TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalhos socializações criatividade e imagens

Seminário: Trabalhos socializações criatividade e imagens. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  Seminário  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 3

1. Defina os quatro exemplos de contextos de aplicação das brinquedotecas.

 Escola de Educação Infantil

 Faculdade ou Universidade

 Hospital

 Residencial

2. Descreva, em no máximo 15 linhas, os benefícios da brinquedoteca em cada contexto que citou como exemplo.

Contexto 1:

Espaço: Primeiramente deve-se analisar muito bem o espaço a ser introduzido a brinquedoteca, pois ele deverá se amplo com uma grande variedade de brinquedos, ser bem decorado, possuir um pequeno lugar onde possa desenvolver a leitura, o canto do faz de conta, fazendo com que a crianças sintam-se acolhidas e livres para conseguir se expressar sozinha ou até mesmo em grupos.

Objetivos: Promover a socialização a criatividade e a imaginação, pois tanto as brincadeiras quanto os jogos são atividades que têm funções lúdicas e educativas favorecendo assim a sua aprendizagem seu desenvolvimento social, emocional, cognitivo e até mesmo na construção dos pensamentos da criança.

Contexto 2:

Espaço: Em um ambiente universitário, a brinquedoteca passa a ter por professores, como materiaispedagógicos para melhorar a sua formação com base nas experiências lúdicas, verificando as idades e a necessidade de cada um.

Objetivo: Dar um suporte nas práticas pedagógicas dos professores, capacitando-os para o uso adequado do lúdico na educação, valorizando assim os jogos e as brincadeiras no desenvolvimento do aluno .

Contexto 3:

Espaço: A sala deve estar à disposição das crianças, onde os brinquedos podem ser trabalhados diferenciados e ate mesmo levados para os leitos. A sala deve ser decorada com a realidade das crianças ali envolvidas, proporcionar o bem estar e segurança para as crianças.

Objetivo: integrar a criança a esse ambiente hospitalar, pois dependendo do grau da doença ela ficará sem um contato social e isso acaba afetando o psicológico da criança , por esse motivo o jogo, a brincadeira lúdica dará uma nova situação estimulando assim o seu desenvolvimento.

Contexto 4:

Espaço: Revestir o chão com tapete E.V.A além de deixar o espaço mais seguro deixa o ambiente mais alegre.

O quarto de brinquedo deve ser arejado, ter boa iluminação, móveis compatíveis com a altura das crianças, ter as tomadas vedadas e telas de proteção nas janelas.

Podemos também colocar outros móveis para a criança brincar como: uma casinha de bonecas, uma cabana de índio, um mini escorregador. Tudo vai depender do tamanho do quarto e da idade da criança.

Objetivo: Integrar a criança em em ambiente residencial, para que ela tenha contato com a família e ambos possam ineragir, e assim os próprios pais terem sua participação, nunca deixar com que a criança perca o contato social, estar sempre envolvidas com outras crianças.

3. Complemente sua atividade, enfatizando a importância da brinquedoteca no contexto escolar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com