TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transporte Aéreo Internacional

Trabalho Escolar: Transporte Aéreo Internacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  1.604 Palavras (7 Páginas)  •  583 Visualizações

Página 1 de 7

Transporte Aéreo Internacional

Esse modal de transporte é realizado através de aviões. E ele vem crescendo a cada dia, podendo vir a tomar as cargas do modal marítimo. Tanto para transporte de passageiros, cargas e animais.

É um modal de transporte rápido e apropriado para mercadorias que não podem perder tempo com outros modais, como as amostras, aquelas com prazo de validade curto, e as de alto valor. É um meio de transporte mais caro que os outros e transporta produtos de valores muito altos. Os aviões podem ser configurados para transportar apenas passageiros, ou somente cargas, ou as duas opções, sendo mistos, podendo transportar passageiros e cargas.

A principal vantagem do transporte aéreo, é a sua maior rapidez, o que facilita a utilização de estratégias “just in time”, com a consequente redução dos custos de estoque e sua influência no capital de giro, por isso é o modal mais indicado para mercadorias de alto valor e pouco peso/ volume e para o transporte de amostras e mercadorias urgentes. Outra vantagem é a sua segurança, o que possibilita uma redução no custo das embalagens e a contratação de um seguro geralmente mais barato que o marítimo.

Quando se fala em transporte de cargas, o Transporte Aéreo possui algumas vantagens e desvantagens, como:

Vantagens.

• Considerado o ideal para transporte de mercadorias com urgência na entrega;

• O documento de transporte é obtido com maior rapidez;

• Os aeroportos, normalmente estão localizados próximos dos centros de produção, industrial ou agrícola, já que se encontra em grandes números e distribuídos praticamente por todas as cidades importantes do mundo ou por seus arredores;

• Os fretes internos, para colocação de mercadorias nos aeroportos, são menores, e o tempo mais curto, em face da localização dos mesmos;

• Possibilidade de redução ou eliminação de estoques;

• Redução dos custos de capital de giro pelo embarque contínuo;

• Aplicando o Just in time, é possível a racionalização das compras pelos importadores, já que não terão a necessidade de manter estoques pela possibilidade de recebimento diário das mercadorias que necessitam;

• Possibilidade de utilização das mercadorias mais rapidamente em relação á produção, principalmente em se tratando de produtos perecíveis, de validade mais curta, de moda, etc.

• Redução de custo de embalagem;

Desvantagens.

• Poluição da atmosfera, devido á emissão de dióxido de carbono e também a poluição sonora nos locais próximos ao aeroporto;

• Elevados investimentos em manutenção e infraestrutura, precisam de um forte espaço para a construção de aeroportos, pistas de aterragem etc.

Como os aeroportos estão localizados em grandes cidades, o meio de transporte aéreo é de fácil acesso, o que pode determinar um menor custo de transporte terrestre nas operações de coleta e entrega, em comparação com o transporte marítimo, já que, muitas vezes, os portos estão mais afastados dos grandes centros de produção e consumo.

O segmento de transporte aéreo tem crescido muito na exportação no Brasil. Este é o modal que representa a maior rapidez de transporte e é justamente aí que reside uma das suas principais vantagens de utilização. O transporte aéreo é ideal para aquele exportador que necessite colocar no exterior produtos perecíveis, partes e peças de reposição e qualquer outro produto que deva estar no exterior no menor tempo possível.

Conceitos Básicos que formam os Aeroportos.

Terminal de passageiros.

É uma Instalação aeroportuária dotada de facilidades para atendimento, embarque, desembarque e liberação do passageiro do transporte aéreo.

Facilitação do Transporte Aéreo.

É o conjunto de medidas destinadas a desembaraçar aeronaves, tripulantes, passageiros e a carga aérea.

Facilidades disponíveis em aeroportos.

O balizamento diurno e noturno, a iluminação do pátio de estacionamento de aeronaves, serviço contra incêndio especializado, serviço de atendimento à emergência médica, área de pré-embarque, climatização, ônibus, ponte de embarque e desembarque, sistema de esteiras de bagagens, carrinhos de bagagens, sistema de ascenso e descenso de passageiros por escadas rolantes e elevadores, sistema de som, sistema informativo de voo, apoio comercial, serviço médico, serviço de salvamento especializado e outras, cuja implantação seja autorizada ou determinada pela autoridade competente.

Objetos pessoais (itens) tolerados no transporte aéreo internacional.

A liberação dos itens tolerados em voos internacionais está condicionada às normas do país de destino, portanto é necessário consultar, com antecedência, a companhia aérea.

Taxa de embarque.

A taxa de embarque é cobrada pelas empresas aéreas, no ato da venda da passagem, e repassada à administração do aeroporto para manutenção da infraestrutura e dos serviços. Pistas, pátios de estacionamento de aeronaves, salas de embarque, elevadores, escadas rolantes, ar-condicionado, sistema de som e limpeza são alguns dos itens que são de responsabilidade da administração aeroportuária. O valor é determinado em função da categoria do aeroporto e da natureza da viagem (doméstica ou internacional).

Documentos necessários para embarque internacional.

Nos voos internacionais para brasileiros é preciso o passaporte brasileiro válido. No caso de viagens para os países do Mercosul, também é aceita como documento de viagem a carteira de identidade civil (RG), emitida pelas Secretarias de Segurança Pública dos Estados ou do Distrito Federal, com data de emissão menor que 10 anos. As carteiras de motorista e carteiras profissionais ou funcionais não são aceitas. As informações sobre a exigência de vistos a brasileiros para ingresso em outros países devem ser obtidas nas representações diplomáticas ou no site do Ministério das Relações Exteriores:

É importante consultar a empresa aérea com antecedência.

Arremetida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com