TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tranças De Bintou

Trabalho Escolar: Tranças De Bintou. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  1.617 Palavras (7 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 04

2. SÍNTESE REFLEXIVA INTERDICIPLINAR 05

3. ATIVIDADES INTERDICIPLINARES 07

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 09

1. INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é fazer uma síntese reflexiva entre entre o vídeo “As tranças de Bintou” e o Texto Uma Abordagem Integrada da Aprendizagem. O qual nos leva a refletir sobre as diferênças raciais, e diversidades, mostrando como podemos trabalhar essas diferênças dentro da escola.

O vídeo mostra a história de uma criança chamada Bintou, que tinha um sonho de ter tranças em seus cabelos, mas ela não consegue as tão sonhadas tranças, pois segundo a tradição local as crianças só poderiam usar birotes.

No texto Uma Abordagem Integrada da Aprendizagem, as experiências ciêntificas integradas com as diferentes áreas do currículo possibilitam o enrriquecimento da aprendizagem e melhoram o desenpenho mental, utilizando as como apoio a prática educativa.

2. SÍNTESE REFLEXIVA INTERDICIPLINAR

As Tranças de Bintou é uma linda história, que conta sobre o sonho de uma criança africana chamada Bintou, que sonha em ter tranças, como todas as mulheres mais velhas de sua aldeia. Mas ela não consegue o que quer, pois segundo os costumes, crianças não podem ter tranças, somente quando atingirem a juventude, tendo que se contentar com os birotes, uma forma local de pentear os cabelos.

A história resalta de forma diferente a identidade das crianças, em todas as fases da vida, desde a infância, sua juventude e fase adulta, com todas as suas carasterísticas, possibilidades e limitações, com respeito as gerações anteriores, o reconhecimento da coragem como virtude e seus costumes, enaltece as raizes históricas de todo o continente. Ao compararmos as diferentes culturas, podemos observar as questões ligadas aos costumes de cada região, pode se notar que na história de Bintou, as crianças não podem ter tranças e lá vaidade é coisa somente para as mais velhas, visto que é necessário ter uma certa idade para fazer o penteado que tanto sonha, enquanto aqui no Brasil as crianças podem usar tranças. No continente africano existem muitos rituais que tem o cabelo como referência, como o ritual do batísmo, quando o cabelo da criança é raspado. Também é destacada a figura das pessoas mais velhas, que são cheias de sabedorias. A avó de Bintou é que decide sobre o seu penteado, qual o momento certo de usar. No entanto lhe dá de presente enfeites coloridos como os seus sonhos, e ela se sente feliz realizada com seus cabelos enfeitados.

Essa história relata a angustia do rítmo, a passagem e o aprendizado do crescimento, pois reforça a beleza, tradição e encantamento africano com respeito a pluralidade cultural e ao amadurecimento. Este tema favorece de forma positiva e construtiva abordar o conhecimento de culturas de povos da Africa. O texto proporciona novos saberes ao explanar aprendizagem de diversas áreas do conhecimento no processo de formação e desenvolvimento das crianças, através do convívio com as experiências as quais lhes são proporcionadas e apresentadas de forma real e nas práticas sociais as quais vivem.

A aprendizagem de conteúdos e conhecimentos são transmitidas por intermédio da mediação com os educadores. Na atualidade, a concepção de educação infantil, sua maneira de partilhar novos saberes e a forma de atendimento as crianças vem sofrendo mudanças bastante significativas. Saímos de uma concepção da criança tradicional que era tratada como um adulto em miniatura para um criança como ser social e histórico, que tem identidade própria, necessidades, formação e que se desenvolve para tornar-se um cidadão cumprirdor de seus direitos e deveres para uma sociedade mais justa.

Com base no texto Uma Abordagem Integrada da Aprendizagem, ao permitimos que as crianças percebam conceitos mais abstratos funcionando na realidade de seu mundo familiar, forja-se outro elo significativo de aprendizagem. Aumenta a compreenção de conceitos e fortalece a retenção de informações, fazendo com que a criança aprenda outro conceito fundamental para seu desenvolvimento cognitivo. Isso é demonstrado na história de Bintou quando ela não se conforma com a decisão de que não pode ter trançãs, dada pela sua avó, que era considerada mais experiente. O mesmo acontece nas experiências cientifícas onde o aprendizado é passado de geração em geração e com o tempo é que vai se aperfeiçoando. De acordo com Leary 1996, dependendo da natureza da saída de campo, muitas formas de inteligência podem estar em uso.

As experiências científicas integradas com as diferentes áreas do currículo possibilitam o enrriquecimento da aprendizagem e melhoram o desempenho mental das crianças, utilizando-as como um elo entre as diferentes áreas curriculares, e as reflexões e experiências científicas como um apoio à prática educativa.

O objetivo principal das abordagens integradas da aprendizagem, é promover conexões entre conceitos, visando o conhecimento global e o rompimento de barreiras entre as disciplinas. Possibilita o aprofundamento e compreensão da relação teoria e prática e contribuem para uma formação crítica e responsável, estimula a criatividade e promove uma interação dos saberes. Neste sentido percebe-se o quanto o campo de conhecimento pode ser amplo, com uma diversidade capaz de intensificar em cada um sua melhor atuação, é de extrema importância fazer com que o conhecimento seja visto com toda essa diversidade de expressões, para que também possa haver respeito pelo desenvolvimento de cada um conforme as suas capacidades e maturidade cognitiva.

Atividades de matemática oferecem vias de quantificação e registro das observações, a música fortalece a compeensão científica de várias formas, entre elas produzir sensações, a literatura produz emoções que ficam registradas, atividades artisticas estimula a criatividade, permite o desenvolvimento cognitivo, por meio das estimulações cerebrais. As dramatizações permitem a aplicação de idéias científicas por meio da imaginação, as experiências com alimentos, usam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com