TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho academico referente a PPCP

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.339 Palavras (6 Páginas)  •  759 Visualizações

Página 1 de 6

Planejamento, Programação e Controle de Produção

ATPS

                                            Nomes:  RA:

                                                         

                                                                          Logística:

                                                                                             PPCP

    Profº:

Março - 2015

Osasco – SP

PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DE PRODUÇÃO

Trabalho referente à Planejamento, Programação e Controle de Produção, curso de Logística da faculdade Anhanguera, como requisito parcial de obtenção de nota.

Orientador: Profº

Março - 2015

Osasco – SP

Sumário

Introdução ........................................................................................... 01

1. Etapa 1 ............................................................................................  02

 2.Etapa 2 ............................................................................................  03

 Resumo .............................................................................................  05

Referencias bibliográficas ................................................................  06


Introdução

O objetivo deste trabalho é compreender o conceito de Planejamento, Programação e Controle de Produção dentro da logística. Conhecer seus sistemas, atividades, aplicações e ferramentas de controle a fim de alcançar as metas estrategicamente determinadas pela empresa.

        

Etapa1

O Planejamento e controle da produção é uma ferramenta que atua estrategicamente na área administrativa da produção buscando que a produção ocorra eficazmente e produza bens e serviços que atendam a demanda existente no mercado. O PCP trata dados de diversas áreas, transforma-os em informações, suporta a produção para que o produto seja entregue na data e quantidade solicitada.

Podemos dizer que o PCP estará pronto quando as seguintes questões forem respondidas:

 O que produzir?

 Quando produzir?

 Onde produzir?

 Como produzir?

 Quanto produzir?

 Com o que produzir?

 Para quem produzir?

Em geral, o desempenho do PCP dedicasse as atividades mais operacionais como a programação da produção, controle de estoque (matérias primas, em processo s de produtos acabados), emissão de controle de ordens de produção entre as outras atividades do dia a dia da produção.

Entretanto, a atividade de planejamento não se limita ao nível operacional. no nível tático-estratégico, agencia de produção tomada de decisões de médio e longo prazo que incluem decisões sobre aquisição de equipamento e maquina contratação de pessoas administração de matérias  e fornecedores , com base em previsões atualizadas de demanda

Resumidamente o planejamento determinará as metas e os objetivos a serem alcançados pela empresa e o controle atuará como medidor de desempenho para mostrar se as atividades que foram planejadas estão sendo executadas conforme o esperado, a fim de alcançar a qualidade total dos bens e serviços.

Etapa2

Após ter um planejamento completo o passo seguinte é colocá-lo em ação para fazê-lo funcionar. A partir do momento em que o plano de produção está pronto o que deve fazer em seguinte é a programação de sua execução. Como o plano de produção é muito amplo e genérico, e precisa detalhá-lo para que possa ser executado no dia a dia da empresa. A programação determinara quando deverão ser realizadas as tarefas e operações de produção e quanto devera ser feito, isso estabelece uma agenda de compromissos para diversas unidades que estão envolvidas no processo produtivo da empresa. A programação produção tenta estabelecer um fluxo de informações para as unidades envolvidas, com o propósito de comandar, coordenar e integrar o processo produtivo da empresa. A programação deve conter os seguintes itens: o que, quanto, quando e onde.

 Dentro da programação da produção se aborda os seguintes tópicos

-Previsão de demanda

-Planejamento da capacidade de produção

-Planejamento agregado da produção

-Programação meta da produção

-Controle da produção

Previsão de demanda: Os métodos estatísticos de previsão de demanda auxiliam os gerentes de produção no dimensionamento da produção e dos recursos matérias e humanos necessários. A previsão de demanda assume um papel ainda mais importante quando a empresa adota uma estratégia de produção para estoque.

Planejamento da capacidade de produção: A partir da previsão de demanda de médio e longo prazo e da analise da capacidade instalada, determina-se a necessidade de adequação (aumento ou redução) da capacidade de produção para melhor atender a demanda no médio e longo prazo.

Planejamento agregado da produção: Visa determinar a estratégia de produção mais adequada para a empresa. No plano agregado, Estão as decisões de volumes de produção e estoque mensais, contratação (ou demissão) de pessoas, uso de horas- extras e subcontratação, contratos de fornecimentos e serviços logísticos. Usualmente o horizonte de planejamento é anual com revisão mensal dos planos. Neste nível de planejamento, as informações de demanda e capacidades são agregadas para viabilizar a analise e tomada de decisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (83.1 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com