TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Logística - Passos para Abertura de uma Empresa.

Por:   •  16/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.616 Palavras (7 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 7

Escola Info Jardins

“Passo-a-Passo para Abrir uma Empresa”

Alexandro Silva

Gabriel Nogueira

Jaime de Oliveira

Damaris Silva

Joyce Marques

Valdeane Santos

TLC – Manhã

Professor Jessé Silva

Barueri

2015

Alexandro Silva

Gabriel Nogueira

Jaime de Oliveira

Damaris Silva

Joyce Marques

Valdeane Santos

“Passo-a-Passo para Abrir uma Empresa”

Trabalho do Curso Técnico de Logística

Disciplina: Logística Empresarial

Orientador: Jessé Silva

Barueri

2015

Resumo

        Este trabalho tem por finalidade explicar passo-a-passo todas as etapas para abertura de uma empresa, desde os estudos de mercado, produtos e o tipo de perfil que sua marca vai atingir, análise de seu perfil empreendedor, busca por inovações, e os processos burocráticos e formais que devem ser feitos para que sua empresa inicie suas atividades corretamente no mercado.

        Praticamente, este trabalho irá mostrar o que é preciso entender no mercado, no seu público-alvo e na hora de planejar bem seu negócio.


Abstract

        This study aims to explain step-by-step all the steps to starting a business, from market research, product and type of profile that your brand will achieve, analysis of your entrepreneurial profile, search for innovation, and bureaucratic and formal processes that should be made to your company start its activities properly in the market.

        Practically, this work will show you what you need to understand the market in its target audience and the time to plan your business well.


Sumário

1. Introdução................................................................................................................2

2. Conceito de Empresa..............................................................................................3

3. Passos para Abrir uma Empresa.............................................................................4

4. Conclusão..............................................................................................................16

Referências Bibliográficas..........................................................................................17


1. Introdução

Neste trabalho, abordaremos brevemente o conceito de uma Empresa e qual seu papel atualmente nesse cenário tão competitivo que se tornou nosso mercado consumidor. E detalharemos o passo-a-passo para a abertura de uma organização, explicando todo o caminho que deve ser percorrido por quem vem descobrindo seu Perfil Empreendedor, e que tem interesse em formalizar o seu negócio.

2. Conceito de Empresa

        Empresa é uma unidade econômico-social, integrada por elementos humanos, materiais e técnicos, que tem o objetivo de obter utilidades através da sua participação no mercado de bens e serviços. Nesse sentido, faz uso dos fatores produtivos (trabalho, terra e capital).

        As empresas podem ser classificadas de acordo com a atividade econômica que desenvolvem. Deste modo, nos deparamos com as empresas do setor primário (que obtêm os recursos a partir da natureza, como é o caso das agrícolas, pesqueiras ou pecuárias), as empresas do setor secundário (dedicadas à transformação de matérias-primas, como acontece com as industriais e as da construção civil) e as empresas do setor terciário (empresas que se dedicam à prestação de serviços ou ao comércio).

        Outra classificação igualmente possível para as empresas é de acordo com a sua constituição jurídica. Existem empresas individuais (que pertencem a uma única pessoa) e societárias (constituídas por várias pessoas). Neste último grupo, as sociedades, por sua vez, podem ser anônimas, de responsabilidade limitada e de economia social (as chamadas cooperativas), entre outras.

 

3. Passos para Abrir uma Empresa

        Antes de começar toda a parte burocrática, reflita se você tem um Perfil Empreendedor (estar motivado pela auto-realização, pelo desejo de assumir responsabilidades e ser independente) para abrir um negócio próprio. Fazer isso motivado por frustrações pessoais muitas vezes resulta em fracasso.

        Além disso, você tem que saber será viável ou não, com base em seus recursos empregados. E pense em um Negócio Inovador e que traga algum diferencial para prosperar no mercado.

        Iniciando o passo-a-passo, primeiramente elabore o Contrato Social (contrato que os sócios assinam ou assumem, mediante a formação de uma nova sociedade em uma empresa), definindo os itens abaixo:

- Objetivo (a meta que se pretende alcançar);

- Ramo da Empresa (área do mercado em que ela se insere ou atuará);

- Aspectos Societários (sócios ou associados em uma empresa);

- Formação do Capital Social (valor que os sócios contribuem para a empresa, sem direito de devolução).

Exemplo de Contrato Social:

        Após definido, leve o Contrato Social e os documentos pessoais dos sócios à Junta Comercial ou ao Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas. Para as empresas, esse passo é equivalente à obtenção da Certidão de Nascimento de uma Pessoa Física.

        Deve-se verificar se há alguma outra empresa registrada com o nome pretendido. Geralmente, é necessário preencher um formulário próprio com três opções de nome. Há estados que já oferecem esse serviço pela Internet.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (687.6 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com