TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho apresentado ao curso de Pós graduação em Geografia do Brasil da FACEI–Faculdade Einstein

Por:   •  30/12/2016  •  Dissertação  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 2

 Faculdade Einstein[pic 1]

Geórgia Silva Soares Novais

Políticas Públicas

Trabalho apresentado ao curso de Pós graduação em Geografia do Brasil da FACEI–Faculdade Einstein

Professor: Tadeu Cincurá

[pic 2]

BRUMADO - BAHIA

2016

A discussão acerca das políticas públicas nas últimas décadas tomou uma dimensão muito ampla, dado o avanço das condições democráticas.

O termo “Políticas Públicas” significa o conjunto de disposições, medidas e procedimentos que traduzem a orientação política do Estado e regulam as atividades governamentais relacionadas às tarefas de interesse público. Já as políticas públicas educacionais referem-se a tudo aquilo que um governo faz ou deixa de fazer em relação à Educação.

No Brasil, as políticas educacionais têm foco mais específico nas questões escolares, mas sabemos que a educação vai além do ambiente escolar. Ela abrange tudo o que se aprende socialmente. Porém, a educação só é escolar quando ela for passível de delimitação por um sistema que é fruto de políticas públicas.

E sabendo que as políticas públicas são ações coletivas que visam à orientação e garantia de direitos perante a sociedade, no qual envolve compromissos e tomadas de decisões que almejam determinadas finalidades, essas ações governamentais devem ser sempre planejadas com objetivos, metas, efeitos e com efetividade.

A educação pública do Brasil é uma questão que envolve a responsabilidade e parceria do governo federal, estadual e municipal e deve compreender um esforço da sociedade e das instituições para garantir, de forma permanente, os direitos de cidadania a todos.

Durante muito tempo a educação se prestou como instrumento para atender às exigências das classes dominantes. Contudo, as evoluções técnicas e, especialmente, a evolução na compreensão das relações sociais e do próprio conhecimento do homem sobre sua própria natureza já não mais suportam tais ideias. Não se pode admitir, no mundo moderno, que o ser humano seja reduzido a um mero objeto, uma simples engrenagem a prestar seus serviços a consecução de interesses alheios.

Tomando a educação como a condução de outrem na construção do conhecimento, se invertem os polos dos agentes, passando-se a assumir o indivíduo como fim e não mais como meio. Para tanto, é fundamental que os professores conheçam as políticas públicas vigentes para lutar pela sua efetivação e qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (77.6 Kb)   docx (27 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com