TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tranças De Bintou

Monografias: Tranças De Bintou. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  1.165 Palavras (5 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 5

As “Tranças de Bintou” é um conto africano escrito por Sylviane A. Diouf onde narra a história de uma criança, que sonhava em ter tranças compridas e belas, mas ela usava birotes. Ela admira todas as mulheres da aldeia que tinha trança. Daí a sua avó explica a ela o porquê que as crianças não podem usar tranças na aldeia, ela fica frustrada, mas se conforma quando tem seu desejo realizado. Sua avó faz seus birotes com fitas coloridas e conchinhas, pois se sente orgulhosa e bela por ter birotes coloridos como os pássaros tal qual em seu sonho, que sendo um sonho com tranças mais que o sol a segue ela passa a se valorizar, a se achar mais bonita e entende que quando ela crescer terá as suas famosas tranças, já que essa tradição faz parte da cultura.

Considerando o texto cientifico observei que agregado a outras áreas do currículo escolar ele melhora tanto o desenvolvimento da criança quanto o desempenho mental. Ele mostra como enriquecermos a aprendizagem e aplicação de informações no ensinamento, no conhecimento e sim aumentando os conceitos. Fazendo assim com que a criança possa encontrar uma aprendizagem significativa e satisfatória.

Com o texto literário pode se refletir, e fazer com que a criança sinta-se parte da história, podendo trabalhar com as imagens, a diferença racial, a linguagem o preconceito, a cultura e a tradição dos povos. A história mostra como vivem as pessoas de diferentes lugares, onde moram, as vestimentas, os alimentos e a religião.

Sendo assim pode se mostrar a criança um sentimento de respeito as outras culturas, onde não haja preconceito e indiferença, pois elas devem compreender que somos todas iguais .

Com isso a criança aprende com a literatura e a alfabetização que é a aplicação do conceito cientifica da imagem e da linguagem contada pela historia da sua avó que a criança não se deve usar tranças, por isso é muito importante estimular os pequenos a fantasia, pois ajudará na sua formação e na construção de sua identidade.

A partir dessa história podemos valorizar também a diversidade cultural dos afro descendentes como um povo rico de conhecimento, sabedoria e valor mostrando que cada povo tem a sua história, origem e costume.Com isso na cultura afro africana pode ser usado para compreender a música como um conceito de ouvir e sistematizar as expressões nas letras como melodias e ritmos , utilizando na aptidão para tocar e apreciar compondo os padrões musicais e oportunizar o fortalecimento da compreensão . Sendo assim os seres que vivem em uma sociedade africana mostram que a educação deve possibilitar um processo de socialização com o mundo do seu redor, pois é através do conhecimento histórico desde seu nascimento, todos os seres humanos, quando criança recebem informação, estimulo e socializam no ambiente familiar com a área da natureza e sociedade.

A história de “Bintou” proporciona ao professor uma forma de estimular a criatividade do aluno nas atividades artísticas e na dramatização, fazendo com que a criança envolva a inteligência cinestesico-corporal, mostrando que com a explicação da vó de Bintou as crianças poderão ter um conhecimento espontâneo propondo o seu encorajamento.

Com isso a inteligência lógica matemática é descrito como uma sensibilidade para padrões, ordem e sistematização. Onde oferecem as vias de quantificação e registro das observações onde estimula a habilidade e raciocínio e a inteligência numérica.

Com essa história nós professores devemos ao ensinar um conceito fazendo com que as crianças busquem soluções, vivenciem diversas experiências e inteligência para que construam uma aprendizagem significativa e duradoura. Todas essas diversas habilidades e inteligências devem ser trabalhadas em todas as áreas do conhecimento tal qual: Natureza e sociedade, Artes e Música, Alfabetização e Matemática, de maneira agradável para que aumente a compreensão de conceitos.

Considerando as reflexões acerca da história “As tranças de Bintou” e do texto científico “Uma abordagem integrada da aprendizagem” descrevo abaixo atividades práticas relacionadas com a história literária para cada eixo das disciplinas.

1- Para a área Natureza e Sociedade.

Conteúdo e Tema – Meio ambiente.

Objetivos – Estabelecer relações entre o meio ambiente e os animais.

Conhecer os espaços em que eles vivem, dos que eles se alimentam.

Exercitar o conhecimento das crianças.

Descrição da atividade – Em primeiro lugar passar o vídeo da História as “Tranças de Bintou” para os alunos, após ter assistido, poderemos fazer perguntas sobre o que tem no filme, se tem animais, quais são.

Após

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com