TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tranças De Bintou

Casos: Tranças De Bintou. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  1.883 Palavras (8 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 8

1 SÍNTESE REFLEXIVA

O ensino para a formação de uma criança tem que ser pautado em maneiras que possibilitem o desempenho mental, motor, visual, intelectual, enfim ser capaz de estimular todas as áreas dos educandos, com isso a integração das experiências científicas vem agregar conceitos que além de serem observados, possibilitam as reflexões e tornam-se um apoio para a prática educativa.

Atividades de matemática oferecem vias de quantificação, a música fortalece a compreensão científica de várias formas entre elas produzir sensações, a literatura produz emoções que ficam registradas, atividades artísticas estimulam a criatividade, permite o desenvolvimento cognitivo por meio das estimulações cerebrais, as dramatizações permitem a aplicação de ideias científicas por meio da imaginação, as experiências com alimentos usam os sentidos para fortalecer lembranças de conceitos, saídas de campo validam as informações científicas permitindo interações. Sendo assim, a matemática, a música, a literatura, as atividades artísticas, todas elas servem para estimular alguma área do desenvolvimento da criança.

Percebe-se através do texto que em cada disciplina a ser trabalhada você consegue extrair conceitos que causam nas crianças sensações que a ajudam a assimilar com maneiras de executar as tarefas propostas. Quando você estimula a criança a recortar uma estória que antes foi contada, através de desenhos, você permite que essa criança use a sua memória, a sua criatividade e assim você estimula as lembranças e sensações com o aprendizado.

Portanto, o principal objetivo das abordagens integradas é promover conexões entre conceitos, visando o conhecimento global e o rompimento de barreiras entre as disciplinas. Possibilita o aprofundamento e compreensão da relação teoria/prática e contribuem para uma formação crítica e responsável, estimula a criatividade e promove uma integração dos saberes. É preciso que o professor torne-se interdisciplinar, buscando se apropriar das relações que se estabelece com outras ciências. Esta abordagem parte da necessidade de se relacionar as questões curriculares a um contexto mais amplo, que alcance outros setores da vida em sociedade.

No texto “As Tranças de Bintou, abordam diferentes tema, principalmente a questão cultural de forma lúdica e reflexiva. A História nos fala sobre uma criança que tem preconceitos em relação a si própria, pois ela não se agrada de seu cabelo, não gosta do penteado que é feito todos os dias, tem o sonho de ter tranças, tem o desejo de ficar parecida com as mulheres que ela admira, anseios que surgem no processo de crescimento e é confrontado com a cultura e costumes na aldeia na qual ela vive, porém vive em uma aldeia em que existem tradições a serem seguidas como lei e que nos leva a entender que a estória se passa em uma aldeia localizada na África, mostra que as formas culturais de se criar as crianças do meio em qual ela vive, pois cada tem sua história, sua origem, seus costumes e que devem serem valorizados e cultivados sem preconceitos. A partir dessa história podemos inferir também que a Bintou somente se conformou que ela era criança e usava birotes porque sua avó com muita sabedoria e paciência e com muito amor explicou o motivo pelo qual as crianças deveriam usar birotes, o que mudou a vida de Bintou lhe deixando mais valorizada.

Essa história é de extrema importância para nós professores que devemos nos inspirar nela para ensinar o porque daquele conteúdo, o porque pode fazer certas coisas , o porque não pode fazê-las, fazendo com que a aprendizagem ocorra de forma significativa e prazerosa.

A leitura deste conto faz uma intertextualidade com o texto científico “Uma abordagem integrada da aprendizagem, que para que a aprendizagem ocorra de maneira significativa deve-se usar diversas atividades integrando experiências científicas em outras áreas do currículo.

Através das diversas formas de inteligências indicada por Howard Gardner, as crianças percebem que há um elo entre conceitos mais abstratos e a realidade do seu mundo familiar, constituindo um elo significativo de aprendizagem.

As inteligências são lógico-matemática, espacial, cinestésica, linguística, musical, interpessoal, intrapessoal.

Por isso é de extrema importância que o professor estimule as diversas inteligências para as crianças, aprender com facilidade e significação.

No conto, Bintou utilizou sua capacidade de resolver problemas questionando as pessoas, bichos e natureza sobre quando ela teria tranças; sua avó utilizou a inteligência cinestésica de Bintou quando passou óleo perfumado em seus cabelos proporcionando uma sensação de prazer e bem estar; a inteligência espacial ao fazer os birotes e os colorir com fitas que fez com que Bintou se sentisse orgulhosa; a inteligência lógico-matemática ao fazer associações das cores de suas fitas com as cores dos pássaros, ao quantificar os birotes, ao comparar o tamanho das tranças das mulheres de sua aldeia. Como podemos perceber Bintou somente se sentiu feliz quando ao experimentar, escutar e vivenciar diversas inteligências; constituiu o próprio conceito e valorizou-se de ser uma criança feliz em usar birotes.

Portanto, a relação que existe entre a história e o texto proposto é que no início da narrativa podemos observar que Bintou já começa a mostrar o seu descontentamento em relação ao seu cabelo, pois ela almeja tranças, mas que em sua aldeia não é permitido pra crianças. Ao se trabalhar com a literatura você proporciona a ela a recreação dos fatos e sentimentos que se passa em seu meio.

Durante a infância trazemos conosco as sensações, as emoções, os cheiros que nos agradam, por isso o educando ao explorar essas áreas faz com que a criatividade seja aflorada.

A história permite a exploração de conteúdos sobre diferentes componentes da identidade das crianças nos mais diversos aspectos e fases, além de comparações entre outras culturas e povos. Permite que façamos atividades reflexivas relacionando nossa realidade à história, as tradições, o que são permitidas a elas naquela cultura, fazendo uma comparação entre as nossas crianças, pois aqui cada vez mais elas têm acesso às diversas áreas de conhecimento e são cada vez mais influenciadas ao consumismo.

Podemos abordar os costumes, o respeito para com os mais velhos, pode-se trabalhar com os nomes, trabalhar a diversidade em relação ao cabelo, pode-se abordar de forma positiva valorizando as raízes africanas, utilização de pinturas e cores, corpo humano, meio ambiente, animais juntamente com leitura, escrita e oralidade.

Para contextualizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com