TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tranças De Bintou

Trabalho Escolar: Tranças De Bintou. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  1.250 Palavras (5 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

Introdução.............................................................................................................4

Síntese Reflexiva Interdisciplinar..........................................................................5

Considerações Finais...........................................................................................8

Referencias..........................................................................................................9

Introdução

Este trabalho tem por objetivo fazer uma síntese entre o livro literário “As Tranças de Bintou” e o texto “Uma Abordagem Integrada da Aprendizagem”. O livro conta a história de uma criança chamada Bintou, que sonha em ter tranças. Ela não consegue o que quer, pois segundo a tradição local criança só pode usar birotes

Quando a avó de Bintou fala-lhe sobre as questões de como as mães pararam de deixar as meninas tenham cabelos longos ela resmunga porem conforma-se e torna-se a heroína da história por salvar os dois amigos. Entretanto, no final da história ela fica feliz com seus cabelos enfeitados por belas fitas coloridas com conchinhas, ela sente-se realizada, pois sem preconceitos nem resistências mesmo se tratando de uma menina pequena. No texto uma Abordagem Integrada da Aprendizagem segundo parágrafo fala que: “Ao permitirmos que elas percebam conceitos mais abstratos funcionando na realidade de seu mundo familiar, forja-se outro elo significativo de aprendizagem.” Isso mostra que a criança aprendeu outro conceito fundamental para seu desenvolvimento cognitivo.

No final dessa apresentação é sugerida uma atividade para cada matéria do curso de pedagogia sendo elas: Ensino e Alfabetização ll, Ensino da Matemática na Educação Infantil, Ensino das Artes e Música, Ensino da Natureza e Sociedade, baseada nos dois assuntos acima descritos.

SÍNTESE REFLEXIVA

Este trabalho tem por objetivo relacionar o texto cientifico “Uma abordagem integrada de aprendizagem” com a obra literária “As tranças de Bintou”.

O texto “Uma abordagem integrada da aprendizagem” trabalha com o desenvolvimento mental da criança que é possível através das diferentes áreas do conhecimento. O principal objetivo é promover a junção de todas as disciplinas curriculares para um melhor desempenho da criança, assim possibilitando um conhecimento mais profundo na compreensão da relação teoria e prática. Visando principalmente o conhecimento global e o rompimento de barreiras.

Já primeiro parágrafo do texto fala que: “Ao permitirmos que elas percebam conceitos mais abstratos funcionando na realidade de seu mundo familiar, forja-se outro elo significativo de aprendizagem.” Isso se evidencia na obra literária onde a avó de Bintou esboçou um exemplo abstrato, ou seja, a tradição sobre a necessidade das meninas utilizarem birotes ao invés de cabelos trançados, isso criou um elo significativo de aprendizagem, pois se relaciona diretamente com o mundo familiar da menina.

Já a história “As Tranças de Bintou” se passa em meio aos questionamentos de uma menina que utilizava birotes em seus cabelos devido as suas tradições, mas sonhava em trança-lós. Sua avó a aconselhava acerca dos costumes daquela região baseados em uma lenda da qual defendia que as meninas que trançavam os cabelos se tornavam vaidosas e egoístas. Ao decorrer da história Bintou salva dois amigos que estavam se afogando, e é reconhecida como uma menina muito corajosa, assim lhe é concedido a realização de algum desejo, e ele pede para ter tranças em seus cabelos, no entanto sua avó faz novamente birotes, mas coloca pássaros para enfeita-los. Assim a menina compreende que tudo tem seu momento adequado e se acha bonita mesmo com os birotes. A história evidência a necessidade de se entender que tudo tem seu momento oportuno, trás também ensinamentos, como respeitar os mais velhos e a ajuda ao próximo entre outros.

É possível a elaboração de algumas atividades a partir de elementos que compõe a história de Bintou, principalmente nas seguintes áreas de conhecimento como Natureza e Sociedade, Arte e Música, Matemática e Alfabetização. A história possibilita a conscientização das crianças sobre a necessidade de conhecer outras crenças, também enfatiza a sabedoria dos mais velhos e do respeito as tradições. Por se tratar de um texto infantil é fácil a inserção da criança na história, também

pode se viabilizar a inclusão até mesmo dos pais, é possível propor que as crianças busquem novas tradições e até mesmo pesquisem as de seus antepassados para se debater em sala.

As Tranças de Bintou é um texto flexível e que pode abranger todas as áreas citadas acima, ambas as atividades propostas tem por objetivo conscientizar de uma forma construtiva a necessidade de se conhecer diferentes culturas, o que é a abordagem principal dessa história.

Pode se propor uma atividade na área de alfabetização, pois é de extrema importância nessa fase que a criança tenha acesso a literatura infantil para a formação da criança leitora, este livro é de fácil entendimento, possui ilustração o que estimula a sua imaginação e melhora a interpretação da história,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com