TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Anhanguera de Guarulhos

Por:   •  21/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  13.139 Palavras (53 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 53

Guarulhos

2018

GENICELIA MIRANDA DA SILVA

METODOLOGIA DE ENSINO:

A LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO-

APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Anhanguera de Guarulhos, como requisito parcial para a obtenção do título de graduado em Pedagogia.

BANCA EXAMINADORA

Professor Joel Pereira de Oliveira Filho

Professora Keila Souza Boldrin

Professor. Dr. Luciano Ferreira de Souza

Guarulhos, 10 de dezembro de 2018

Dedico este trabalho aos meus pais, que com muito carinho e apoio nunca mediram esforços para que eu chegasse até aqui, à minha filha que desde que veio ao mundo é a minha maior inspiração e ao meu esposo pelo companheirismo nos momentos mais difíceis.

AGRADECIMENTOS

Não posso esquecer o papel que Deus teve ao longo do meu percurso. Agradeço ao Senhor pela força que colocou no meu coração para lutar até alcançar esta grande meta na minha vida, minha formação em Pedagogia.

Agradecer ao apoio da minha família, mãe Valdeni Almeida Miranda, pai Genivaldo Pereira da Silva, padrasto Adailton de Jesus Mendes, esposo Hugo Batista, sogra Marilene Bispo de Carvalho e à minha filha Ana Luiza Miranda, ela é o meu maior motivo de dedicação, veio ao mundo me dar ainda mais força para alcançar cada objetivo.

As minhas amigas: Alexandra Cardoso, Jussara Oliveira, Sandra Brito, pessoas com quem pude agregar ainda mais conhecimento durante esse tempo na faculdade, pessoas que jamais esquecerei na minha vida e com toda certeza sentirei muita saudade.

Aos professores, grandes profissionais com um esforço gigante e muita paciência, foram eles que me deram recursos e ferramentas para evoluir cada dia mais. Texto em que o autor faz agradecimentos dirigidos àqueles que contribuíram de maneira relevante à elaboração do trabalho.

A todas as pessoas que de uma alguma forma me ajudaram a acreditar em mim eu quero deixar um agradecimento eterno, porque sem elas não teria sido possível

SILVA, Genicelia Miranda da. Metodologia de Ensino: a ludicidade no processo de ensino- aprendizagem da matemática. 2018. 34 folhas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Faculdade Anhanguera de Guarulhos, Guarulhos, 2018.

RESUMO

O presente trabalho aborda a temática da importância da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem da matemática como a inserção de situações lúdicas na prática pedagógica pode estimular habilidades que cooperam para uma aprendizagem mais significativa para a criança. Considerando que a matemática é um objeto social e que o lúdico faz parte da vida humana por ser um instrumento relevante para desenvolver aspectos físico, social, cultural, linguístico e cognitivo do indivíduo, percebe-se que a ludicidade aliada ao conceito adequado sobre a introdução da criança na matemática pode exercer uma influência favorável ao processo de aprendizagem, propiciando possibilidades para que o educando tenha um convívio com situações reais e significativas, e, desta forma perceba as suas várias finalidades no contexto social. O estudo foi desenvolvido com base em pesquisa bibliográfica, utilizando livros de acervos de bibliotecas públicas e privadas, artigos, trabalhos acadêmicos, os referenciais teóricos consultados foram, Aguiar (1998); Kishimoto (1994); Piaget (1978); Sadovsky (2007) e Vigtsky (1984).O lúdico sempre ocupou um lugar de destaque na vida de toda criança, e exerce uma função essencial no desenvolvimento do indivíduo. Portanto, compreender o lúdico como uma possibilidade pedagógica em harmonia com a metodologia usada pelo educador, justifica-se por julgar que o conhecimento pode ser desenvolvido a partir do universo da própria criança e floresce ao passo que ela aumenta seu acervo social e cultural.

Palavras-chave: Lúdico; Matemática; Ensino-aprendizagem; Criança; Educação infantil.

SILVA, Genicelia Miranda da. Metodologia de Ensino: a ludicidade no processo de ensino- aprendizagem da matemática. 2018. ? Folhas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Faculdade Anhanguera de Guarulhos, Guarulhos, 2018.

ABSTRACT

This paper discusses the importance of ludicity in the teaching-learning process of mathematics as the insertion of playful situations in pedagogical practice can stimulate skills that cooperate for a more meaningful learning to The child. Considering that mathematics is a social object and that playful is part of human life because it is a relevant instrument to develop physical, social, cultural, linguistic and cognitive aspects of the individual, it is perceived that the ludicity allied to the concept Adequate on the introduction of the child in mathematics can exert a favorable influence on the learning process, providing possibilities for the learner to have a conviviality with real and meaningful situations, and in this way perceives his various purposes in the social context. The study was developed based on bibliographic research, using books of collections of public and private libraries, articles, academic papers, the theoretical referential consulted were, Aguiar (1998); Kishimoto (1994); Piaget (1978); Sadovsky (2007) and Vigtsky (1984). The ludic has always occupied a prominent place in the life of every child, and plays an essential role in the development of the individual. Therefore, understanding the ludic as a pedagogical

...

Baixar como (para membros premium)  txt (90 Kb)   pdf (222.2 Kb)   docx (55.7 Kb)  
Continuar por mais 52 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com