TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de criatividade

Por:   •  27/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.454 Palavras (6 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

3CONCLUSÃO        6

REFERÊNCIAS        7



  1. INTRODUÇÃO

                   Este trabalho ressalta a importância da brinquedoteca nas instituições de ensino que tem conquistado um grande espaço cada vez maior na sociedade e que atribui as atividades voltadas a ludicidade que pode se apresentar em diversas situações como: Escolas, hospitais clínicas e etc.

  Sendo assim, esse espaço foi  criado e projetado especificamente para as crianças, afim de que tenham acesso aos brinquedos e brincadeiras que devem ser acompanhadas pelo educador, onde o mesmo irá avaliar tanto seu lado afetivo como sua interação com as outras crianças, além de estimular a criatividadede cada uma delas.

                    A brinquedoteca tem um papel muito importante no desenvolvimento das crianças pois; através da brinquedoteca as crianças adquirem conhecimento, aprendizagem e habilidade de maneira simples e natural, onde se aprende brincando.

                    Em nossos dias atuais, vivenciamos um terrível e lamentável fato, em que as crianças não tem espaço suficiente para criar suas próprias brincadeiras, pois, infelizmente, com a modernidade e a falta de tempo dos pais, devido a carga horária de trabalho incompatível com a de seus filhos, torna-se difícil a ampliação desse espaço que a brinquedoteca oferece. Sendo assim, os brinquedos eletrônicos, celular, computador e televisão ocupam o espaço em que deveria ser preenchido pela brinquedoteca que tem a finalidade de oferecer um espaço amplo, criativo e inovador, trabalhando assim, o emocional de cada criança de forma profissional como espaços voltados ao estimulo, onde as atividades são atribuídas coletivamente, estimulando a interação entre as crianças.

  A atividade lúdica também compete as crianças atuando na desenvoltura cognitiva, motora ,social e afetiva.

                     Dessa maneira, podemos ressaltar que realmente há uma verdadeira interação entre as crianças, possibilitando a criatividade, a auto confiança, autonomia e a curiosidade.

Jogos e brinquedos também são indispensáveis e indissociáveis. Pois, tem a garantia da maturação em relação ao conhecimento mediante ao lúdico.

Portanto, podemos avaliar a brinquedoteca como um espaço em que a criança vivencia situações presentes e semelhantes em seu cotidiano que influencia no criar, desenvolvendo sua personalidade, somados a valores, ética e atitude perante as demais crianças.


  1. DESENVOLVIMENTO

                        A ludicidade tem se tornado um grande desafio, na educação infantil. O termo lúdico refere-se a jogo que faz parte da dinâmica humana.

 Vale ressaltar que, o lúdico possibilita o convívio consigo e com os outros, vivencia a fantasia e a realidade e atribui experiência de auto conhecimento. Sabemos que o brincar é importante para a criança porque é um momento de prazer, divertimento, de gastar energia, de compreender o mundo a sua volta, imitar, imaginar, fantasiar e etc.

                       Porém, infelizmente, a sociedade contemporânea ainda desconsideram o direito da criança de brincar. A família atualmente esta cada vez mais absorvida pelo trabalho, buscando a subsistência dos filhos deixando de lado o lazer em família e o convívio direto com os filhos. Por isso, torna-se necessário o brincar na vida das crianças, pois; o jogo  possui uma presença marcante na vida delas porque está intimamente ligado a imaginação, sonho e pensamento.

                       O brincar nada mais é, do que um ensaio para a realidade, na medida em que a criança vai brincando a aprendizagem vai sendo aperfeiçoada e através desse aperfeiçoamento as potencialidades vão surgindo, o brincar auxilia na saúde física, emocional e intelectual do ser humano.

Contudo, sabemos que nem todas as crianças tem a mesma oportunidades, as infâncias são diferenciadas, há crianças que tiveram a oportunidade de divertimento na prática lúdica, outras; Porém , foram restritas como nos casos em que os pais colocam elas para trabalhar e contribuir também no sustento de casa.

                       Então, como vimos anteriormente o jogo segundo Jean Piaget, faz parte da construção do desenvolvimento humano, que é um processo continuo. Por isso, nas atividades das crianças deve esta presente o  ensino e aprendizagem que são adquiridas através do brincar.

                       Portanto, é importante ressaltar que venhamos realmente entrar no reino encantado da Pedagogia junto a brinquedoteca e reviver a infância com os alunos, procurando compreender as diversidades e a infância contemporânea. Pois, um dos objetivos principais da brinquedoteca, no desenvolvimento de atividade lúdica é o empréstimo de brinquedo onde trabalha-se o despertar do trabalho em grupo e a expressão da linguagem infantil, que sem dúvidas estabelece um forte elo entre o conhecimento e sua construção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com