TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transporte Urbano

Artigo: Transporte Urbano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/2/2015  •  284 Palavras (2 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 2

Antes de qualquer meio de transporte mais evoluído ser inventado por alguém, o primeiro meio foi aquele que era movido pela força do homem. Logo depois surgiu a roda que abrange milhares de anos, foi primeiro meio usado pelo homem para impedir o atrito de arrasto entre dois planos, substituindo-o pelo atrito de rolamento.Mais tarde, este rolo se transformou em disco, e foi, talvez, a necessidade de introduzir a mão para lubrificar o eixo que fez com que o homem abrisse largos buracos nas matas, só havia um problema, pois os grandes proprietário tinham horror a estradas, pois elas representavam uma ameaça ao seu poder feudal. Depois a domesticação de animais possibilitou que eles fossem utilizados nos transportes de pessoas e de carga ajudando muito os agricultores. Com a invenção da roda, surgiram as carroças puxadas por animais. Depois, com a invenção da máquina a vapor, dos motores elétricos e dos motores movidos a partir da queima de combustíveis, o transporte terrestre passou a ser realizado por locomotivas, automóveis, ônibus e caminhões, entre outros veículos. A cada dia os meios de transporte se modernizam mais, ganhando maior velocidade, eficiência e conforto.

A evolução da percepção do isolamento nacional como um problema de política pública, e faz considerações sobre diversos planos, projetos e tentativas de se construir uma infra-estrutura de transportes no país, com objetivos integracionistas, de desenvolvimento socioeconômico e de modernização da economia nacional.

A integração das várias regiões brasileiras foi um processo lento, levando cerca de 450 anos para ser plenamente alcançado e o país ingressou na era moderna do seu desenvolvimento sem contar com um sistema nacional de transportes multimodais, e dependendo tão largamente da rodovia para a movimentação de cargas e de passageiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com