TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho unopar individual

Por:   •  5/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.178 Palavras (13 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 2][pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 7º SEMESTRE

SABRINA HOFFMANN

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO  –

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

RELATÓRIO FINAL

[pic 3]

Cidade

2015

SABRINA HOFFMANN

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO  

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Anos Iniciais do Ensino Fundamental - 7º semestre.

Orientador: prof. Melina Klaus

Tutor eletrônico: Dalila Cristina de Campos Gonçalves

Tutor de sala: Joarez Lorenzon

LAGOA VERMELHA

2015


sumário

INTRODUÇÃO                3

1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO...........        4        

1.1 Caracterização da Instituição        4

2 ROTINA OBSERVADA          5

3 REFERENCIAL TEÓRICO          7

4 INTERVENÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL        8

5 RELATO DA INTERVENÇÃO................................................................................        16

6 MOSTRA DE ESTÁGIO................................................................................        18

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        19

REFERÊNCIAS        20


INTRODUÇÃO

Durante o estágio curricular obrigatório pude ver como é a sala de aula, espaço que irei atuar futuramente. Foi de grande importancia esta disiplina pois além do conehcimento adquirido com ela, ainda houve uma grande troca de experiencias entre os sujeitos da aprendizagem e o profissional de sala de aula.

O tema de minha intervenção são as dificuldades ortográficas e dificuldades de concentração, pois que segundo a professora regente são obstáculos que dificultam a aprendizagem. Sendo assim a intervençao pedagogica que será realizada vem de encontro com os objetivos proporstos curriculares dos conteúdos como extimular a leitura e o raciocinio lógico perante questões de interpretação de texto bem como situações problemas.


1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

1.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO 

A instituição onde se fará o Estágio Curricular Obrigatório é localizada no municipio de Capão Bonito do Sul, na sede deste. É uma escola pública, a única do município, tem desde o primeiro ano ao nono ano. Os profissionais que atuam nesta escola possue o nível de graduação e alguns com pós graduação. A escola está passando por grandes mudanças, visto que foi implamtado o turno integral para todas as turmas, sendo assim ainda há uma certa adaptação por partye da escola com este novo contexto.

 

2 ROTINA OBSERVADA  

RELATO DA OBSERVAÇÃO 1º ANO

Nesta turma observa-se que o professor tem planejamento de suas ações, propõe açoes de acordo com o amadurecimento da turma. Trabalha de forma a unir os conteúdos, por exemplo o texto de ciências é o mesmo para trabalhar a escrita e a matemática. Os trabalhos são realizados de forma bem lúdica e iniciando alfabetização através do uso de rótulos.

RELATO DA OBSERVAÇÃO 2º ANO

A turma do segundo ano é bem diversificada em niveis de escrita, alguns ainda não reconhecem todas as letras do alfabeto e tem dificuldade na leitura de sílabas complexas. O professor atua de forma dinâmica, tras atividades práticas e trabalha com muitas músicas. Nesta turma já escrevem frases.

RELATO DA OBSERVAÇÃO 3º ANO

Esta turma é a de meu estágio, a professora trabaha de forma interdisciplinar e de acordo com a faixa etária dos alunos, também tras aulas dinamicas, nesta turma observa-se que além da continuação da alfabetização são trabalhados também conceitos de história, geografia e ciências.

RELATO DA OBSERVAÇÃO 4º ANO

Nesta turma os cadernos já são todos separados, são trabalhadas todas as disciplinas separadas, mas usa-se a interdisciplinariedade. A professora orienta-se pelo seu plano de estudos para não atrasar os conteúdos. As aulas são explicativas e há bastante participação dos alunos. Aqui as disciplinas já são um pouco mais acentuadas e trabalhadas de forma mais densa.

RELATO DA OBSERVAÇÃO 5º ANO

Na turma do 5º ano, os conteúdos são trabalhados de droma também densa, sendo que um dos objetivos é de fazer com que tenham mais outonomia, pois no ano seguinte estarão em outro nivel de ensino, com várias professoras.

3 REFERENCIALTEÓRICO

O tema escolhido para a intervenção pedagógica foi a leitura atraves do Folclore, reconhecendo principais lendas brasileiras e gaúchas, pois é de grande importânncia pedagógoca trabalhar este tema na escola. Pois os folcore é a manifestação das tradiççoes e artes de determinadas regiões. É necessário que o profssional docente tenha conhecimento sobre a importância de ensinar aos alunos que os elementos da cultura deles fazem parte do folclore, ou seja essa cultura caseira também é uma manifestação de folclore. Através da contação de histórias, lendas, os alunos relizam em seu subconsciente uma separação entre valores que fazem bem e valores que fazem mal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)   pdf (129.5 Kb)   docx (39.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com