TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dificuldades E Transtornos De Aprendizagem

Pesquisas Acadêmicas: Dificuldades E Transtornos De Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  691 Visualizações

Página 1 de 2

Dificuldades e transtornos de aprendizagem : dificuldade de quê?

A área da educação nem sempre é cercada somente por sucessos e aprovações. Muitas vezes, no decorrer do ensino, nos deparamos com problemas que deixam os alunos paralisados diante do processo de aprendizagem, assim são rotulados pela própria família, professores e colegas.

É importante que todos os envolvidos no processo educativo estejam atentos a essas dificuldades, observando se são momentâneas ou se persistem há algum tempo.

As dificuldades podem advir de fatores orgânicos ou mesmo emocionais e é importante que sejam descobertas a fim de auxiliar o desenvolvimento do processo educativo, percebendo se estão associadas à preguiça, cansaço, sono, tristeza, agitação, desordem, dentre outros, considerados fatores que também desmotivam o aprendizado.

A dificuldade mais conhecida e que vem tendo grande repercussão na atualidade é a dislexia, porém, é necessário estarmos atentos a outros sérios problemas: disgrafia, discalculia, dificuldades na fala, disortografia e o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade).

Fala: Troca de sons na fala, distorção de sons ; dentre outros,

Sociabilidade: inibição participativa, pouca habilidade social, agressividade

Disortografia: é a dificuldade na linguagem escrita

Nos últimos anos, o número de aluno que manifestam dificuldades em aprender tem crescido sensivelmente, no entanto muitos desses alunos perdem o interesse pela escola e a falta de motivação, desenvolvendo a insegurança e o senso de baixa auto-estima, isolando-se das aulas até evadir-se por completo.

Reprovações, abandono, fracasso escolar são freqüentes na vida desses alunos que apresentam algum tipo de dificuldade, distúrbio ou problema de aprendizagem.

Nesse sentido, é importante identificar, descrever e analisar as causas e implicações no processo pedagógico de alunos. Desta forma, acredita-se que a criança também aprende através de brincadeiras, músicas, jogos lúdicos e com carinho, atenção dedicação daqueles com quem convive.

Mas é necessário ainda, fazer com que a criança conquiste uma vida de experiências sem restrições e mutilações, com conteúdo emocional sadio.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AJURIAGUERRA, J. de e MARCELLI D.e Colaboradores. A dislexia em questão: dificuldades e fracassos na aprendizagem da língua escrita. Tradução Iria Maria Renault de Castro e Silva. Porto Alegre: Artes Médicas, 1984.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com