TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trajetóriahip Otética De Aprendizagem

Artigos Científicos: Trajetóriahip Otética De Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  1.212 Palavras (5 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 5

O assunto principal desta sequência de atividades é o estudo de sistema de equações do 1 grau. Esperamos que os alunos já estejam familiarizados com a resolução de equações do 1 grau, conteúdo que já foi estudado na unidade 3 do caderno de apoio e aprendizagem. As atividades propostas possibilitarão aos alunos construir conceitos e elaborar estratégias para resolver os problemas utilizando sistemas de equações,,para tanto é necessário criar condições para que eles discutam em grupo, registrem suas hipóteses e que justifiquem suas respostas. A atividade da página 52,é um bom exemplo de uma atividade que não demonstra apenas a forma "utilitária ",da Matemática, associando tanto a importância social como a importância intelectual do conteúdo. A atividade usa uma questão contextualizada que, para resolvê-la, são necessários conhecimentos prévios ( álgebra e habilidade ao operar com números naturais e números inteiros ) .

• Os alunos sentiram-se encorajados em resolver os dois problemas somente após a leitura dos enunciados . Atividade (2 a). - Solicitei que anotassem os pontos sobre os quais tivessem dúvidas. Após os esclarecimentos das dúvidas e repetidas leituras a maioria dos alunos deram respostas adequadas ,entretanto não utilizaram a linguagem algébrica para a resolução dos problemas. Saliento que para chegar às respostas houve a necessidade de várias intervenções e retomada de conteúdos como adição, subtração e multiplicação de números decimais. O que facilitou para alguns alunos foi o fato da utilização do dinheiro no enunciado do problema. Atividade ( 2b) . Novamente os alunos deram respostas rápidas e adequadas, sem registros escritos . Muitos disseram que sabiam as respostas entretanto não sabiam como registrar por escrito o processo de resolução. A partir das respostas dos alunos em uma aula expositiva demonstrei a resolução dos problemas utilizando a linguagem algébrica e o uso de equações. Propus outros exercícios e problemas envolvendo uso de equações.

• Para cada dificuldade apresentada estratégias de soluções foram estudadas e aplicadas e o trabalho se desenvolveu de forma lenta devido o alto grau de dificuldade demonstrado pela turma.

• A atividade foi desenvolvida individualmente após leitura do enunciado.Não houve dificuldade para a resolução dos ítens a, b, c e d da atividade 1 . Houve a necessidade de intervenção para a resolução dos itens e e f pois os alunos encontraram dificuldades na compreensão do enunciado. Na resolução da atividade 2, houve a necessidade de ajudar os alunos a "traduzir" o problema para a linguagem algébrica . Após a resolução houve um conflito ao comparerem o resultado obtido por ensaio e erro com o resultado obtido pela resolução da equação. Alguns alunos não conseguiram dividir 32 por 3, e outros alunos questionaram o resultado que, para eles, deveria ser o mesmo encontrado por tentativas. Nesse momento alertei para a validação da solução da equação como uma resposta de um problema.

• Os alunos já conheciam a utilização de balanças para resolver equações. Algumas interferências foram necessárias, sempre no sentido da leitura ,interpretação e na forma de representar as equações. Sanadas essas dúvidas ,as respostas foram dadas adequada e rapidamente e de maneira formal. Saliento que houve a necessidade de buscar outros exercícios além dos constantes no caderno de apoio. Creio que o método da substituição foi assimilado pela maior parte da turma.

Os alunos apresentaram dificuldades na compreensão do enunciado e na modelação da equação. Alguns alunos responderam o ítem a verbalmente, porém registraram apenas as operações necessárias ( adição e multiplicação ) . Não utilizaram linguagem algébrica. Os alunos seguiram as orientações dadas para a execução dos itens c, d e e . Ficaram entusiasmados ao confrontar os resultados obtidos algebricamente com os que haviam encontrado por tentativa.

• Após a leitura do enunciado os alunos prontamente iniciaram a resolução por tentativa e erro como no exercício inicial da sequência ( página 45 ). Foram orientado a ler atentamente o enunciado e as estratégias utilizadas por Bia e Pedro e posteriormente confrontá-las. Solicitei que resolvessem novamente o exercício da página 45 usando os dois métodos de resolução ( adição e substituição ). Saliento que houve a necessidade de retornar o conteúdo de operações com números inteiros e racionais.

• Percebi maior autonomia dos alunos na resolução dos problemas inclusive quanto a leitura e representação algébrica . O método da adição foi o mais utilizados. Um aluno comentou " por que você não explicou primeiro assim? E bem mais rápido". Observei a insegurança de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com