TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS TRANSTORNOS DA APRENDIZAGEM E OS CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS

Por:   •  13/5/2015  •  Artigo  •  3.921 Palavras (16 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 16

OS TRANSTORNOS DA APRENDIZAGEM E OS CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS

SOUZA, Giovanna Maria Matos[1]

SIQUEIRA, Simone Bueno de Lara[2]

RESUMO

Este trabalho apresenta um estudo sobre as dificuldades de aprendizagem, com o objetivo de proporcionar uma reflexão sobre estas dificuldades de aprendizagem na fase escolar, apresentando algumas definições de aprendizagem, relacionando- as às causas do fracasso escolar. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica contendo a concepção de diferentes educadores sobre o tema e o objeto de estudo. Apresenta-se a psicopedagogia como importante fator na intervenção pedagógica e como mediadora na relação entre os diversos atores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Para a realização desta pesquisa usou-se o método bibliográfico. Assim sendo, estabeleceram-se comparações entre os pensamentos de diferentes autores, como: Furtado (2007), Oliveira (1996), Guerra (2002), Araujo (2004), Dmitruk (2001) dentre outros, além de artigos impressos e documentos extraídos da internet. Para responder, da melhor forma possível, o problema investigado alguns passos para a realização da pesquisa foram observados: o reconhecimento das obras utilizadas; exame e interpretação do tema e por último a redação do texto. Deste modo, foi citado, neste trabalho científico, o pensamento de diferentes autores que já escreveram sobre o tema exposto.

Palavras-chave: Aprendizagem. Transtornos. Psicopedagogo.

  1. INTRODUÇÃO

Desde o nascimento estamos aprendendo e passando por diversos processos de aprendizagem assim como pontuam Piaget (1968), Freud (1920), Vygotski (1988) e demais outros que dedicaram seus estudos voltados para a compreensão do desenvolvimento e comportamento humano. Os indivíduos passam por diversos processos que são fundamentais para o desenvolvimento humano e muitos fatores são responsáveis para que este desenvolvimento ocorra sendo estes: fatores sociais, culturais, valores familiares, situação econômica, emocional, entre outros. No processo de aprendizagem é preciso levar em conta estes fatores, pois é a partir deles que se fundamenta o aprendizado.

Assim, não se pode deixar de se considerar, que a aprendizagem é única em cada individuo e que muitos fatores afetivo-emocionais podem dificultar a aprendizagem, bem como também a identificação precoce das dificuldades de aprendizagem podem diminuir as suas consequências. Este artigo de caráter teórico bibliográfico tem como objetivo ressaltar a importância da identificação precoce das dificuldades de aprendizagem, bem como enfatizar a postura do professor e da família frente essas dificuldades.

 Por muitos anos as crianças com dificuldades de aprendizagem foram consideradas um problema dentro das salas de aula sendo retiradas do convívio escolar, tendo como destino, na maioria dos casos, as classes especiais, que atuavam como um depósito de educandos problemáticos, cada qual com um déficit diferente, porém tratados de forma padronizada.

Entretanto, sabe-se que crianças com dificuldades de aprendizagem não são crianças incapazes, apenas apresentam alguma dificuldade para aprender, seu aprendizado é mais lento e ela necessita de maior atenção por parte dos educadores e quando essas dificuldades não são identificadas, nem buscadas algumas formas, a serem sanados, acabam virando uma bola de neve. Segundo Furtado (2007, p. 03):

Quando a aprendizagem não se desenvolve conforme o esperado para a criança, para os pais e para a escola ocorre a "dificuldade de aprendizagem". E antes que a "bola de neve" se desenvolva é necessário a identificação do problema, esforço, compreensão, colaboração e flexibilização de todas as partes envolvidas no processo: criança, pais, professores e orientadores. O que vemos são crianças desmotivadas, pais frustrados pressionando a criança e a escola.

Levando em consideração o fato de que todos somos aprendizes e que cada um tem uma forma diferente para adquirir e assimilar os conhecimentos, é que se faz necessária a observação das crianças que estão inseridas nas instituições educacionais, se estas estão acompanhando o que esta sendo repassado e se os métodos utilizados pelos educadores estão atendendo as necessidades destas crianças. Tem que existir a consciência que ensinar não significa, simplesmente, ir para uma sala de aula onde se faz presente uma turma de alunos e “despejar” sobre ela uma quantidade de conteúdos. O professor necessita possuir habilidades na utilização e aplicação de procedimentos de ensino. Vigtosky (1988, p. 23) diz que: “O único bom ensino é aquele que adianta ao desenvolvimento”.

Este artigo tem como objetivo classificar e conceituar os principais transtornos de aprendizagem, objetivando a produção de um suporte teórico para colaborar na prática diária dos professores, além de servir ainda como apoio aos pais e familiares. Para a elaboração deste artigo foram consultados artigos referentes ao assunto, através de uma pesquisa bibliográfica de artigos científicos publicados sobre a temática “Transtornos de aprendizagem”, utilizando como palavras-chaves “aprendizagem”, “transtornos” e “psicopedagogo”. Para fins de estudo, foram consideradas as publicações de vários autores que buscaram e buscam transformações positivas relacionadas às dificuldades de aprendizagem de alunos. A escolha dos artigos foi realizada mediante a leitura de resumos, pesquisas na internet, artigos e livros, a fim de confirmar a temática proposta.

  1. TRANSTORNOS FUNCIONAIS ESPECÍFICOS

O aluno com transtornos funcionais específicos não deve ser 'classificado' como deficiente, trata-se apenas de uma criança/adolescente que aprende de uma forma diferente, pois apresenta capacidade motora adequada, inteligência na média ou acima, audição e visão normais, assim como ajustamento emocional. Esse aluno possui uma dificuldade específica em determinada aprendizagem, como por exemplo: não aprende as quatro operações; não compreende o que lê; compreende o que lê, mas não sabe escrever.

Atualmente há um aumento dos questionamentos por parte das escolas, que envolvem a qualidade do processo de ensino aprendizagem dos alunos. Acredita-se que é indispensável que o professor perceba seu aluno como um sujeito único, com sua história particular, inserido num contexto que ultrapassa os muros da escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.8 Kb)   pdf (164 Kb)   docx (26.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com