TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Apresentado ao Curso de Processos básicos psicológicos Faculdade Anhanguera de Osasco

Por:   •  1/12/2023  •  Resenha  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  33 Visualizações

Página 1 de 3

           UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE OSASCO

 

 

AFETOS, EMOÇÕES E SENTIMENTOS

Trabalho apresentado ao curso de Processos básicos psicológicos Faculdade Anhanguera de Osasco

Graduação Psicologia  

Orientadora: Prof Angelita Devequi Rodrigues Traldi

Osasco – SP

2023


            

 ; Introdução

O presente trabalho tem por objetivo discorrer sobre os principais pontos sobre afeto, emoções e sentimentos.

 

  1. Referencial Teórico 

Sobre afeto, sentimento e emoção. Esses termos estão relacionados às experiências humanas e à forma como nos relacionamos com o mundo ao nosso redor.

O afeto refere-se a uma expressão de carinho, afeição ou amor por alguém ou algo. É a capacidade de estabelecer vínculos emocionais e sentir empatia pelos outros. O afeto pode ser demonstrado através de gestos, palavras ou atos de cuidado e ternura.

Os sentimentos são reações subjetivas a determinadas situações, pensamentos ou estímulos. Eles podem variar de alegria e felicidade a tristeza e raiva. Os sentimentos são influenciados por nossas experiências, valores e percepções individuais. Eles são uma parte intrínseca da experiência humana e desempenham um papel importante na nossa tomada de decisões e na forma como interagimos com o mundo.

Por sua vez, as emoções são respostas psicofisiológicas mais intensas a estímulos específicos. Elas envolvem mudanças fisiológicas, como aumento da frequência cardíaca, sudorese e alterações na expressão facial. As emoções podem ser primárias, como medo, alegria, raiva, tristeza, surpresa e nojo, ou secundárias, que são combinações de emoções primárias.

Tanto os sentimentos quanto as emoções são influenciados por fatores biológicos, cognitivos e sociais. Eles desempenham um papel crucial na comunicação interpessoal, na forma como nos relacionamos com os outros e na nossa capacidade de compreender e responder ao mundo ao nosso redor.

  1. Objetivo

         O objetivo E como intuito, pesquisar e comparar a relação entre afeto, emoções e sentimentos sob a perpectiva da Psicologia a entender e atuar de forma proativa no entendimento de cada um e como eles se interrelacionam.

  1. Considerações Finais

Em 1917, Sigmund Freud, com a sua habitual antevidência, descreveu os afetos como experiências compostas que incluem “determinadas inervações ou descargas motoras” e “certos sentimentos”.

Desde então, os psicólogos têm definido:

Emoção como a componente neurofisiológica/expressão motora do afeto (ou seja, o que acontece no corpo);

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (68.5 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com