TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Processos Gerenciais 1º Semestre

Ensaios: Trabalho Processos Gerenciais 1º Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  2.278 Palavras (10 Páginas)  •  1.671 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 5

2.1 PROCESSOS ADMINISTRATIVOS 5

3 SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL 8

3.1 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 9

4 GESTÃO DE PESSOAS 10

5 INTRODUÇÃO A ECONOMIA 11

6 ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 12

6.1 EMPRESA BUDDEMEYER S.A 12

6.2 EMPRESA BUDDEMEYER ACABAMENTO TÊXTIL S.A. 12

6.3 ORGANOGRAMA DA EMPRESA BUDDEMEYER S.A. 13

7 CONCLUSÃO 14

8 REFERÊNCIAS 15

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho foram desenvolvidos os conteúdos estudados nas disciplinas de Comportamento Organizacional, Gestão de Pessoas, Processos Administrativos e Introdução a Economia. Foi realizado um estudo de como essas disciplinas se aplicam na prática no cotidiano da empresa Buddemeyer SA, vamos ver também o impacto que os grupos, os indivíduos e a estrutura tem no desempenho da empresa no mercado em que ela atua, analisou-se a importância dos valores, atitudes e normas que são compartilhadas por todos os elementos da organização, tornando-a com identidade única.

Nesta empresa presenciou-se a importância da ética e da responsabilidade social em seus negócios, pois ao realizar suas atividades a mesma se preocupa com o meio ambiente e com a comunidade em que esta inserida.

Em de Processos Administrativos verificou-se o histórico da empresa, organograma, número de funcionários, ramo de atuação, estrutura organizacional e níveis hierárquicos.

Em Introdução a Economia analisou-se as condições de mercado desta empresa, em que tipo de mercado essa empresa se enquadra, se atua tranquila ou se enfrenta forte concorrência.

O objetivo geral deste trabalho para nós alunos do curso de Processos Gerenciais é verificar na prática de uma empresa como funcionam os conceitos aprendidos durante esse semestre na web aulas, nas aulas atividades, e nos livros das disciplinas, como esses conceitos são aplicados e gerenciados pelos gestores da empresa.

Os objetivos específicos são perceber as diferenças entre estudar as teorias dos conteúdos e coloca-las em prática em uma empresa, as dificuldades em conciliar as mias variadas opiniões em um ambiente empresarial, as tomadas de decisões que exigem de um líder o conhecimento sobre tudo o que acontece ao se redor para que possa fazer as melhores escolhas para todos os envolvidos, e principalmente saber que acima de tudo se esta trabalhando com pessoas que são o maior capital que uma empresa pode possuir e que devem ser tratadas com respeito e responsabilidade.

Agora vamos apresentar um breve histórico da empresa Buddemeyer S.A.

O sonho de um imigrante alemão, de tornar-se um empreendedor, é que originou a história da Buddemeyer. Em 1924, juntamente com a então noiva Frieda Kraemer, Friedrich Bernard Buddemeyer veio tentar a sorte no Brasil. Trouxe a esperança, a vontade em trabalhar e a formação nas engenharias têxtil e metalúrgica. Depois de atuar na empresa Hering de Blumenau e na empresa de tecidos Carlos Renaux de Brusque, resolveu montar uma indústria de teares. As primeiras máquinas foram fabricadas na cidade de Itajaí em 1937. Era o início da Mecano Têxtil Fritz Buddemeyer, que funcionou sob o comando do fundador até 1951.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

Em 1951 a família mudou-se para São Bento do Sul, mudando o foco da indústria mecânica para a fabricação de produtos têxteis e felpudos. Nesta fase os filhos Kurt e Siegfried passaram a conduzir os destinos da empresa, que viveu na década uma significativa expansão da Capacidade produtiva. Nessa época tiveram início as exportações, para a Comunidade Econômica Europeia e América do Norte experiência que agregou conhecimento para a qualidade dos produtos Buddemeyer.

Em meados da década de 80 a terceira geração assumiu o comando da empresa. Rolf, Marcos, Claus e Carlos Buddemeyer passaram a reforçar ainda mais a presença da marca no mercado. A razão social, em 1986, foi alterada para Buddemeyer S.A.. A Cia possui uma unidade em São Bento do Sul e outra em Fragosos no município de Campo Alegre, ambas no Estado de Santa Catarina. As duas plantas integram moderno parque industrial, onde são fabricados produtos de qualidade reconhecida e valorizada pelos mercados nacional e internacional, através de uma equipe de 1150 colaboradores e teve um faturamento de 200 milhões de reais em 2011.

As atividades de Planejamento, Direção, Controle, e ação foram realizadas no setor de fiação da empresa.

Planejamento:

As ações de planejamento na empresa são desenvolvidas da seguinte maneira:

Atividade Principal: Objetivos e Metas

Características: Planejar se torna imprescindível, para que os objetivos e metas sejam alcançados. Os objetivos deverão especificados para serem atingidos.

A Buddemeyer permite que os administradores e trabalhadores tenham suas ações orientadas para determinados objetivos, permitindo-lhes concentrar suas ações e atenção no que é mais importante para a organização.

A equipe decide antecipadamente o que deve ser feito para alcançar determinado objetivo e meta.

A empresa não considera somente o ambiente externo da organização, o que se caracteriza como Planejamento Estratégico. Pode-se ainda planejar para cada departamento da organização, consiste em uma duração menor e se institui Planejamento Tático, mas está dentro do Planejamento Estratégico, para utilizar-se do Planejamento Operacional diariamente, confeccionando cronogramas, estipulando tarefas e metas a serem cumpridas diariamente e organizacionalmente.

Para um bom desempenho é necessário um bom Planejamento e para que haja um bom desempenho empresarial é necessário um Planejamento Organizacional. Podendo assim perceber que ambos se interligam.

Planejamento é o lado racional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com