TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre Processos-Computacionais

Artigo: Trabalho Sobre Processos-Computacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  4.194 Palavras (17 Páginas)  •  904 Visualizações

Página 1 de 17

1 Introdução

2

3 Os sistemas computacionais atuais permitem que diversos programas sejam carregados na memória e executados simultaneamente. Essa evolução tornou necessário um controle maior na divisão de tarefas entre os vários programas. Essas necessidades resultaram na noção de processo. Um sistema é constituído de um conjunto de processos que executam seus respectivos códigos do sistema operacional e processos e códigos de usuários

4

5 Em sistemas operacionais, o processo é um módulo executável único, que corre concorrentemente com outros módulos executáveis. Por exemplo, em um ambiente multitarefa (como o Unix) que suporta processos, um processador de texto, um navegador e um sistema de banco de dados são processos separados que podem rodar concomitantemente, sendo módulos separados e carregáveis, ao contrário de threads, que não podem ser carregadas. Múltiplos threads de execução podem ocorrer dentro de um mesmo processo. Além dos threads, o processo também inclui certos recursos, como arquivos e alocações dinâmicas de memória.

6

7 Um sistema operacional não executa somente os programas que podemos ver. Imagine que os aplicativos que você roda reúnem diversas instruções e comandos, porém, são os processos que efetivamente executam esses comandos. Isso significa que um único aplicativo pode ter vários processos relacionados a ele. Por exemplo, o navegador Google Chrome, que executa uma nova tarefa a cada aba aberta. Essa medida permite que cada aba seja gerenciada individualmente e, mesmo que uma trave, as outras continuam trabalhando normalmente.

8

9 De um modo geral, processos representam tarefas (partes de um programa) em execução, muitas dessas tarefas são executadas em pano de fundo e mantêm o sistema trabalhando - gerenciando redes, memória, disco, checagem antivírus, etc.

10

11 Um processo tem uma série de características próprias. A estrutura básica é formada por uma imagem do código executável associado a um programa. A memória contém o código executável e dados específicos.

12

13

14 Quando um processo é executado, ele muda de estado, sendo o estado definido pelas atividades que estão sendo realizadas por esse processo. Cada processo pode estar em um dos seguintes estados: novo, pronto, em execução, em espera ou terminado. Cada processo é descrito no sistema operacional por um bloco de controle de processos. Quando um processo não está sendo executado, ele é colocado em alguma fila de espera. Existem duas grandes classes de filas em um sistema operacional: fila de requisição de E/S e fila de processos prontos. A segunda contém todos os processos que estão esperando pela CPU. Cada processo é representado por um BCP, e os BCPs podem ser ligados para formar uma fila de processos prontos. O escalonador de processos faz uma seleção de processos que podem passar a competir pela CPU. Normalmente, essa seleção é bastante influenciada por considerações relativas à alocação de recursos, especialmente o gerenciamento de memória. A alocação de CPU consiste em selecionar um processo da fila de processos prontos.

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35 Processos

36

37

38 Um processo é um programa em execução. A execução de um processo ocorre de maneira sequencial, ou seja, uma instrução após a outra. A qualquer instante, apenas uma instrução de um determinado processo é executada.

39

40 Estão associadas a um processo informações sobre seu estado atual.

Representadas pelo valor do contador de instruções e pelos valores contidos nos registradores do processador.

41

Também uma pilha, que contém dados temporários (tais como argumentos de sub-rotinas, endereços de retorno e variáveis temporárias), e uma seção de dados contidas em variáveis globais.

42

Embora dois processos possam estar associados a um mesmo programa, são considerados duas sequências de execução distintas. Por exemplo, cópias de um programa de correio eletrônico podem estar sendo executadas por vários usuários ou o mesmo usuário pode estar usando diversas cópias de um processador de texto. Cada um desses programas em execução constitui um processo distinto e, embora o texto de alguns programas possa ser o mesmo, o estado de cada processo será diferente. É comum ter um processo que crie muitos processos durante sua execução.

43

44

45 Novo

46 Admitido

47

48

49

50 Término

51 Terminado

52

53

54

55

56

57

58

59

60

61

62

63

64

65

66

67

68

69

70

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com