TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tranças De Bintou

Exames: Tranças De Bintou. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  1.072 Palavras (5 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 5

SÍNTESE REFLEXIVA..................................................................................4

Atividade- Natureza e Sociedade...................................................................6

Atividade- Artes e Músicas.............................................................................6

Atividade- Alfabetização..................................................................................7

Atividade- Matemática......................................................................................7

CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................9

REFERÊNCIAS...............................................................................................10

INTRODUÇÃO

Este trabalho é o resultado da análise do texto: “Uma abordagem integrada da aprendizagem” e o vídeo “As tranças de Bintou”, que, através de seus conteúdos, são apresentadas as dificuldades encontradas no processo de formação, quer seja no espaço escolar, quer seja no meio social onde o indivíduo está inserido.

Esta reflexão feita a partir destas duas fontes textuais (texto e vídeo) revela o quanto é importante para o processo de aquisição de conhecimento que as questões a serem ensinadas sejam tratadas de forma interdisciplinar, reforçando a identidade individual.

Ao longo desse texto, será discutida também a questão da diversidade no ensino, com foco no trabalho interdisciplinar e na harmonia na relação entre professor e aluno.

SÍNTESE REFLEXIVA INTERDISCIPLINAR

Relacionar o texto lido com o vídeo assistido é positivo, considerando trata-se de conteúdos interdisciplinares, fazendo uso de experiências correlacionadas às práticas educativas. Portanto, um dos principais objetivos das abordagens integradas é favorecer a integração entre diferentes conceitos superando barreiras entre disciplinas, principalmente na relação teoria e prática, favorecendo o processo de ensino e aprendizagem.

Como mostra o texto, a integração da experiência científica com conteúdos curriculares levam as crianças a aumentarem seu desempenho em sala de aula e fora dela, ativando as vias neurológicas de seus cérebros. É um processo em cadeia, pois cada vez mais crianças se sentem estimulada a assimilar novos conceitos, assimilando ainda mais e melhor de forma interativa, tanto no cotidiano em sala de aula, quanto na vida em casa e na sociedade: é o caso de Bintou no meio social onde esta inserida e os alunos em sala de aula e na escola. As experiências cotidianas e científicas são mais valorizadas.

O vídeo “as tranças de Bintou” aborda de modo interdisciplinar diferentes temas de maneira lúdica e reflexiva. Trata-se da história de uma menina chamada Bintou que deseja ter tranças no cabelo, mas que é impedida pela tradição da tribo onde vive. No contexto onde vive esta garota, a trança somente é permitida para as jovens. Bintou não se conforma e se questiona a todo tempo porque não pode usar traças, aguçando seu lado cognitivo.

Reportando-se ao contexto do texto, faz-se necessário falar da necessidade das escolas tratarem com mais atenção para a realidade da interdisciplinaridade. O ensino tem que estar voltado para o desempenho mental intelectual e visual, favorecendo o crescimento individual de cada aluno, haja vista que o conhecimento holístico facilitará o processo de formação, estimulando diversas áreas do intelecto da criança: a mental e a motora, por exemplo. Portanto, compete ao professor elaborar atividades pedagógicas que levem os alunos a exercitarem a criatividade e diferentes sensações.

Um paralelo com o filme revela que o conhecimento passa de geração a geração, a exemplo da figura da avó de Bintou, promovendo conexões entre conceitos e possibilitando que se tenha maior crescimento na compreensão das relações interpessoais entre pessoas e também entre disciplinas. É uma mudança de paradigma que precisa ser tomada, gerando ganhos para todos pertencentes a comunidade escolar, como toda a sociedade, pois a interdisciplinaridade influencia diretamente no processo de aprendizagem do aluno.

Todas as experiências são carregadas de significados, onde o ensino contextualizado parece ser a solução. Neste contexto, a partir das aventuras de Bintou, em seu sonho de ter tranças lutou contra sua realidade, acreditando ser possível, pois não se conformava em ter cabelos “curtos, crespos e sem graça”.

Ensinar de maneira contextualizada e global com atenção e respeito à diversidade dos alunos exige do professor a elaboração de atividades pedagógicas que levem a trabalhos em grupo, onde as trocas e o conhecimento acumulado são consideradas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com