TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalhos Ensino médio

Dissertações: Trabalhos Ensino médio. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  1.116 Palavras (5 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 5

Etapa 1

Introdução

O objetivo desta etapa refere-se à capacidade de compreender as personalidades existentes dentro de uma organização, através de exemplos retirados do Dossiê de uma empresa fictícia com nome de PET GLAMOUR, iremos definir os traços de personalidade dos funcionários e o nível de stress dos administradores para identificar quais medidas podem ser tomadas para melhorar o ambiente de trabalho e os resultados da empresa.

Relatório

Alba Lourenzão: introvertida, desagradável, sem consciência, sem estabilidade emocional, não possui perfil de líder e não é aberta a novas experiências. Ao invés de se reunir com seu sócio (irmão), para verificar onde está o problema e tentar soluciona-lo, prefere culpa-lo pela queda de faturamento da loja, desarmonizando o ambiente de trabalho e desagregando a equipe.

João Lourenzão: extrovertido, agradável, estável, aberto a novas experiências, confiável, imparcial, tem visão de trabalho em equipe e conhecimentos em gestão comercial, porém está sempre sobre carregado e se interessa somente pela parte burocrática da empresa. É necessário que ele busque aprimorar seus conhecimentos e se atualize para que através de boa comunicação e de novas estratégias, consiga sanar os problemas e as situações de conflito com sua sócia (irmã) e com a equipe, fazendo o que se espera de um “LIDER”.

Rui Leme: extrovertido, agradável, consciente, com pouca estabilidade emocional, confiável, organizado, tenta fazer sua função de gerente, mas não possui voz ativa perante o grupo. Precisa reformular seus conceitos de liderança e comunicação e se integrar mais com sua equipe.

Leila Xavier e Elaine Verner: preguiçosas, não confiáveis, sem consciência, descomprometidas, indisciplinadas. Estão desmotivadas, não sabem trabalhar em equipe e são movidas apenas por motivos pessoais. Precisam ser motivadas.

Éder Seles: instável emocionalmente, autoconfiante, individualista, fala sem pensar, arrogante, não respeita a hierarquia e se vangloria de seu talento causando mal estar na equipe. Precisa trabalhar em conjunto para fortalecer as relações entre a equipe.

Anita Túlio Jordão e Léa Júlio Jordão: desmotivadas, indisciplinadas, desorganizadas, não sabem trabalhar em equipe, desrespeitam regras e a hierarquia da empresa quando se prevalecem do contato direto com a dona e desrespeitam a autoridade do Gerente. Precisam respeitar a hierarquia da empresa.

Iara Santos: possivelmente a veterinária do Pet Shop, entendemos que seja uma pessoa imparcial, movida por objetivos e profissionais e alheia aos problemas da empresa . Precisa interagir mais com a equipe para fortalecer as relações de amizade.

Conclusão

Após a análise do dossiê é possível constatar que Alba Lourenzão tem dificuldade em perceber faz parte de uma equipe e de se colocar no seu devido lugar. João Lourenzão não reconhece que em seu cargo é necessário tomar decisões. Leila e Elaine não percebem que quando faltam, prejudicam a empresa gerando conflitos entre os funcionários. Éder pelo seu perfil causa mal estar entre os colaboradores, e é um elemento que funciona como desmotivador para sua equipe. Léa e Anita não entendem que a empresa tem regras a serem cumpridas, o que gera desorganização.

Temos comportamentos diferenciados entre indivíduos frente ao mesmo problema, que mediante a falta de experiência, falta de planejamento e treinamento dos funcionários e donos acabam gerando uma desmotivação de toda a equipe.

O problema da empresa está na falta de competência profissional, falta de comunicação e principalmente falta de liderança dos sócios e do gerente, para que os problemas possam ser resolvidos é necessário que os sócios (proprietários), se capacitem para entenderem os pensamentos dos funcionários, para que possam identificar qual é a fonte do problema e qual a solução a ser tomada. A empresa possuía um problema no comportamento organizacional, de seus gestores até os funcionários, porém isto vinha sendo tolerado porque a empresa estava dando lucro.

Para uma empresa se consolidar no mercado é necessário que seus donos sejam “Lideres”, ou seja, motivem seus funcionários para que as atividades aconteçam conforme o planejado, corrigindo desvios significativos; se planejem, definindo objetivos, estratégias e desenvolvendo planos para coordenar as atividades de seus funcionários; tenham controle, habilidades técnicas, habilidades humanas e habilidades técnicas.

Etapa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com