal tratamento recebido, tratando com amor os soldados que se tornaram seus seguidores, porquanto, na ausência de multidões, falava aos peixes sobre a vida de Cristo, e dialogava com o vento pedindo com humildade que levasse suas palavras aos lugares que dela carecessem.

        Condenado à morte em Roma, foi colocado em um recipiente, com azeite fervente, após uma semana de fervura foi retirado do fogo, e para espanto geral João saiu abençoando a todos sem qualquer queimadura, sendo então libertado, e os soldados, temendo uma armadilha, o vestiram com uma velha farda, rasparam sua cabeça, colocaram-lhe o nome de Francisco, e o mandaram à Efaso, onde também foi amado pelo povo por sua humildade e amor às criaturas.

        Com frequência voltava a Patmos, e numa das viagens sob inspiração do Plano Maior, escreveu o Apocalipse.

João Evangelista morreu com quase 100 anos, deixando o exemplo de vida dedicada ao Amor. Assim, cabe perguntar, até onde se tem copiado a vida de João?    

        Pelo livro ‘O Evangelho Segundo o Espiritismo’, Alan Kardec define o Amor como a Essência Divina, que reside no fundo do coração, como uma centelha do Fogo Sagrado, pois a centelha cresce com a Moralidade a Inteligência, e para ir em direção à Deus é necessário:

                - Que vença os instintos em favor dos sentimentos.

        O Homem, ao longo do tempo vem se afastando do Criador, na busca da felicidade na Matéria, esquecendo que aqui está de passagem, não atentando que a Felicidade do Espírito é que importa para um retorno digno à Pátria Espiritual.

        A Inteligência do Homem foi desenvolvida ao longo dos séculos, e quando é dirigida por Moral Sadia, sabe distinguir o Bem do Mal. Porém, para a maioria dos homens foi aplicada na conquista de bens materiais, por isso é que a violência e a corrupção vêm dominando os povos, cabendo questionar:

                - Onde está o Amor ao Próximo prestado pelo Mestre Jesus?

        Em Gênesis (Capítulo 6, Versículo 5) o G.:A.:D.:U.:, disse a Noé:

“Vendo, pois, Deus, que a maldade do homem era grande sobre a Terra, e que todos os seus pensamentos em todo tempo eram aplicados ao mal...”;

frase dita há milhares de anos e que são atuais, pois os homens desviam-se por maus caminhos e se perdem nas sombras da maldade, na busca incessante e incansável de bens materiais

        Já transcorridos mais de 2.000 anos da vinda de Jesus, seus belos ensinamentos foram em grande parte desprezados ou deturpados, ao invés de serem perpetuados sem distorções e passados com respeito. Ora, porque o homem não aceita e passa o dito por João:

                - “... Não amemos por palavras, ou por língua, mas por obras e em verdade...”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (140.6 Kb)   docx (377.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com