TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tranças De Bintou

Tese: Tranças De Bintou. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  Tese  •  5.883 Palavras (24 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 24

SUMÁRIO

1 INTRODUÇAO ...........................................................................................................4

2 SÍNTESE REFLEXIVA................................................................................................4

3 PROJETOS DE ENSINO ..........................................................................................8

3.1 Plano de Aula 1 .......................................................................................................9

3.2 Planos de aula 2 ....................................................................................................10

3.3 Planos de aula 3 ....................................................................................................11

3.4 Planos de aula 3 ....................................................................................................12

CONSIDERAÇOES FINAIS..........................................................................................14

REFERENCIAS.............................................................................................................15

1. INTRODUÇAO

Este trabalho tem por objetivo fazer uma síntese entre o livro literário “As Tranças de Bintou” e o texto “Uma Abordagem Integrada da Aprendizagem”. O livro conta a história de uma criança chamada Bintou, que sonha em ter tranças. Ela não consegue o que quer, pois segundo a tradição local criança só pode usar birotes. Um belo exercício de respeito à pluralidade cultural e ao amadurecimento. Quando a avó de Bintou fala-lhe sobre as questões de como as mães pararam de deixar as meninas tenham cabelos longos ela resmunga, porém conforma-se e torna-se a heroína da história por salvar os dois amigos. Entretanto, no final da história ela fica feliz com seus cabelos enfeitados por belas fitas coloridas com conchinhas, ela sente-se realizada, pois sem preconceitos nem resistências mesmo se tratando de uma menina pequena.

Com esta história, podemos destacar atitudes solidárias em detrimento ao preconceito e enfatizar a importância de se trabalhar este tema em sala de aula.

No texto uma Abordagem Integrada da Aprendizagem segundo parágrafo fala que: “Ao permitirmos que elas percebam conceitos mais abstratos funcionando na realidade de seu mundo familiar, forja-se outro elo significativo de aprendizagem.” Isso mostra que a criança aprendeu outro conceito fundamental para seu desenvolvimento cognitivo.

2. SÍNTESE REFLEXIVA

A história da Bintou trata-se de um conto africano escrito por Sylviane A. Diouf que narra a história de uma criança que sonhava em ter tranças compridas e belas, porém usava quatro birotes.

Esta narrativa relata a história de uma menina admira as tranças de todas as mulheres de sua aldeia e questiona as pessoas e animais quando ela cresceria para poder usar tranças. Esta história, pode ser usada como base para desenvolvimento de vários assuntos em aulas para crianças referentes à: não discriminação, a regionalidade ao companheirismo, ao bom exemplo de convivência entre jovens e adultos etc..

A partir da utilização desta história que valoriza a diversidade cultural e dos afro-descendentes como um povo rico em conhecimento e valores, destaca que cada povo tem seus costumes, sua origem, sua história e que estes devem ser valorizados e cultivados, sem preconceitos.

No entanto, também podemos perceber que o amor e a paciência da avó ao explicar o motivo pelo qual as crianças deveriam usar birotes, proporcionou um sentido na vida de Bintou, fazendo com que ela se sentisse importante e valorizada.

A história leva-nos a refletir sobre nossa prática pedagógica, visto que, devemos ter em mente, que o ensinar não é somente transmitir conhecimentos, mas sim ensinar e explicar o porquê e como tudo será ensinado, dando aos alunos um aprendizado significativo.

Diante da leitura e visualização deste conto, nota-se que o mesmo faz uma intertextualidade com o texto científico “Uma abordagem integrada da aprendizagem” que para que a aprendizagem ocorra de maneira significativa deve-se usar diversas atividades integrando experiências cientificas com outras áreas do currículo, desta forma ocorrerá diversas conexões e relações entre diferentes estilos de aprendizagem que fará com que a criança associe e retenha os conteúdos com maior facilidade.

Harlan, 2000, no texto “Uma Abordagem Integrada da Aprendizagem” traz a seguinte descrição:

“Crianças com talentos intelectuais diferentes pode encontrar vias de aprendizagem mais significativas e emocionalmente satisfatórias. Ao permitirmos que elas percebam conceitos mais abstratos, funcionando na realidade de seu mundo familiar, forja-se outro elo significativo de aprendizagem”.

Diante disso, pode-se fazer um paralelo com o livro As tranças de Bintou” pois em todo contexto, percebe-se que essa criança apesar de sua baixa autoestima no inicio da história quanto ao seu desejo de ter tranças, ela se conforma quando tem parcialmente seu desejo realizado quando sua avó faz seus birotes com fitas coloridas e conchinhas tal qual em seu sonho que sendo um sonho com tranças mais que o sol a segue e ela passa então a se valorizar, uma menina mais bonita e entende que quando crescer terá suas tão sonhadas tranças já que essa tradição faz parte de sua cultura.

Além disso, o texto Uma Abordagem na Aprendizagem, mostra que o assunto pode ser explorado de várias formas e de maneira interdisciplinar, visto que ele aborda temas com a matemática e suas formas de aprendizagens, oferecendo vias de quantificação e registro das observações. Em outro ponto, texto aborda “a música para fortalecer a compreensão científica de várias formas”, na história de Bintou as questões da regionalidade são bastante enfatizadas, nesse contexto tem-se muita musicalidade e interação dos mais jovens com os mais experientes gerando uma cultura muito rica. As imagens também formam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.8 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com