TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transtornos De Aprendizagem

Artigo: Transtornos De Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  720 Palavras (3 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 3

Definição:

As dificuldades de aprendizagem estão relacionadas com um ou mais processos intelectuais envolvidos no armazenamento, na recuperação e no manejo das informações.

Principais aspectos relacionados:

 Desenvolvimento pré-natal;

 Fatores genéticos;

 Toxinas, drogas (álcool, nicotina e cocaína) usadas durante a gravidez;

 Toxinas ambientais;

Tipos de dificuldades de aprendizagem

As dificuldades da aprendizagem assumem a forma de transtornos da comunicação, desempenho escolar insatisfatório, transtornos da atenção ou dispraxia, que afeta a coordenação.

Transtornos da Comunicação

 Estão relacionados aos problemas da fala e da linguagem, e geralmente estão os primeiros indicadores de incapacidades da aprendizagem;

 O transtorno do desenvolvimento da articulação (da fala) (TA) é caracterizado por dificuldade em pronunciar palavras corretamente ou em controlar a velocidade da fala;

 O Transtorno da linguagem receptiva (TLR) manifesta-se como a incapacidade compreender o que dizem os outros. A incompreensão pode aplicar-se a toda a fala, mas, algumas vezes, apenas determinados tipos de palavras são mal compreendidos.

Transtornos das Habilidades Escolares

Os estudantes com transtornos das habilidades escolares frequentemente estão anos atrasados em relação a seus colegas nas habilidades de leitura, expressão escrita e matemática.

 A dislexia, ou transtorno da leitura (TL), é o tipo mais comum de dificuldade do aprendizado. É caracterizada pela dificuldade de compreender a palavra escrita ou de expressar ideias na forma escrita. Por sua vez, ela pode estar associada a outras dificuldades, como: a incapacidade de unir letras para formar palavras e; ou a incapacidade de traduzir uma palavra escrita em um conceito.

 O transtorno da expressão escrita é caracterizado por incapacidade de expressar palavras na forma escrita. As crianças com transtorno da expressão escrita podem ser incapazes de escrever palavras ditadas embora sejam capazes de lê-las.

 O transtorno da matemática (TM), também conhecido como discalculia, é caracterizado por incapacidade de realizar até mesmo os cálculos mais simples.

Transtornos de déficit de atenção

 Existem dois tipos: transtorno de déficit de atenção (TDA) e transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH),

 O transtorno de déficit de atenção (TDA) é caracterizado por incapacidade de se concentrar, e as crianças com este distúrbio frequentemente são passivas e propensas a devaneios.

 O transtorno por déficit de atenção/hiperatividade é caracterizado por incapacidade de permanecer concentrado em um estímulo externo, como uma tarefa escolar ou uma instrução do professor. Manifesta-se como oscilação constante da atenção, comportamento impulsivo e agitação física e mental.

Dispraxia

 A dispraxia é um distúrbio do sistema que coordena mão, corpo e cérebro, quando não funciona apropriadamente, a pessoa torna-se inábil e fisicamente descontrolada. A dispraxia pode afetar a capacidade da criança de realizar tarefas simples e também impedi-la de executar movimentos finos.

Reconhecimento das dificuldades de Aprendizagem

 Pais ou responsáveis;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com