TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transpotes E Comunicações

Exames: Transpotes E Comunicações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  1.452 Palavras (6 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 6

INSTITUTO SUPERIOR DE TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES

Gestão de Transportes e Telecomunicações

Cheila Cacilda António Hoana

TPC1

Curso de Licenciatura em Gestão e Finanças

Docente: Dr. Isaias Muhate

Departamento de Economia, Gestão e Finanças

Agosto de 2013

Índice

1. INTRODUÇÃO 3

2. METODOLOGIA 3

3. COMUNICAÇÃO E AS SUAS DIVERSAS VERTENTES 4

3.1. CONCEITO DA COMUNICAÇÃO 4

3.2. TIPOS DE COMUNICAÇÃO 5

3.2.1. Comunicação corporal 5

COMUNICAÇÃO SOCIAL 5

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 5

4. TRANSPORTES 6

4.1. CLASSIFICAÇÃO DOS TRANSPORTES QUANTO A MODALIDADE E OS RESPECTIVOS TIPOS OU MEIOS 6

4.1.1. Transportes terrestres: é o movimento de pessoas e mercadorias por terra. Inclui o transporte rodoviário ou seja, por rodovia, e o transporte ferroviário, por ferrovia. 6

4.1.2. Transportes aquaviários: 8

4.1.3 Transporte tubular ou ductoviários 8

4.1.3. Transportes aéreos 9

4.1.4 Transporte Espacial 9

5. CONCLUSÃO 10

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10

1. Introdução

Os meios de transportes e comunicação possibilitam a relação entre os mais distantes lugares do mundo. Para o movimento de pessoas e bens entre vários locais, existe a necessidade de transporte. O campo de transporte apresenta diversas características a nível de infra-estrutura, veículos e operações comerciais. Os meios de transportes favorecem a comercialização de produtos não importando a distância entre quem compra e quem vende, entre quem importa e quem exporta. Actualmente, há uma grande facilidade nesse transporte por conta de sua grande variedade: aéreos, terrestres, marítimos. Por outro lado, nota-se que os transportes tornam-se cada vez mais dependentes das comunicações, por exemplo: a falta de comunicação pode levar a um acidente, o que mostra a relação muito forte entre os transportes e as comunicações. Os meios de comunicação proporcionam uma rapidez nas informações. Com os avanços tecnológicos tudo que acontece no mundo é divulgado em tempo real e todos podem tomar conhecimento na mesma hora, através da internet, televisão, canais de rádio...Por fim, pode-se perceber que esses factores contribuem para o desenvolvimento da sociedade e das pessoas, de forma globalizada.

Neste trabalho explanaremos acerca dos transportes, seus modos e respectivos meios e abordaremos acerca das comunicações nas diversas vertentes, conforme proposto pelo docente como nosso objecto de estudo. Numa primeira fase falaremos da comunicação e posteriormente do transporte e de seguida tecer algumas considerações finais em forma de conclusão.

2. Metodologia

Em qualquer que seja o trabalho de pesquisa, torna-se necessário explanar acerca da metodologia usada. O presente trabalho não foge a regra e para a sua elaboração, recorreu-se a pesquisa electrónica de forma a auxiliar na formulação das respostas.

3. Comunicação e as suas diversas vertentes

3.1. Conceito da comunicação

Como primeira abordagem do conceito de comunicação, pode-se começar pela sua etimologia. Comunicação é uma palavra derivada do termo latino "communicare", que significa "partilhar, participar algo, tornar comum". Através da comunicação, os seres humanos e os animais partilham diferentes informações entre si, tornando o acto de comunicar uma actividade essencial para a vida em sociedade.

A comunicação como conceito é um processo de interação social através de símbolos e sistemas de mensagens que produzem como parte da atividade humana.

Comunicação é um campo de conhecimento acadêmico que estuda os processos de comunicação humana.

Comunicação é a troca e fluxo de informações e ideias de uma pessoa para outra, que envolve um emissor transmitindo uma ideia, informação ou sentimento a um receptor através de um determinado meio ou canal. Ela é uma ferramenta de integração, instrução, de troca mútua e desenvolvimento.

É um conjunto de técnicas e actividades que procuram a fluidez de mensagens entre os membros de uma organização, assim como entre esta e seu meio, afectando opniões, atitudes e condutas, tanto para os receptores internos como externos à mesma, para poder alcançar com a maior eficácia seus objetivos, baseando-se na investigação para conseguir as oportunidades nas diferentes áreas em função do conhecimento das problemáticas e de distintas necessidades.

O termo "comunicação" também é usado no sentido de ligação entre dois pontos, por exemplo, os meios de transporte que fazem a comunicação entre duas cidades ou os meios técnicos de comunicação (telecomunicações). Alguns ramos da comunicação são: a teoria da informação, comunicação intrapessoal, comunicação interpessoal, marketing, publicidade, propaganda, relações públicas, análise do discurso, telecomunicações e Jornalismo.

Actualmente existem novos processos de comunicação, que englobam as redes colaborativas e os sistemas híbridos, que combinam comunicação de massa e comunicação pessoal e comunicação horizontal

3.2. Tipos de comunicação

A comunicação pode ser de dois tipos á saber:

Comunicação verbal

Comunicação não verbal

Aquela que não usa palavras ela pode ser: corporal, física.

3.2.1. Comunicação corporal

É uma subdivisão da comunicação não verbal é a maneira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com